sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

FLÁVIO DINO BUSCA ALIANÇA COM PT PARA DISPUTAR O GOVERNO

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB) avançou na direção do PT maranhense na última semana na tentativa de costurar uma coligação para a disputa do governo do estado. Ele se reuniu com lideranças de praticamente todas as correntes internas que integram o PT no Maranhão e saiu das conversas animado, conforme relato de membros da direção comunista no estado.

Além do PT, Dino alimenta a expectativa de ter também o apoio do PSB, com quem as articulações já se encontram mais adiantadas. O PT só definirá a sua política de alianças durante o Congresso Estadual que será realizado no mês de março. Antes, será realizado o Congresso Nacional do partido, que poderá indicar o rumo a seguir nos estados.

“Temos uma longa relação com o PT, enquanto partido político, já que o PCdoB e o PT estão juntos desde 1989 nas disputas nacionais, mas também pessoalmente, pois fui do PT e lá tenho muitos companheiros e amigos”, disse recentemente Flávio Dino ao explicar a um grupo de jornalistas de onde vinha a convicção que ele manifestava de que o PT se aliará ao PCdoB e PSB na disputa estadual e não ao PMDB, como querem setores partidários.

Pressão - Temendo a unidade dos comunistas com petistas e socialistas, o senador José Sarney e a governadora Roseana Sarney tem feito de tudo para cooptar o PT. Na avaliação da cúpula sarneysista, a candidatura de Flávio Dino ao governo ajuda a levar a eleição para o segundo turno e torna muito difícil a reeleição da governadora. Daí porque a pressão sobre o PT e sobre aliados de Flávio Dino como o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho.

“A pressão desesperada dos Sarneys para tentar nos isolar só mostra de maneira inequívoca a força da unidade popular em torno da candidatura de Flávio Dino”, avalia o presidente do PCdoB em São Luís e um dos articuladores da pré-candidatura de Dino, jornalista Márcio Jerry.

Entre as lideranças procuradas por Flávio Dino nos últimos dias estão os deputados federais Washington Luiz e Domingos Dutra; a deputada estadual Helena Barros Heluy; os dirigentes estaduais Augusto Lobato, Luis Henrique e Rodrigo Comerciário, que foi candidato a vice-prefeito de São Luís na chapa de Flávio Dino em 2008; o presidente eleito do Diretório Municipal de São Luís, Fernando Silva; e o presidente eleito do Diretório Estadual, Raimundo Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário