quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FILHO DE SARNEY DIZ QUE BOTA QUEM ELE QUISER NO SENADO

Em uma conversa interceptada pela Polícia Federal (PF), o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), aparece mais uma vez negociando vagas para parentes na Casa. Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal "Folha de S.Paulo", Fernando articula a permanência do filho João Fernando no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), ameaçado de perder o cargo após súmula do Supremo Tribunal Federal determinar o fim do nepotismo nos três Poderes.

.- Não. Tu não tem (nepotismo) cruzado, tu não tem nada disso. Se tiver que, de alguma forma, ter uma atitude, tiver que sair mesmo, ele já me disse que o lugar é meu, que eu boto quem eu quiser. Aí a gente bota tua (trecho inaudível, possivelmente ele diz mãe), alguma coisa dessas - disse Fernando para o filho em 27 de agosto de 2008.

João, que apesar de não ter curso superior recebia um salário de R$ 7,6 mil, foi demitido em 3 outubro por meio de um ato secreto. Menos de um mês depois, porém, a mãe dele, Rosângela Terezinha Gonçalves, assumiu o cargo.

Procurado pela reportagem, o presidente do Senado não quis comentar o caso. Já Fernando Sarney afirmou que não há "qualquer ilegalidade" na sua conversa e que não comentaria o caso porque o diálogo foi obtido por meio "de vazamento criminoso de inquérito que tramita sob segredo de Justiça".

Em agosto, Fernando conseguiu na Justiça impedir que o jornal "O Estado de S.Paulo" publicasse reportagens com informações da Operação Boi Barrica, da PF. O pedido de censura prévia ocorreu depois que o jornal divulgou conversas em que o empresário aparecia negociando a contratação do namorado da filha por um ato secreto do Senado. Numa das gravações, foi revelado ainda o envolvimento de José Sarney no esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário