quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CEMAR ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE TERMOELÉTRICA NO MARANHÃO

O presidente da Equatorial Energia, empresa controladora da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Carlos Augusto Piane, anunciou ontem (14), em audiência com o governador Jackson Lago, no Palácio dos Leões, a construção de uma termoelétrica movida a óleo pesado de alta viscosidade no município de Miranda do Norte, a 130 Km de São Luís. "É uma boa notícia, pois estaremos aumentando a nossa capacidade geradora de energia para atender aos grandes empreendimentos que estão sendo instalados no Maranhão", ressaltou o governador.

A termoelétrica terá uma capacidade geradora de 330 megawatts, que segundo o secretário de Minas e Energia, Ricardo Ferro, também na audiência, representa um terço do que será produzido pela hidrelétrica de Estreito. "É energia suficiente para abastecer uma cidade, por exemplo, como São Luís", explicou o secretário.

Carlos Augusto Piane adiantou que a empresa está cumprindo todas as etapas necessárias junto à Secretaria de Meio-Ambiente (Sema) para que as obras iniciem em 1º de janeiro de 2009 e a termoelétrica seja inaugurada em janeiro de 2010. "É um grande investimento que estamos fazendo no Maranhão, que vai gerar cerca de cem empregos diretos e outras dezenas de indiretos, além do que vai significar em termos de oferta de energia", destacou Piane.

O investimento da Equatorial Energia será de 500 milhões de reais. A termoelétrica a ser instalada em Miranda será a maior usina de óleo pesado do mundo. A empresa deve promover até o mês de novembro uma série de audiências públicas para discutir com a sociedade a instalação da termoelétrica no município.

Participaram ainda da reunião com o governador Jackson Lago, os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Aziz Santos, e o de Meio Ambiente, Othelino Neto; o diretor da Brasil Energia, Oderval Duarte, o diretor presidente da Servtec, Lauro Fiúza e o diretor de Assuntos Corporativos da Cemar, Marcelino Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário