quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

DUPLICAÇÃO DA BR-135 DEVE COMEÇAR EM JANEIRO DE 2010

A duplicação da BR-135, que compreenderá o trecho de Estiva até Miranda do Norte, poderá ter início em janeiro de 2010. Essa medida pode ajudar a diminuir o número de acidentes na rodovia, principalmente no trecho do Campo de Perizes, a exemplo do ocorrido na tarde de terça-feira, 3, quando morreram quatro pessoas.

A informação é do superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Maranhão, Gerardo de Freitas Fernandes. Ele disse que no final do ano passado terminou o prazo de licitação para a elaboração dos projetos, onde três empresas ganharam. As mesmas têm um prazo de 180 dias para apresentar os respectivos projetos, e na seqüência o Dnit deverá solicitar outra licitação, desta vez para a execução das obras, que deverá ser concluída em até dois anos.

De acordo com Gerardo Freitas, um estudo feito anteriormente dividiu em três lotes a duplicação. A primeira, será a construção de uma nova pista no trecho que vai de Estiva a Bacabeira (26,30 KM). A segunda, segue de Bacabeira a Entroncamento (Itapecuru), (44,30 KM), e de lá para Miranda do Norte (32,15 KM), totalizando pouco mais de 100 KM de nova estrada. "Nos últimos anos tivemos um aumento enorme no fluxo de veículos no Campo de Perizes, cerca de 17 mil automóveis circulam por dia neste trecho. Com a duplicação da via, além de desafogar o trânsito da entrada da Ilha, vai melhorar o abastecimento do Porto do Itaqui e o deslocamento para os Lençóis Maranhenses", afirmou.

Dificuldades - No entanto, o superintendente alertou que no referido trecho, há um complicador. A via atual não tem acostamento, de um lado estão localizadas duas estradas de ferro, do outro as torres de alta tensão da Eletronorte e a adutora do Sistema Italuís. "A solução mais viável hoje seria construir a via entre as duas estradas de ferro. Pois a Caema já nos avisou que também duplicará a adutora, impossibilitando assim a construção da estrada por aquele lado. Outro ponto complicador são os povoados, uma vez que queremos evitar cortar os perímetros urbanos, para que não haja necessidade de desapropriação de terras. Acredito que, como é um projeto meio complicado, as obras devem ser iniciadas em janeiro de 2010", disse.

O orçamento para a realização dos projetos é de aproximadamente R$ 3 milhões. Já para a execução das obras, vai depender do que for listado nos planos feitos pelas empresas ganhadoras das licitações.

Segundo Freitas, é mais urgente que se comece a duplicação pelo Campo de Perizes, pois é lá que a situação física é mais crítica e, portanto, é onde ocorre o maior número de acidentes com vítimas fatais. "Com toda certeza a situação atual das estradas é propícia para ocorrer colisões e capotamentos. Mas, a imprudência dos motoristas é, sem dúvida, a principal causa dos acidentes, não só na BR-135, mas também nas outras rodovias", declarou.

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