quarta-feira, 29 de outubro de 2008

EM ENTREVISTA CASTELO PROMETE UMA NOVA FORMA DE GOVERNAR SÃO LUÍS

Ao conceder entrevista coletiva à imprensa, o prefeito eleito João Castelo (PSDB) garantiu, na manhã de ontem, que fará um “governo novo” para implantar profundas mudanças no atendimento às carências mais urgentes da população, sobretudo nas áreas da saúde, educação e de geração de emprego e renda. Castelo confirmou a indicação da vice-prefeita eleita, Helena Dualibe, para o cargo de secretária municipal de Saúde e de Moacir Feitosa, para a Secretaria Municipal da Educação.

Questionado por jornalistas e radialistas, em sua primeira entrevista coletiva após a sua eleição, Castelo disse que irá criar uma equipe de transição para se inteirar da atual estrutura da administração municipal e tomar conhecimento da situação em que se encontra a Prefeitura, sobretudo no aspecto orçamentário. “Vou governar com quem me ajudou a ganhar a eleição”, afirmou o prefeito eleito, em tom enfático, dizendo que os demais membros de sua futura equipe serão anunciados posteriormente.

Ele explicou que, para compor o seu secretariado, já há um perfil definido. “Cada secretário terá de ser leal, sério e competente”, afirmou, confirmando que transformará a Fundação Municipal de Cultura (Func) em Secretaria de Cultura. Castelo admitiu que poderá criar uma secretaria unificada de Esportes e Juventude, e ainda estuda a criação de uma Secretaria da Mulher.

“Nada disso está confirmado. Estou tomando pé da situação”, disse ele, acrescentando que os demais integrantes de seu secretariado serão definidos depois, “no tempo certo”. O prefeito eleito reafirmou uma de suas promessas de campanha, dizendo que irá criar três subprefeituras e trabalhar com os outros prefeitos da Ilha de São Luís pela metropolização da região.

Ele afirmou que as três primeiras subprefeituras serão localizadas no Anjo da Guarda, Zona Rural e Cidade Operária, sendo que posteriormente poderá criar mais duas. “Vou conversar com os prefeitos, com a Assembléia e com o governador para que a gente possa fazer uma coisa benéfica para São Luís.”

Ao anunciar que criará uma equipe de transição para recolher dados da administração do prefeito Tadeu Palácio, Castelo ressaltou que priorizará a saúde e também a educação. Nesta área, garantiu a implantação do programa do leite para crianças da rede municipal de ensino com boa frequência escolar e investimentos na qualificação e remuneração dos professores. “Não posso admitir que 10% dos jovens acima dos 15 anos em São Luís sejam analfabetos. É uma coisa que não podemos aceitar num estado como o nosso”, declarou. Ao final da entrevista, o prefeito eleito contou que pretende ter uma boa relação com todos os vereadores eleitos.

Sobre a sucessão na Casa, disse que esse é um assunto “interna corporis” no qual não pretende se envolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário