terça-feira, 21 de outubro de 2008

DEPOIS DE VISITAR OBRAS JACKSON GARANTE SEGURANÇA NAS ELEIÇÕES EM BENEDITO LEITE

O governador Jackson Lago garantiu, na manhã de ontem, em visita ao município de Benedito Leite, onde 16 urnas foram queimadas em atos de vandalismo no dia 5 de outubro, que um forte aparato de segurança estará proporcionando total tranqüilidade à nova eleição que acontece no próximo domingo (26). Ele estava acompanhado da secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Melo, e do delegado-geral da Polícia Civil, Antonio Bezerra, e constatou os estragos dos atos de violência praticados, nos locais de votação.

“A eleição vai transcorrer normalmente, e não haverá espaço para quem pratica a violência. Aqui estará nosso sistema de segurança militar, civil e federal. Esperamos que, dentro da ordem, a população diga ao Maranhão e ao Brasil que os desordeiros não terão mais vez”, frisou.

Jackson Lago disse que o principal objetivo da visita a Benedito Leite foi trazer tranqüilidade à população para que ela possa exercer, livremente e com segurança, o direito de escolher seu novo prefeito e vereadores no próximo domingo. O governador lamentou os atos de vandalismo que pôde constatar, principalmente, no Centro de Ensino “Lucas Coelho”, localizado na sede do município, e nas unidades escolares “Urbanos Santos” e “Tancredo Neves”, que ficam no povoado de Cocos, onde salas foram invadidas, urnas e telhados destruídos e até um veículo foi queimado.

“Cada mulher, cada homem e cada jovem terão segurança para cumprir seu direito de cidadão como aconteceu em todos os outros municípios do Maranhão. Teremos o reforço da segurança federal para que a população possa ir às urnas com total tranqüilidade”, enfatizou.

A secretária Eurídice Vidigal e o comandante Francisco Melo confirmaram a presença de 120 policiais militares em Benedito Leite e anunciaram o envio de mais homens para reforçar a segurança, por toda esta semana, que irão atuar em conjunto com os policiais civis e federais. Segundo Eurídice, trata-se de um mutirão integrado de forças estaduais e federais para garantir a eleição no município no próximo domingo (26).

O delegado federal Cláudio Carvalho da Silva, que está atuando na investigação do caso de vandalismo, disse que a Polícia Federal está apurando os fatos ocorridos no dia cinco de outubro. Os responsáveis pela destruição das urnas já foram identificados e estão sendo interrogados e indiciados. Logo em seguida, serão encaminhados à Justiça Eleitoral. Já o delegado civil, Sólon Pinheiro, está tratando dos danos causados às escolas e às viaturas, que estavam nos locais de votação.

A sociedade organizada e a população de Benedito Leite saíram às ruas no último sábado (19), na primeira Caminhada da Paz, para pedir tranqüilidade ao município, principalmente, no próximo domingo (26). Com faixas que pediam amor, respeito, justiça, segurança e paz, centenas de pessoas encerraram o ato em frente à igreja Nossa Senhora do Carmo (Matriz) e receberam às bênçãos do padre Antonio, da paróquia de Balsas.

Visita a obras – O governador visitou ainda, no município, a obra de pavimentação da MA 371, que liga Benedito Leite a Entroncamento na BR-230. São 50,20 km que estão sendo construídos e que irá facilitar o acesso para municípios vizinhos como São Domingos do Azeitão.

Jackson Lago passou ainda pela obra de ampliação do Sistema de Abastecimento d’água, no valor de R$ 470 mil, que vai duplicar a estrutura, que hoje beneficia 1.500 famílias, para 3.000 pessoas. Ele faz parte dos 141 sistemas que a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) mantém no interior do Estado.

O governador estava acompanhado também da secretária de Cidades e Infra-estrutura, Telma Pinheiro, do presidente da Caema, Rubem Brito, dos prefeitos de Buriti Bravo, Nonato Pereira; de Sucupira do Norte, Marcone da Farmácia; de Loreto, Germano Coelho; de São Raimundo das Mangabeiras, Francismar Carvalho; e de São Domingos do Azeitão, José Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário