terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TRINTA SOLDADOS MARANHENSES EMBARCAM RUMO AO HAITI

Trinta homens do 24º Batalhão de Caçadores de São Luís embarcarão hoje, pela manhã, para Recife e depois para o Rio de Janeiro, em seguida eles viajarão para o Haiti. O objetivo do envio da nova tropa maranhense, segundo o Exército Brasileiro, é auxiliar os trabalhos da Organização das Nações Unidas naquele país para a reconstrução do território devastado pelo terremoto de magnitude 7, que destruiu milhares de casas e edifícios, no último dia 12 de janeiro.

Segundo o comandante do 24º BC, coronel Carlos Henrique Guedes, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, serão enviados 700 militares, mas esse efetivo deverá chegar a 1.200. A decisão foi orientada após reuniões no Congresso Nacional, que já se preocupa com o alto grau de violência estabelecido entre os próprios haitianos.

"A miséria, a sede, a fome, infelizmente, acabam sendo motivos para que a população daquele país saia do controle. Esperamos, porém, que com o aumento do efetivo, não só dos nossos homens, mas do próprio empenho da ONU, a situação seja revertida em um curto espaço de tempo", pontuou Guedes.

Atualmente, a liderança desses trabalhos no Haiti é do Brasil, de acordo com o comandante do 24º BC. As tropas maranhenses, juntamente com outras do Ceará e Piauí, já estão acampadas no Haiti há pelo menos cinco anos. Antes da catástrofe, que ceifou parte dos haitianos, havia uma expectativa de que os militares do estado permanecessem por mais dois ou três anos. No entanto, conforme o coronel Guedes, esse prazo deverá ser recalculado, haja vista as necessidades emergenciais do povo daquela nação.

"Já reconstruímos Angola, Moçambique e Timor Leste. O sucesso de todas essas ações humanitárias foi o que nos rendeu novas convocações, por isso o nosso país está sendo novamente chamado", enfatizou Carlos Henrique Guedes.

No dia 28 de novembro de 2008, o pelotão maranhense enviou 27 militares para compor uma tropa de 60 homens, entre sargentos, cabos e soldados, também dos estados do Piauí e Ceará. Antes dessa viagem, os militares do 24° BC realizaram treinamento pelas ruas do bairro Liberdade, periferia de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário