terça-feira, 30 de março de 2010

MADEIRA QUER AUDIÊNCIA COM MINISTRO DA SAÚDE

Depois de se reunirem, na semana passada, com a governadora Roseana Sarney e discutir com ela apoio para resolver o problema da falta de UTIs nos hospitais públicos de Imperatriz, o prefeito Sebastião Madeira e a secretária de Saúde, Conceição Madeira, anunciam que articulam, em Brasília, uma audiência no Ministério da Saúde onde, desde o ano passado, a Prefeitura deu entrada num projeto para recuperar e equipar o Hospital Municipal.

Ontem, em entrevista à imprensa, o prefeito confirmou que vai mesmo a Brasília para conversar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, relatar a ele a situação da saúde em Imperatriz e pedir a liberação de recursos para o sistema de saúde local.

Com o governo do Estado, Sebastião Madeira já conseguiu a garantia de liberação de cinco milhões de reais, sendo que dois já estão à disposição do município. O prefeito declarou que parte desse recurso será usado para aumentar o número de UTIs no Hospital Municipal. Conforme já anunciado, além dos atuais dez leitos, serão acrescidos mais dez de UTIs infantil.

"Resolver o problema, sabemos que não resolve, já que por ser cidade polo e por ter uma medicina de qualidade, as pessoas continuarão a vir de outras regiões em busca de tratamento aqui em nossa cidade, mas pelo menos é um começo. Se o Ministério da Saúde decidir ajudar a saúde de Imperatriz, poderemos ampliar ainda mais esse serviço", declarou o prefeito.

Mesmo com algumas dessas unidades mantidas pela rede privada, o número de UTIs não é o suficiente para atender à demanda. Nem mesmo as ordens emanadas pela Justiça resolvem o problema, já que a situação não é de desobediência, e sim efetivamente da falta de leitos.

Mais pedidos de internação - Nas últimas horas, mais sete pedidos de internação, com assinatura da Justiça, para a acomodação de pacientes em UTIs deram entrada no sistema público de saúde de Imperatriz. Dos sete, apenas um era originário de Imperatriz. Felizmente, surgiram na rede privada três vagas, e assim foi possível promover a internação, sendo que os outros ficaram aguardando na fila.

Repercussão - "O Caso das UTIs em Imperatriz" continua repercutindo na imprensa nacional atraída pela morte, só este ano, de 16 crianças na fila por falta de leitos. O caso foi repercutido no Jornal Nacional, Fantástico, Bom Dia Brasil e no Jornal do SBT. A Folha de São Paulo escalou a jornalista Stelita Hass para cobrir o caso.

Toda essa exposição nacional foi provocada pela própria prefeitura ao convidar o Ministério Público para visitar os dois hospitais mantidos pelo município. O objetivo da secretária de Saúde, Conceição Madeira, foi revelar a gravidade do problema e sensibilizar o Estado e a União para juntos encontrarem uma solução.

"Esperamos que, com toda essa exposição, o Governo Federal volte seus olhos para a nossa realidade e nos ajude a superar esse momento difícil", destacou a secretária, ressaltando que essa situação, que rola há vários anos, tem sido encarada de frente pela gestão Madeira e o que for possível será feito para que a questão seja resolvida.

Ministério Público realiza encontro em Imperatriz - O assunto não se esgotará tão cedo. Dia sete, por iniciativa dos promotores de Justiça da cidade, será realizado em Imperatriz encontro com todos os promotores de Justiça dos municípios pactuados com o sistema de saúde local e mais alguns do Pará e Tocantins, para discutir o assunto e chamar todos à responsabilidade. (Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário