quarta-feira, 31 de março de 2010

ESTADO E PREFEITURA FAZEM PACTO PARA MELHORAR SAÚDE DE IMPERATRIZ

Após denúncia dando conta da falta de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do município, o prefeito Sebastião Madeira se deslocou até São Luís, onde fez veemente apelo à governadora Roseana Sarney no sentido de que estado e município se unam buscando melhorar a saúde em Imperatriz, que é referência para toda a região. Madeira disse ter encontrado apoio da governadora e na próxima semana vai viabilizar uma audiência com o ministro José Gomes Temporão.

Ontem, ao meio-dia, o prefeito esteve reunido com o secretário-adjunto de Saúde do Estado, José Márcio Leite; a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, o gestor regional de Saúde, Rênio Pereira, e o diretor do Hospital Regional Materno Infantil, Clidenor Simões Plácido Filho, o Sansão. Na oportunidade, em entrevista coletiva, eles explicaram quais as providências que já estão sendo tomadas pelo município e o estado visando resolver o problema da saúde em Imperatriz.

Madeira, mais uma vez, observou que a carência de leitos na UTI ocorre em função da grande demanda de pacientes que vêm de todos os municípios da região tocantina e ainda do Pará e Tocantins. De acordo com Madeira, o paciente de Ulianópolis (PA) não procura os hospitais de Belém, que fica quase a mesma distância de Imperatriz. "Ele procura atendimento nesta cidade, talvez pela relação familiar ou até mesmo pela confiança que tem em nossa saúde", lembra o prefeito.

Ele comentou que providências cabíveis estão sendo tomadas, uma vez que os leitos da UTI vão dobrar de 29 para 58, o hospital municipal também aumenta de 10 para 24 leitos. Madeira explicou que, como o estado paga mais 20 leitos na rede particular de saúde, "certamente teremos bem mais leitos para atender tanto aos paciente do município quanto aos que aqui chegam em busca de atendimento médico", frisou Madeira, ressaltando que entregará esses leitos no mais breve espaço de tempo.

Indagado como ele viu o gesto da governadora Roseana em atendê-lo, Madeira disse que a situação de Imperatriz é emergencial, muito embora o município conte com cerca de 30 postos de saúde, mais de 30 programas de saúde que beneficiam a população. "Entretanto, vejo o gesto dela como de uma maturidade política, isso porque o governo do estado tem tratado nossa administração com justiça", disse o prefeito, argumentando que mostrou a ela a situação "e ela compreendeu e me atendeu", concluiu.

Por sua vez, o secretário-adjunto de Saúde, José Márcio Leite, se mostrou solícito com as reivindicações do prefeito Madeira. Ele disse que vem acompanhando o esforço do gestor imperatrizense em sanear os problemas do município tanto em nível de saneamento básico quanto da saúde.

José Márcio fez um apelo à imprensa que chame a atenção das mulheres gestantes para que elas compareçam periodicamente nos hospitais para se vacinar, bem como as pessoas portadoras de doenças crônicas.

Márcio Leite confirmou que vai aumentar o número de UTI neonatal em anexo do Hospital Regional e ressaltou que tudo que está sendo feito no citado hospital está de acordo com o que foi planejado. Ele garantiu que tudo isso será entregue no máximo em 90 dias, ressaltando que até mesmo já tem recursos garantidos para a compra dos equipamentos. O secretário afirmou ainda que vai credenciar no Hospital Regional a neurocirurgia e até 2011 credenciará as cirurgias cardíacas, além da implantação de uma UTI materna para Imperatriz.

Ele solicitou que o setor de epidemiologia faça um relatório completo das pessoas que foram a óbito, ressaltando que todos esses casos precisam ser analisados cientificamente. José Márcio Leite explicou que a governadora Roseana Sarney está sensível ao problema de Imperatriz e tudo fará para colaborar com o prefeito Madeira. Finalmente, garantiu que o governo do estado vai implantar nesta cidade, nos próximos 90 dias, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário