sexta-feira, 10 de abril de 2009

QUEDA NO FPM ASSUSTA PREFEITOS DO MARANHÃO

A queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no mês de abril, atingiu a cifra de R$ 735,5 milhões, o que continua assustando os prefeitos, de acordo com informação do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Raimundo Lisboa. O mesmo destacou que isso é muito ruim, porque faz com que os gestores municipais deixem de arcar com seus compromissos.

Lisboa explicou que a Secretaria do Tesouro Nacional havia feito a previsão de que, neste mês, haveria um aumento na receita da ordem de 50%, em relação ao mês de março, que já havia apresentado uma redução de 19% relativa a fevereiro.

No entanto, segundo Lisboa, a elevação atingiu apenas 22%, o que significa 28% a menos do esperado, que significaria a reposição dos dois meses anteriores. "Enquanto isso, o presidente Lula fica mandando que os gestores apertem o cinto, sem apresentar uma solução para os problemas dos prefeitos", disse Lisboa.

Para Raimundo Lisboa, o governo federal deverá buscar alternativas urgentes, por considerar que se o FPM continuar em queda livre, muitas prefeituras poderão até mesmo fechar as portas, como já ameaçam alguns prefeitos do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário