domingo, 28 de setembro de 2008

SOCORRÃO DE PRESIDENTE DUTRA DEVE SER ENTREGUE EM DEZEMBRO

“A construção de um Socorrão em Presidente Dutra é um sonho da população que está sendo realizado. Agora, nós não vamos precisar sair daqui em busca de atendimento em outras cidades”. É assim que a lavradora Maria Gonçalves, de 62 anos, avalia as novas instalações do Hospital Elígio Abath, em Presidente Dutra, onde funcionará o primeiro Centro de Urgência e Emergência do estado.

A aposentada Santidade Costa, de 64 anos, moradora do município há 30 anos, disse que quando precisa de atendimento de saúde urgente, se desloca para São Luís ou para Teresina (PI). “Nós recebemos com muita alegria a iniciativa de construir este Centro no nosso município. Serão muitos os benefícios que este hospital proporcionará à cidade quando estiver concluído”, completou a aposentada.

Com previsão de entrega para o mês de dezembro, as obras de reforma e ampliação do novo centro de saúde correspondem a uma área de 5.317 m² em um terreno de 8.570 m². Segundo o secretário de estado da Saúde, Edmundo Costa Gomes, a unidade terá capacidade para 100 leitos de enfermaria e espaços para o centro cirúrgico, serviços de diagnóstico, UTI e administração. “A construção do primeiro Socorrão Regional é uma lacuna que está sendo preenchida pelo governo do estado. A população do município e de outras cidades vizinhas terá acesso a um atendimento humanizado, com serviços que proporcionem conforto ao usuário”, diz Edmundo Gomes.

Entre os atendimentos que serão oferecidos pelo Socorrão Regional estão os serviços de urgência, como as cirurgias ortopédicas e geral, além das neurocirurgias. Outros serviços como de terapia intensiva, patologia clínica, radiologia, tomografia computadorizada e ultra-som estarão à disposição da comunidade. O hospital, que deve atender uma população estimada em 650 mil habitantes, contará ainda com uma área de urgência pediátrica, um centro cirúrgico, divido em quatro salas de cirurgia, uma Unidade de Terapia Intensiva com treze leitos e uma sala de observação com cinco leitos.

A secretária adjunta de Desenvolvimento da Rede de Serviços da SES, Jesus Câmara, que tem acompanhado o andamento da obra, ressalta que o novo Socorrão será uma referência no serviço de saúde no interior do estado. “Este espaço foi planejado para realmente atender às necessidades da população dessa região”, diz.

No primeiro semestre, o coordenador geral da Urgência e Emergência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Cloer Vescia Alves, juntamente com outros membros do Ministério, visitaram as instalações do hospital, a convite do secretário Edmundo Gomes. Na ocasião, a comitiva conheceu e avaliou outros projetos executados pelo governo do estado com vistas à estruturação da rede de urgência e emergência que, além de Presidente Dutra, prevê também a implantação de hospitais públicos de referência em Pinheiro, Imperatriz, Pedreiras e Balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário