sexta-feira, 14 de setembro de 2012

FERROVIA NORTE SUL SÓ SERVIU PRA FAZER PEÕES EM MILIONÁRIOS APONTA TCU

Fora as denúncias de superfaturamento e corrupção que levaram à prisão o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, as obras da Ferrovia Norte-Sul correm o risco de ser entregues e não servir para a passagem de nenhuma locomotiva.

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado nesta terça-feira diz que, mesmo que concluído o lançamento de trilhos em toda a extensão, a estrada férrea não terá pontes e viadutos para que os trens cruzem rios e depressões. Além disso, não há previsão de quando e a que custo será entregue o megaempreendimento, projetado para cruzar sete estados.

A auditoria foi feita em quatro lotes da obra, com 527 quilômetros, entre Ouro Verde de Goiás (GO) e o Rio Arantes (MG). De acordo com o tribunal, apesar do avanço dos demais serviços, a estatal responsável pelas ferrovias não contratou empresas para elaborar os projetos executivos das chamadas obras de arte especiais. Sem elas, a estrada não teria nenhuma funcionalidade.

O estudo das condições do solo, necessário para definir a estrutura das pontes e viadutos, e, consequentemente, seus custos, não foi sequer feito. As falhas de projeto são tantas que, para o TCU, não é possível indicar, em pleno andamento da obra, qual será seu traçado final.

Com tudo, uma dezena pessoas ao redor de onde passa a ferrovia ficaram milionárias da noite pro dia, uma obra que não se sabe ao certo quando e como será útil. No Maranhão o desvio pode ser ainda pior, o trecho foi tocado pela Cesbe engenharia, empresa que pode ter feito um dos maiores desvios durante o trecho da ferrovia no estado.

Diversos diretores da Cesbe já estão sob investigação, na divisa do tocantins com o Maranhao o desvio na construção da ponte pode ter sido 10 vezes o valor real que foi gasto na obra. Durante a construção da ponte foram desviadas milhares de carretas carregadas de cimento e dormentes.

Um dos dirigentes do Cesbe na divisa dos dois estados na época, é hoje candidato a prefeito na cidade de Estreito, local onde foi construida a ponte, e que ostenta um patrimônio milionário, incompatível com a sua renda. Em Anápolis - Go, existe um ex-dirigente da Valec, que ficou milionário da noite para o dia e financia hoje diversos candidatos na região de anápolis.

As investigações seguirão em frente a há indicios fortes de desvios de recursos em diversos trechos da ferrovia, no Tocantins há suspeitas de desvios para o benefício de diversos políticos da região. No goiás pode ter sido o golpe de misericódia nos cofres públicos e até senadores estão envolvidos.

Um comentário:

  1. Ferrou........Cicin tá ferrado.
    ta na cara q o q o home tem é disviado

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