domingo, 26 de outubro de 2008

SÃO LUÍS ESTÁ DECIDINDO AGORA QUEM SERÁ O NOVO PREFEITO

Precisamente, 636.914 eleitores voltarão hoje às urnas, hoje, para eleger, em segundo turno, o novo prefeito de São Luís. Líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-governador João Castelo (PSDB), que obteve 210.629 votos (43,12%) no pleito de 5 de outubro, enfrenta o deputado federal Flávio Dino (PCdoB), que conquistou 167.436 votos (34,28%), no primeiro turno.

No começo da semana passada, pesquisa do Instituto Exata, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, apontou Castelo com 59% dos votos e Flávio Dino com 34%. Quanto aos votos válidos, Castelo aparece com 64% dos votos e Flávio Dino com 36% dos votos.

Os números da última pesquisa do Ibope também indicaram a liderança de Castelo com 54% das intenções de voto, contra 38% dados a Flávio Dino. Encomendada pela TV Mirante, a pesquisa do Ibope revelou a mesma tendência do cenário apontado na primeira pesquisa no segundo turno encomendada pelo jornal “O Imparcial” para o Instituto Exata.

Na pesquisa do Exata, realizada no período de 8 a 11 de outubro, Castelo aparece com 54% das intenções de votos válidos, contra 46% de Flávio Dino. O Ibope informou que a sua primeira pesquisa para o segundo turno em São Luís foi realizada entre os dias 16 e 17 de outubro, com entrevistas de 805 eleitores. O Ibope divulgou também os votos válidos, isto é, o resultado final sem contar os votos brancos e nulos. João Castelo aparece com 59% e Flávio Dino com 41%.

Política de alianças – Curiosas alianças formaram-se em torno dos dois candidatos para a campanha do segundo turno. O ex-deputado Clodomir Paz (PDT), que no primeiro turno foi o candidato apoiado pelo prefeito Tadeu Palácio (PDT), e saiu das urnas como o terceiro colocado, com 46.199 votos (9,46%), aliou-se a João Castelo, levando consigo o apoio maciço do PDT do governador Jackson Lago. Castelo também ganhou o apoio do deputado federal Cleber Verde (PRB), que no primeiro turno obteve 19.013 votos (3,8%).

Flávio Dino ganhou, no segundo turno, o apoio declarado do prefeito Tadeu Palácio, do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Antônio Isaías Pereirinha, e de lideranças nacionais tanto do PT quanto do PCdoB. Dino recebeu o apoio do deputado federal Gastão Vieira (PMDB), mas as principais lideranças do partido no Estado abstiveram-se de participar da campanha do comunista. Hoje, enfim, o eleitor decidirá nas urnas quem será o sucessor do prefeito Tadeu Palácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário