segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SARNEY É ELEITO PRESIDENTE DO SENADO

O senador José Sarney (PMDB-AP) foi eleito nesta segunda-feira o novo presidente do Senado Federal. O senador foi escolhido por 49 votos contra 32 a favor de seu oponente, o petista Tião Viana (AC).

Sarney, que assume o comando da Casa pela terceira vez, afirmou que desta vez seu senso de responsabilidade de estar à frente do Senado é muito maior. Durante seu discurso, o presidente eleito discorreu acerca da sua paixão pela vida pública. "É justamente no exercício dessa paixão (pela vida pública) que eu aqui estou. Só dividi essa paixão com a literatura, mas a maior parte da minha vida foi dedicada ao exercício da democracia.

"O presidente também fez questão de ressaltar que fará uma gestão independente de qualquer interesse político. "Tenho deveres de amizades, deveres polícticos, mas não será com o Senado que resgatarei qualquer dever partidário. Acima disso estão os interesses da nossa Casa, que superam todos outros valores", colocou.

José Sarney ainda elogiou a atuação de Garibaldi Alves (PMDB-RN), a quem ele substitui na liderança do Senado. "Cabe-me apenas em primeiro lugar agradecer ao senador Garibaldi Alves pelos serviços que ele prestou ao Senado até agora. Ele assumiu a presidência em um momento difícil e conseguiu restabelecer a convivência dentro da casa e ser merecedor da admiração, carinho e respeito de todos nós.

"Sarney contou com o apoio de siglas como o DEM e o PTB, enquanto Tião Viana teve o PT, PSOL e o PSDB como aliados. Para chegar a viória Sarney saiu prometendo cargos e vantagens a senadores e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário