quinta-feira, 4 de março de 2010

UFMA OFERTARÁ 1600 VAGAS PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Integrada às diretrizes federais de melhoria da saúde pública por meio da formação profissional em larga escala, a UFMA conquista a aprovação dos cursos de especialização a distância em Saúde na Família e Saúde Materno-Infantil junto ao Ministério da Saúde, através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – Una SUS. Com a iniciativa, serão ofertadas 1.600 vagas para profissionais da Rede Pública de Saúde do Maranhão.

“A UFMA está em fase de implantação da Una SUS, que é uma iniciativa nova do Ministério da Saúde, da qual poucos estados estão incluídos. A Universidade consegue dar um passo à frente de várias outras instituições do país e ainda com a peculiaridade de trazer dois cursos, enquanto que as demais aprovaram somente um”, pontua Ana Emilia Figueiredo, coordenadora geral dos cursos pela UFMA.

As especializações serão ofertadas na modalidade a distância, durante o biênio 2010-2011, nos Pólos de São Luis, Caxias, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco e Grajaú. Direcionada aos médicos, dentistas e enfermeiros participantes do Programa Saúde na Família – PSF, a especialização em Saúde da Família disponibilizará mil vagas, divididas em três turmas. Já o curso de especialização em Saúde Materno-Infantil abrirá duas turmas de 300 vagas cada, para profissionais do SUS atuantes na Rede Materno-Infantil do Estado.

Para aderir à Una SUS e desta forma atender ao quantitativo de 1.600 cursistas, a UFMA dispõe de estrutura própria para Educação a Distância - EaD. “Com o Núcleo de Educação a Distância usando a tecnologia e os pólos do interior, a UFMA consegue hoje alcançar um número maior de pessoas, sendo desta vez, para capacitação na área da Saúde”, avalia o reitor Natalino Salgado. Além de contar com a estrutura do NEaD, a implementação das especializações terá o apoio do Hospital Universitário da UFMA e do Mestrado em Saúde Materno-Infantil.

A publicação dos Editais de Seleção para os cursos está prevista para o final deste mês. Atualmente, estão sendo realizadas reuniões entre a UFMA e a coordenação nacional da Una SUS, para detalhamento da operacionalização dos cursos.

Alcance em larga escala

Somente durante o biênio 2010-2011, a Rede Una SUS vai ofertar no país cerca de 20 mil vagas em cursos de especialização a distância. Para Vinícius de Oliveira, coordenador nacional da Rede, a modalidade a distância atua como fator facilitador. “Não seria possível atingir esse volume de trabalhadores sem utilizar a Educação a Distância. Estamos dando um salto na capacidade de oferta. Além disso, a EaD proporciona vários ganhos, diminui a necessidade de deslocamento, permite mais flexibilidade nos horários de estudo, além de ser uma modalidade acessível a pessoas que estão em regiões remotas”, avalia. (Da Ascom / UFMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário