domingo, 14 de março de 2010

PACIENTE COM SUSPEITA DE GRIPE SUINA MORRE EM SÃO LUIS

Morreu por volta das 6h48 de ontem, 13, Kátia Cileide Sousa, 23 anos, que estava internada no Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, com suspeita de contaminação pela Gripe A (H1N1). Grávida de cinco meses, a paciente foi levada para aquela casa de saúde no dia 3 deste mês, apresentando gripe, insuficiência respiratória e febre alta.

A direção do Socorrão II informou que o quadro clínico de Kátia, que residia em Paço do Lumiar, piorou após a morte do feto, na noite da última quinta-feira, 11. E esclareceu que foram tomados todos os procedimentos adequados para o tratamento da paciente.

Foi informado ainda que o resultado dos exames realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém, deveria ter chegado ontem, mas que até o meio-dia nenhuma informação havia sido repassada para a direção do Clementino Moura. Somente por meio deles é que poderá ser comprovado se Kátia estava ou não contaminada pelo vírus H1N1.

Após ser contatado o óbito, o corpo de Kátia Cileide foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML), onde deu entrada por volta das 14h de ontem. Lá, equipes da Secretaria Estadual de Saúde recolheram mais material para a realização de exames.

De acordo com a direção do Socorrão II, Kátia Cileide teria chegado àquela casa de saúde bastante debilitada, no dia 3, transferida de um hospital do município de São José de Ribamar. E que, após exames de rotina e Raio X do pulmão, foi constatado um quadro de suspeita de Gripe A.

Ainda segundo a direção do Socorrão II, imediatamente Kátia, que pertencia ao grupo de risco do vírus H1N1, foi isolada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) daquele hospital, para ser encaminhada ao Hospital Geral, referência no Estado para tratamento de pessoas com suspeita de Gripe A. No entanto, segundo o diretor do Socorrão II, Artur Serra Neto, a transferência não foi possível porque o Hospital Geral teria se recusado em receber a paciente, alegando estar em reforma e não possuir leito disponível em sua UTI. "Diante dessa negativa, Kátia continuou em nossa ala de isolamento, recebendo todos os cuidados necessários que devem ser administrados para casos de suspeita de contaminação pela Gripe A", explicou Serra Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário