segunda-feira, 29 de março de 2010

TJ EMPOSSA 10 NOVOS JUÍZES

A magistratura estadual recebeu, na manhã desta segunda-feira, 29, na sala das sessões plenárias do TJ, o reforço de 10 novos juízes de direito substitutos aprovados em concurso público, que tomaram posse no cargo diante do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, e do Corregedor, desembargador Antonio Guerreiro.

Os juízes entrarão em exercício a partir de segunda-feira, 5 de abril, nas comarcas de Pinheiro (2ªVara) - Raquel Araújo Castro, Itapecuru (2ª Vara) -Rômulo Lago , Carutapera - Alessandra Lima, Mirador – Gisa Mendonça, Poção de Pedras – Alessandro Arrais, Bacabal (1ª Vara) – André Bezerra, Santa Quitéria – Marcelo Moraes, Bom Jardim – Alexandre Moreira, Buriticupu – Marcos Veloso e São Luís (Tribunal do Júri) – Jaqueline Rodrigues. As vagas surgiram em decorrência da titularização dos 21 juízes que assumiram em novembro de 2009, do total de 31.

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente do TJMA, Jamil Gedeon, ressaltou a importância da cooperação, da luta e do compromisso com a consciência e valorização do homem por um judiciário melhor. “O Tribunal de Justiça do Maranhão não tem medido esforços para tornar o judiciário mais acessível e ágil”, observou, referindo-se as realizações da sua gestão que já estão sendo colocadas em prática a partir das ações de modernização, otimização de recursos e qualificação. A segunda etapa de ampliação do Fórum de São Luís e a criação de novas varas foram destacadas como exemplo.

Juramento - Alessandra Lima fez o juramento em nome dos colegas empossandos. Gisa Mendonça falou como representante dos novos juízes e destacou o fato de ter um exemplo de magistrado em casa, referindo-se ao seu pai, o juiz Fernando Mendonça.

Ela citou as transformações ocorridas nos últimos anos que contribuíram para uma melhor atuação do judiciário maranhense, como o aumento dos subsídios, alteração na estrutura de entrância, prioridade e valorização dos cidadãos e humanização no atendimento, além da valorização de órgãos como a Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma).

Citado como exemplo de juiz a ser seguido, Fernando Mendonça disse que deseja aos novos juízes a incorporação dos valores da magistratura não só pelos conhecimentos técnicos, mas também pela proximidade da realidade de suas comarcas, sendo sensíveis aos sentimentos que nutrem os seres humanos.

Os empossados assinaram o termo de exercício, diante do corregedor geral de Justiça, Antônio Guerreiro Júnior, que solicitou aos juízes substitutos que cumpram as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alimentem os sistemas de acompanhamento processual do Tribunal de Justiça e do CNJ.

Participaram da solenidade os desembargadores, o procurador-geral em exercício Eduardo Nicolau, a vice-presidente da OAB-MA, Valéria Lauande e o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), José Nilo Ribeiro. A posse solene foi antecedida de culto ecumênico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário