domingo, 1 de fevereiro de 2009

GOVERNO DO ESTADO FIRMA PARCERIA COM MUNICIPIOS MAIS NECESSITADOS DA REGIÃO TOCANTINA

Durante este mês de janeiro, o governo do Maranhão tomou decisões na saúde que denotam a preocupação do governador Jackson Lago com o bem estar das famílias da região Tocantina. Em Imperatriz, a construção de um novo hospital; em Itinga e Sítio Novo, a recuperação dos hospitais existentes; em Montes Altos, a reimplantação das condições de atendimento de um dos melhores hospitais da região; e em Estreito, a efetivação de ações que dimensionem a política real para um município com mais de 30 mil habitantes.

Quando esteve na região, entre os dias 15 e 17, o secretário de Estado da Saúde Edmundo Gomes promoveu em cinco municípios da região, Imperatriz, inclusive, o que se denominou de “mutirão das parcerias”. Os outros municípios visitados foram Estreito, Sítio Novo, Montes Altos e Itinga. Em todos eles, Edmundo Gomes praticou o que o governador Jackson Lago afirmou em sua mensagem de Ano Novo, “investimentos na saúde”.

Em Estreito, onde a saúde é básica, manteve reunião com o prefeito Zequinha Coelho e a equipe responsável, visando tornar plena as ações do município. “Qualquer melhoria aqui, vai contribuir, otimizando os serviços ofertados, pois o Estreito hoje além da demanda em função de milhares de pessoas que aqui chegaram, em busca de empregos com a construção da hidrelétrica, possui vários municípios em seu entorno”, destacou.

Em Sítio Novo e mais gravemente no Itinga, onde o hospital existente nunca recebeu das gestões anteriores, nenhum benefício ou qualquer reforma, Edmundo Gomes, juntamente com assessores técnicos, constatou que os serviços de saúde precisam ser executados com mais empenho, para que as populações recebam um melhor atendimento. Em todos os locais, o raio-x como o diagnóstico é um só: de um lado, unidades que precisam de reforma e de novos equipamentos, de outro, prefeitos interessados em firmar uma parceria com o Estado e o gestor estadual da Saúde, oferecendo e buscando uma clara participação do governo Jackson Lago por qualidade no atendimento em saúde. “É preciso que se tenha a concretização destas ações para que se possa estruturar projetos e viabilizar recursos”, afirmou Edmundo Gomes.

É em nome dessa concretização de ações e da viabilização de recursos, que o secretário de Saúde que já havia mantido uma audiência preliminar no sábado, 17, com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, concretizou na quinta-feira, 22, a parceria para a construção de um hospital de emergência na cidade. Uma equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Saúde chega foi esta semana para conhecer a área onde será erguida a obra e iniciar a elaboração da parte técnica do projeto. Doada pelo médico Antonio Leite, a área nas imediações da Facimp possui 17 mil metros quadrados e será estruturada para abrigar um “Novo Socorrão” com 120 leitos. Edmundo Gomes afirmou ser da vontade do governador Jackson Lago, o cumprimento imediato das formalidades legais para avançar com o projeto e iniciar a obra, com o objetivo de até o final do ano, entregar a obra à população de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário