terça-feira, 15 de julho de 2008

EM SÃO LUÍS JOÃO CASTELO E FLÁVIO DINO SOFREM IMPUGNAÇÃO NO TRE


O ex-governador João Castelo (PSDB) e o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) tiveram suas candidaturas impugnadas ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A coligação “A Força das Comunidades” (DEM, PRTB e PTdoB), que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Raimundo Cutrim, e a coligação “São Luís Não Pode Parar”, formada pelo PDT, PMN, PCB, PSL, PRP, PSDC, PR, PHS, PTN e PPS, que tem o ex-secretário Clodomir Paz (PDT) como candidato a prefeito, impugnaram a candidatura de João Castelo na 2ª Zona Eleitoral.

De acordo com informações de integrantes da coligação liderada por Clodomir Paz, a impugnação da candidatura do tucano baseia-se no suposto fato de Castelo não ter pago multas eleitorais da eleição passada. Por conta disso, não poderia sequer ter registrado sua candidatura.

A peça também cita os processos que ele responde na Justiça comum tentando demonstrar que o ex-governador teria um perfil de “mau pagador” ao mesmo tempo em que tenta enquadrá-lo como candidato com “ficha-suja”. O Tribunal Superior Eleitoral já se posicionou a favor das candidaturas de quem responde a processos na justiça. No entanto, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, tem orientado os juízes eleitorais a analisarem a questão caso a caso. Adversários de Castelo alegam que ele não teria pago duas multas, de R$ 21 mil cada uma, totalizando R$ 42 mil.

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) ajuizou na 2ª Zona Eleitoral ação de investigação judicial por suposta prática de gastos ilícitos contra o candidato Flávio Dino (PCdoB). Na ação o presidente do Diretório Municipal da legenda, Jairo Antônio dos Santos Castro, pede que a Justiça Eleitoral apure se o candidato da coligação “Unidade Popular” (PT/PCdoB) infringiu a legislação ao realizar eventos de campanha no final de semana retrasado quando ainda não tinha conta específica.

Receio dos concorrentes – O advogado do ex-governador João Castelo, José Antonio Almeida, disse ontem à noite que o candidato tucano não foi notificado ainda acerca da impugnação de sua candidatura. “Não sabemos os motivos que levaram à impugnação. O fato de o ex-governador ter sido impugnado significa o receio dos concorrentes de disputar com ele, tanto que estão recorrendo a esta tentativa de impedir a participação dele na disputa. De qualquer maneira, confiamos que a Justiça dará a decisão devida. João Castelo já disputou muitas eleições e não se tem notícia de porque não poderia disputar esta”, frisou José Antônio Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário