terça-feira, 17 de junho de 2008

MEC GARANTE A INSTALAÇÃO DE 100 ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES NO MARANHÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ao Ministério da Educação (MEC) a instalação de 100 escolas de ensino médio integrado a cursos profissionalizantes e de 11 Centros de Formação Tecnológica (Cefets). O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, Lourenço Vieira da Silva, ao participar da solenidade de entrega do Centro de Ensino Cônego de Jesus de Moura Soares, no município de Parnarama. A solenidade contou com a participação do governador Jackson Lago, secretários, deputados federais e estaduais, além de lideranças políticas da região.

Para o governador do estado, a determinação do presidente Lula é uma demonstração inequívoca de que acredita no executivo maranhense e citou ainda como exemplo a decisão do MEC de duplicar as vagas na Universidade Federal do Maranhão, ainda este ano, para que haja recursos humanos preparados para um novo processo de desenvolvimento sem precedentes no estado.

Jackson Lago disse que sua gestão irá estabelecer a educação profissionalizante, que foi dizimada pelos governos que comandaram o estado durante 40 anos e construíram apenas três escolas de ensino médio no mesmo período.

Para a implantação de 100 escolas de ensino médio integrado a cursos profissionalizante no Maranhão, extinto em 1998, o secretário Lourenço Vieira da Silva firmou acordo de cooperação técnica com o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Na oportunidade, o secretário destacou que “o Maranhão ultrapassou todos os indicadores educacionais projetados para 2009 em 2007, na qualidade dos ensinos médio e fundamental nas estatísticas do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”. Segundo ele, estas escolas irão contribuir ainda mais para a melhoria dos indicadores educacionais do estado.

Lourenço Vieira da Silva disse que esta melhoria dos indicadores divulgada pelo MEC é fruto do trabalho e do investimento o governo do estado. Ele atribuiu o êxito do processo às parcerias firmadas com a Ufma, a Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Assessoria ao Desenvolvimento dos Municípios (Amde), Secretaria de Ciência e Tecnologia e Universidade Estadual do Maranhão (Uema), além de outros importantes parceiros.

“Nós ultrapassamos as metas previstas para 2009 em 2007”, comemorou Lourenço Vieira da Silva, estimando que o Maranhão vai continuar crescendo, não apenas em obras físicas, mas na qualidade do ensino. Ele disse que com os cursos de formação inicial e continuada de professores das redes estadual e municipal de ensino, o “Maranhão será outro estado em pouco tempo”. Frisou que isso ocorre porque o estado está crescendo em todos os fundamentos da educação, como proposta pedagógica e na gestão escolar.

Ao entregar oficialmente o CE Cônego de Jesus de Moura Soares, o secretário disse que a escola é um exemplo da qualidade de ensino e de referência de educação na região do médio sertão.
A escola entregue à comunidade estudantil de Parnarama está localizado no bairro Agrovema, um dos mais novos da cidade e que conta com cerca de 2,5 mil residências. Esta á segunda escola entregue este ano pelo governo do estado. É uma escola de alto padrão arquitetônico, com seis salas de aula para atender a até 810 alunos, nos três turnos.

O CE Cônego de Jesus de Moura Soares foi construído com recursos financeiros do Projeto Alvorada, do governo federal, e será equipado pelo estado com móveis de qualidade e laboratórios de ciência e de informática e biblioteca com salas climatizadas.

Ao visitar a biblioteca e ser cumprimentado pela estudante Maria Amélia de Sousa Silva, a mais idosa da escola, o governador Jackson Lago solicitou que os alunos preservem a nova unidade de ensino e o acervo seja ampliado para que os alunos possam adquirir o hábito da leitura dos conhecimentos, preparando-se para a vida.

Além de seis salas de aula, o projeto arquitetônico conta ainda, com salas para professor, área administrativa, almoxarifado, cantina, quatro baterias de banheiro e quadra poliesportiva coberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário