quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MP AJUIZA AÇÃO CONTRA PREFEITOS DE DAVINÓPOLIS E EDISON LOBÃO

A 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Imperatriz ajuizou, nesta terça-feira, 21, Ação Civil Pública de improbidade administrativa contra os prefeitos Lourêncio Silva de Moraes e Francisco Pereira Lima, respectivamente, dos municípios de Governador Edison Lobão e Davinópolis (localizados a 644km e 626km da capital). Os gestores não disponibilizaram à população a prestação completa das contas do exercício financeiro de 2009.

Lourêncio Silva de Moraes e Francisco Pereira Lima apresentaram a documentação integral ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas disponibilizaram de forma incompleta à população das respectivas cidades, contrariando o que determina a lei.

Como medida liminar, o Ministério Público do Maranhão requer o encaminhamento da documentação integral das contas de 2009 para as Câmaras de Vereadores dos municípios e a disponibilização dos documentos no setor contábil das prefeituras, com ampla divulgação à população. As cópias das contas devem permanecer à disposição do cidadão pelo período de nove meses.

Também foi pedido que os prefeitos divulguem, por meio de carros de som, durante o período de dez dias (três vezes ao dia), a disponibilização das contas ao público. Em caso de descumprimento, está prevista uma multa diária, a ser imputada pessoalmente aos prefeitos, no valor de R$ 5 mil. Igualmente foi solicitada a condenação dos réus com a pena de perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três a cinco anos, proibição de contrato com o poder público, entre outras. Ajuizou as ações a promotora de Justiça Nahyma Ribeiro Abas.

AÇÕES PENAIS - Por possuírem foro privilegiado, as Representações Criminais contra Lourêncio Silva de Moraes e Francisco Pereira Lima foram encaminhadas por Nahyma Ribeiro Abas à procuradora-geral de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro. Também por não terem disponibilizado a documentação completa das contas de 2009 à população, a promotora de Justiça ofereceu Representação Criminal contra Wellington de Sousa Pinto, prefeito de Vila Nova dos Martírios, e Vanderlúcio Simão Ribeiro, prefeito de São Pedro da Água Branca. (Eduardo Júlio - CCOM/MPMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário