quinta-feira, 11 de março de 2010

CORRIDA ELEITORAL VAI COMEÇAR NA REGIÃO TOCANTINA

COM DEOCLIDES MACÊDO NO PÁREO DISPUTA PARA CÂMARA FEDERAL DEVE SER ACIRRADA


A corrida eleitoral já começa a esquentar na região tocantina e nomes importantes começam a ganhar força para as eleições de outubro. Pelo menos três nomes fortes devem deixar os cargos que ocupam para concorrerem o seu voto nas eleições de outubro.

Para deputado federal já é dada como certa a candidatura do prefeito de Porto Franco Deoclides Macêdo, que deve passar a faixa para o vice Aderson Marinho. Dono de um cacife eleitoral importante após ter sido reeleito com mais de 90% dos votos em seu município, só um desastre político muito grande tiraria a eleição do pedetista.

Deoclides Macêdo é sem sombra de dúvidas o nome mais forte da região tocantina e deve abocanhar parte dos votos do eleitorado de Imperatriz, o que pode complicar a reeleição de alguns deputados da nossa região e ainda inviabilizar a eleição dos novatos que pretendem chegar a câmara federal.

Em seu terceiro mandato a frente da prefeitura de Porto Franco, Deoclides mudou a história do município e chegou a ser eleito pelo Sebrae como melhor prefeito do Maranhão. Deoclides é muito forte e tem influência política em todo o estado, é um dos principais adversários da família Sarney no Maranhão, já foi deputado estadual, candidato a vice-governador na chapa de Jackson Lago e hoje além de prefeito é o vice-presidente da Famem, instituição que teve peso na eleição de Jackson Lago em 2006.

Outro que deve deixar o cargo é Carlinhos Amorim que atualmente é secretário político da prefeitura de Imperatriz e tem duas portas a sua frente: pode ser candidato a deputado estadual ou a vice-governador, caso o PDT seja obrigado a formar chapa pura para a sucessão estadual.

O terceiro nome é Ademar Freitas, que foi vice-prefeito na desastrosa gestão de Ildon Marques e hoje é secretário extraordinário do Governo Roseana, aparece na disputa de uma vaga para a Assembléia Legislativa. Uma missão difícil, já que outros deputados estaduais com mandato ligados ao Grupo Sarney estão na disputa pelos votos tocantinos, como Antonio Pereira e João Batista.

Esse prazo de desincompatibilização também é importante para os comandantes do Executivo fazerem suas reformas políticas. Em Imperatriz, Madeira deve fazer suas mudanças nesse período. Com a saída de Carlinhos Amorim, a vaga deve ser ocupada pelo atual chefe da Ouvidoria Municipal Daniel Souza. Espera-se ainda que a Controladoria Municipal seja atingida na reforma, com a troca do atual controlador Cândido Madeira – que é primo do prefeito – por conta da obrigatoriedade de ele ter que assumir se cargo no TCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário