quinta-feira, 14 de maio de 2009

CESTE REALIZA REMOÇÃO DE CAMPOS SANTOS EM CAROLINA

O Consórcio Estreito Energia (Ceste) já está desenvolvendo, em Carolina, o trabalho de remoção dos campos santos (cemitérios não legalizados) localizados na zona rural do município, onde será o futuro reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

Em Carolina serão removidos cerca de 116 sepultamentos das fazendas Barra de São João, Barra do Camaleão, São Raimundo, Mangueira, Bom Sossego entre outras. Para a relocação dos sepultos, o Consórcio está construindo novos túmulos no novo cemitério municipal de Carolina, que também será todo murado.

O trabalho de remoção está sendo feito pela Pax Goiás, empresa contratada pelo Ceste que, desde julho de 2008, identifica e cadastra os campos santos na área de influência direta do empreendimento.

A primeira etapa do trabalho de remoção começou em Estreito, onde foram removidas 98 sepulturas e relocadas para o cemitério do município. A segunda etapa foi realizada no município tocantinense de Palmeiras do Tocantins, onde foram removidas e relocadas 72 sepulturas para o cemitério municipal.

As sepulturas não identificadas também são relocadas para o cemitério municipal, onde em cada túmulo é colocada uma placa com indicação do local e a data em que ocorreu a remoção. O Consórcio também auxilia na emissão da certidão de óbito para as famílias que não possuem o documento.

As próximas remoções de campos santos serão realizadas nos municípios de Babaçulândia, Barra do Ouro, Darcinópolis, Filadélfia e Goiatins, todos no estado do Tocantins. Ao todo, serão removidos da área de influência direta da UHE Estreito, cerca de 500 sepultamentos. “O trabalho é desempenhado de acordo com as normas legais e com todo respeito às famílias que possuem seus entes sepultados nessas localidades”, ressalta a socióloga da Gerência de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão, lembrando que no final das remoções de cada município é realizada uma benção em memória dos entes queridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário