domingo, 7 de setembro de 2008

EM SÃO LUÍS JOÃO CASTELO CONTINUA NA FRENTE

Em mais uma pesquisa da empresa Exata encomendada por O IMPARCIAL, os números tiveram pouca alteração. O candidato João Castelo continua na frente com o percentual de 58%. O segundo lugar é de Flávio Dino com 10%, seguido por Clodomir Paz com 8%, Raimundo Cutrim com 5% e Cléber Verde com o mesmo percentual. As intenções de votos dos nove candidatos e mais os indecisos somam cerca de 42% o que aponta a vitória de Castelo no primeiro turno.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 8.206 no dia 2 de setembro de 2008. A pesquisa O IMPARCIAL/Exata ouviu 1.200 pessoas nos dias 3 a 5 de setembro e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Foram aplicados questionários com 7 questões sobre aspectos sociais e políticos do município de São Luís. Para a amostragem, foram utilizados os mais recentes dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e TRE. A pesquisa foi realizada nos distritos: Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança.

Na pesquisa estimulada com a pergunta “se a eleição para prefeito de São Luís fosse hoje e os candidatos fossem esses, em qual deles o (a) senhor (a) votaria?”, o resultado aponta João Castelo da coligação “São Luís merece mais” com 58% das intenções de votos, mesmo percentual da pesquisa anterior. Em seguida aparece Flávio Dino da coligação “Unidade Popular” com 10%, subindo um ponto percentual em relação ao levantamento anterior.

Clodomir Paz da coligação “São Luís não pode parar” com 8% das indicações dos entrevistados se mantendo estável em relação à última pesquisa. Raimundo Cutrim da coligação “A força das Comunidades” após apresentar crescimento na pesquisa anterior, aparece no levantamento atual com 5%, um ponto percentual a menos. Cléber Verde, que obteve 4% na pesquisa anterior, conseguiu subir mais um ponto ficando com mesmo percentual de Raimundo Cutrim.

Gastão Vieira da coligação “Diga sim para São Luís” conseguiu reunir 3% das intenções de votos dos entrevistados. Pedro Fernandes do PTB desceu de 2% para 1%. Welbson Madeira do PSTU pontuou pela primeira vez após a quarta pesquisa O IMPARCIAL/Exata desde a definição do quadro de candidatos. O candidato alcançou 1% nas intenções de votos. Paulo Rios do PSOL e Waldir Maranhão da coligação “São Luís: progresso sustentável” não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 4% e não sabe 5%.

Na pesquisa espontânea, João Castelo conseguiu 53% das intenções de votos seguido por Flávio Dino com 8%. Clodomir Paz aparece em terceiro com 7%, Raimundo Cutrim com 5%, Cléber Verde com 4% e Gastão com 2%. Pedro Fernandes e Waldir Maranhão aparecem com 1% e Welbson Madeira e Paulo Rios não pontuaram. Nenhum dos candidatos somou 6% e não sabe, 13%.Levando em consideração a pesquisa estimulada, o candidato tucano seria eleito no primeiro turno com 58%. Os demais nove candidatos somados aos votos brancos ou nulo e ainda não sabe somam 42%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário