terça-feira, 15 de julho de 2008

EXPOFRAN FOI ABERTA DOMINGO COM PRESENÇA DE GESTORES ESTADUAIS

Porto Franco viveu, no último sábado (12), um de seus dias mais movimentados do ano. Logo pela manhã, houve a tradicional cavalgada, evento que abriu a programação da 13ª Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran), no Parque de Exposição “Alfredo Santos”, que acontece até o próximo dia 20, com o apoio do Governo do Estado. Com um número aproximado de três mil cavaleiros e damas, o percurso foi efetuado em cinco horas, percorrendo uma distância de oito mil metros.

O secretário de Agricultura do Estado, Domingos Paz, esteve presente, representando o governador Jackson Lago, e manifestou sua admiração pelo evento, que consegue aglutinar pessoas de todas as idades, classes e de toda a região.

Também participaram da solenidade de abertura da Expofran os secretários de Comunicação do Estado, Jerry Abrantes; de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Fernando Antunes; o adjunto de Agricultura do Estado, Fortunato Macedo Filho; o chefe do Departamento de Feiras Agropecuárias, Antonio Carlos Marinho de Aguiar, e a assessora da Superintendência de Planejamento, Ângela Santos, além de outras autoridades políticas do local e da região.

A cavalgada da Expofran vem crescendo a cada ano e ninguém reclama de calor ou de cansaço. O que vale é a criatividade, e isso é o que não falta. Até no nome das equipes, há inovação. “Égua Zinedine Zidane”, quarta colocada, ou o tradicional nome da localidade representada, como “Coité e Sucupira”, que conseguiu levar o bicampeonato, são alguns exemplos.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco (Aprofran), José Olivério, disse que a cavalgada da 13ª Expofran foi excelente. “Tudo indica que, no próximo ano, será ainda melhor”, comentou baseado no crescimento do número de participantes, vindos de várias cidades da região.

Muitas feiras agropecuárias são realizadas na região sul do Maranhão, mas a Expofran possui uma particularidade: a realização de cursos, voltados para a formação e qualificação de mão-de-obra. “Isso mostra a preocupação do gestor dessa cidade e dos produtores rurais, que buscam, cada dia mais, agregar valores à produção local. É isso que faz com que a nossa bacia leiteira esteja se destacando. Tudo isso com apoio irrestrito do Governo do Estado”, lembrou Domingos Paz.

O secretário de Comunicação revelou satisfação em estar presente na abertura da 13ª Expofran, lembrando apoio do Governo do Maranhão à feira. “A festa tem um modelo bem atrativo, e uma parcela muito grande de conhecimento é transmitida ao produtor rural, através de cursos e palestras. Deveria ser levada para outras cidades e estados”, acrescentou.

Programação - Na programação da 13ª Expofran, realização de shows, torneio leiteiro, leilão, financiamentos, cursos e palestras voltados para o produtor rural e interessados. Haverá ainda, no dia 17, a apresentação do Projeto Ecoetanol Brasil Agroindustrial Ltda no Maranhão.

A feira agropecuária representa um ganho imensurável para Porto Franco e toda região. “É o comprometimento com o desenvolvimento regional nesta cidade, onde o Governo do Estado interage com a população local”, ressaltou Fernando Antunes.

A 13ª Expofran foi aberta, oficialmente, na noite de sábado com a participação de expositores de vários estados brasileiros e com parceiros importantes como Governo do Maranhão, Vale, ABC Inco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e apoios da Faema, Senar, Sebrae, Fórum de Desenvolvimento Sustentável, Aged-MA, Fapcen, Incra e SPA Engenharia. A programação segue até o próximo dia 20.

Volume de negócios - Este ano, o volume de negócios deverá ultrapassar os 30% em relação ao ano anterior, chegando aos R$ 3 milhões. A feira, que já é tradição, deverá reunir produtores e expositores dos estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Pernambuco e Goiás. A cada ano, o volume da Expofran cresce, consolidando-se como uma das maiores feiras do Maranhão. Mais de 50 expositores deverão participar dos oito dias de evento. Os maiores volumes de negócios de transações comerciais deverão acontecer na compra de máquinas agrícolas, na compra e venda de bovino e eqüino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário