sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MP DENUNCIA EX-PREFEITO DE PORTO FRANCO

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Franco ajuizou, nos meses de julho e agosto, Ações Civis Públicas por ato de improbidade contra ex-gestores dos municípios de Porto Franco, São João do Paraíso, Lajeado Novo e Campestre do Maranhão. As manifestações ministeriais foram motivadas pela desaprovação de prestações de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em razão das mesmas irregularidades, o Ministério Público ofereceu denúncia contra os ex-gestores.

As ações foram propostas contra os ex-prefeitos Josimar Nogueira da Silva (Porto Franco, exercícios de 2001, 2003 e 2004), José Murilo deSousa (Campestre do Maranhão, exercícios de 2001 e 2004), Daltro Pereira dos Santos Filho (São João do Paraíso, exercícios de 2002 e 2004),Deusdete Pereira dos Santos (Lajeado Novo, exercícios de 2003 e 2004) e contra a ex-presidente da Câmara de Vereadores Evaíres Martins Vale (São João do Paraíso, exercícios de 2003 e 2004).

Entre as irregularidades estão alterações no orçamento, ausência de arrecadação de tributos, aplicação insuficiente de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), ausência de comprovação de despesas, entre outras.

O Ministério Público requer a o ressarcimento integral dos danos causados, com os valores corrigidos monetariamente, pagamento de multa civil de até 100 vezes a remuneração dos réus no período em que eram gestores, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos, entre outros pedidos. Também foi solicitada a condenação penal dos ex-gestores.

Assinou as ações, a promotora de Justiça Nahyma Ribeiro Abas, titular da Comarca de Porto Franco. Algumas ações foram propostas com o promotor de Justiça Sandro Pofahl Bíscaro, titular da Comarca de Imperatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário