terça-feira, 17 de junho de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É DISCUTIDO EM PORTO FRANCO

Segundo Deoclides Macedo Porto Franco é hoje uma referência na agroindustria.

Com a presença do consultor do Banco Mundial, Enrique Asturizaga e do secretário adjunto de Indústria e Comércio (Sinc), Fernando Duailibe, foi aberto na sexta-feira, 13, em Porto Franco, a reunião plenária do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Porto Franco. O evento é uma realização da prefeitura municipal, que pelo segundo ano consecutivo discute o desenvolvimento econômico conciliado às questões sociais, ambientais, tecnológicas, culturais, educacionais e de geração de emprego e renda.

O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, explica que o município é hoje uma referência na agroindústria, e possui a primeira indústria de processamento de soja do Maranhão. Situação que tem atraído outras empresas interessadas em se implantar na região. “Nós possuímos as condições favoráveis aos grandes investimentos. Somos centro de uma região, que envolve três Estados, o Maranhão, o Piauí e o Tocantins, com estradas e a ferrovia Norte-Sul, o que permite o escoamento da produção pelo Porto do Itaqui”, disse Macedo. Em Porto Franco está instalado o pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul.

A preocupação do prefeito é aliar o crescimento econômico à melhoria da qualidade de vida da população, e por isso mesmo, o Fórum, que encerra neste sábado (14)este sdo da Mulher, Lourdes Leit, contou com a participação dos secretários de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Othon Bastos; do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, além dos superintendentes dos Bancos do Brasil e do Nordeste, Carlos Alberto Ramos Silva e Francisco José de Moraes Alves, dentre outras autoridades.

O consultor do Banco Mundial, Enrique Asturizaga, falou durante a abertura da plenária sobre “O empreendedorismo como estratégia para o desenvolvimento local”, experiência que o município de Porto Franco já se destaca pelas iniciativas do prefeito Deoclides Macedo. Ele pretende ainda, incluir o município na era digital, depois de transformá-lo em um pólo do ensino superior público, com a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do projeto Universidade Aberta do Brasil, da Universidade Federal do Maranhão e com a Univima.

Além dos debates haverá cursos, exposições, exibição de vídeos e oficinas. Acontece ainda dentro da programação, a I Conferência Municipal da Juventude. O Fórum é uma realização da Prefeitura de Porto Franco em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário