quarta-feira, 14 de abril de 2010

RIO TOCANTINS DESABRIGA RIBEIRINHOS EM IMPERATRIZ

As águas do Rio Tocantins, de acordo com a Superintendência Municipal de Defesa Civil de Imperatriz, atingiram ontem aproximadamente 11 metros acima de seu nível normal. Desta forma, dezenas de famílias de ribeirinhos foram desabrigadas com a enchente que está trazendo preocupação para as autoridades. A Defesa Civil acompanha diariamente as pessoas que ainda se encontram em áreas consideradas de risco. Até ontem pela manhã pelo menos 50 famílias já tinham sido retiradas dos locais considerados de risco.

Para o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o órgão considera como área de risco neste primeiro momento, os bairros Beira Rio, Curtume, Caema e Leandra. Ele declarou, entretanto, que os bairros cortados pelos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa e Capivara, também estão sendo monitorados, uma vez que todos eles receberam grande volume de água em função das fortes chuvas que caem em Imperatriz e região.

Com a abertura da barragem de Lajeado, no estado do Tocantins, as águas subiram muito rápido neste final de semana, atingindo a entrada da Rua Luís Domingues, no Porto das Balsas. Na segunda-feira, 12, em função da chuva que caiu durante toda a noite, as águas subiram ainda mais e desalojaram moradores da Rua Nova e Rua Niterói, além de moradores do Curtume e Bairro da Caema.

Nestes últimos dias, servidores da Defesa Civil têm trabalhado diuturnamente na retirada das pessoas e móveis. Para tanto, o órgão colocou à disposição da comunidade ribeirinha caminhões para os transportar ao parque de exposições, para onde estão sendo deslocadas as famílias desabrigadas. Francisco das Chagas, o Chico do Planalto, garante que a prefeitura vem contando com o apoio de homens do Corpo de Bombeiros.

Ele também garantiu que, até ontem, cerca de 50 famílias já teriam sido deslocadas para o parque de exposições onde estão recebendo a devida e necessária proteção. Chico do Planalto revelou que a Secretaria Municipal de Saúde instalou posto de saúde no local para o devido atendimento dos desabrigados, os quais, segundo ele, correm sérios riscos de doenças. "A secretária Conceição Madeira já está tomando todas as providências cabíveis", garantiu o superintendente.

Francisco das Chagas afirmou que algumas pessoas têm mostrado resistência para não deixar suas casas na esperança de que as águas baixem. Ele alertou, entretanto, que a meteorologia indica mais chuva para estes dias, deixando claro que as águas vão continuar subindo. Ele observou, contudo, que por determinação do prefeito Sebastião Madeira, todas as pessoas serão retiradas das áreas de risco e receberão a assistência necessária.

O superintendente informou, ainda, que solicitou, através do secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas, que os alimentos arrecadados no jogo de inauguração do estádio Frei Epifânio d'Abadia sejam distribuídos para os desabrigados da enchente. Ontem pela manhã, em função do alto nível das águas, as balsas já não mais atracaram no porto das balsas, sendo transferidas para o porto do cais, juntamente com as pequenas embarcações que fazem a travessia para o estado do Tocantins.

Ainda ontem o prefeito Sebastião Madeira esteve pessoalmente vistoriando alguns locais para onde, se houver necessidade, famílias deverão ser encaminhadas. Um dos locais visitados foi a Escola Estadual União, localizada na Rua D. Pedro II, na Praça União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário