quarta-feira, 10 de março de 2010

COLÉGIO MILITAR É INSTALADO EM IMPERATRIZ

O secretário de Estado de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, participou, segunda-feira (8), da instalação do Colégio Militar Tiradentes em Imperatriz. A obra é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e da Educação (Seduc). A escola vai atender a 800 alunos, sendo 400 no turno matutino, do Ensino Fundamental e 400 no turno vespertino, do Ensino Médio.

Por meio da parceria, a estrutura de colégio da rede estadual, localizado na Vila Lobão, passou por reformas e adaptações para ser um colégio militar.

Durante a inauguração, o secretário Cutrim falou sobre os novos critérios para o acesso de alunos no Colégio Militar que deverá ser da seguinte forma: 50% das vagas para filhos de policiais militares; 10% para filhos de policiais civis; 30% para alunos de famílias com renda de até um salário mínimo e os outros 10% para a comunidade em geral.

Ainda em Imperatriz, Raimundo Cutrim, empossou os 85 novos membros do Conselho Comunitário de Segurança de Imperatriz. Eles foram escolhidos por meio de votação entre os 240 representantes das comunidades que fizeram o curso oferecido pela Secretária de Estado da Segurança Pública (SSP). Estão divididos em cinco grupos e vão atuar nas regiões onde estão instalados os distritos policiais do município. Com o de Imperatriz, a SSP passa a contabilizar cinquenta conselhos comunitários de segurança instalados no interior Maranhão.

A posse em Imperatriz aconteceu no auditório de uma faculdade particular. Contou, também, com a presença do secretário-adjunto de Modernização Institucional da SSP, coronel Willian Romão; do coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Odair dos Santos; do comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco; do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Zanoni Porto; do comandante do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Marcos Veras; da delegada regional de Imperatriz, Maria Eunice Ferreira; além de autoridades municipais e representantes da comunidade.

Durante a solenidade, Raimundo Cutrim ressaltou a importância da participação da sociedade na construção de uma Segurança Pública de qualidade para todos. "A Secretaria precisa das comunidades para trabalhar da melhor maneira possível. Por meio dos conselhos comunitários temos condição de conhecer as necessidades da população".

Cutrim ainda frisou que o governo Roseana Sarney tem cumprido suas metas de aprimorar o serviço de segurança e redução dos indicadores de criminalidade no Maranhão. Ele explicou que, em menos de um ano, já foram investidos cerca de R$ 60 milhões para a compra de novas viaturas. Este ano serão realizadas ampliações e reformas de delegacias, além da construção de comandos integrados e cerca de dez penitenciárias com capacidade para até 168 internos em pontos estratégicos do Maranhão.

Para o conselheiro Flamarion Amaral, a SSP-MA está aberta para ouvir os conselhos comunitários. "Ações como esta demonstram a importância que o Governo do Estado dá para a participação social na segurança pública. O trabalho na área está sendo muito bem feito e o nosso estado caminha no passo certo para melhores dias", afirmou.

Homenagem às mulheres - Raimundo Cutrim ainda participou de um almoço oferecido pelo comandante geral da PM ao corpo feminino da Polícia Militar em Imperatriz, quando falou sobre o importante papel da mulher em todas as esferas da sociedade e parabenizou a todas pelo seu dia. "As mulheres trazem consigo uma sensibilidade necessária para o bom desenvolvimento das atividades, inclusive na área da segurança", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário