sexta-feira, 3 de agosto de 2012

MOTOTÁXISTAS DE IMPERATRIZ TÊM ATÉ JANEIRO PARA SE REGULARIZAR

O prazo para regularização de mototaxistas e motofrentistas, que terminaria amanhã (4), foi prorrogado para janeiro de 2013. Na Região Tocantina os profissionais começam a se regularizar.

Segundo o sindicato da categoria, parte dos mototaxistas procurou se adequar a uma série de pré-requisitos, como a participação em cursos e a adpatação das motos com a colação dos itens de segurança.

A preferência dos usuários pelo serviço de mototáxi tem uma explicação simples e prática. É fácil reconhecer quem está de acordo com os padrões exigidos para o exercício da profissão em Imperatriz. Mas não é só isso. Com a regulamentação em 2009, dos mototaxistas e motofretistas, os chamados motoboys, os condutores devem passar por um curso especializado de formação, aprovado pelo Detran e ter, no mínimo 21 anos completos. Tem que ser habilitado há pelo menos dois anos na carteira de habilitação tipo A e pelo Código de Trânsito Brasileiro, os mototáxistas só podem circular com autorização emitida pela Ciretran.

Segundo o presidente do sindicato da categoria, menos de 10 % dos 650 cadastrados em Imperatriz deixaram de fazer o curso. Para a concessão do alvará o veículo deve ser registrado na categoria de aluguel, com placa vermelha, ter instalado protetor de motor e aparador de linha.
O dispositivo para transporte de carga tem que ser regulamentado pelo Contran, e todos os veículo serão submetidos a vistorias.

No caso específico dos motoboys os produtos fdevem ser transportados em baús. Reservatórios grande de água e botijões de gás devem ser levados com reboque. As mudanças devem reduzir os acidentes de trânsito e as lesões provocadas nas vítimas. Quem descumprir as regras além da multa, pode acumular pontos na carteira e ter o veículo apreendido. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário