quinta-feira, 22 de maio de 2008

VINDA DE REFINARIA PARA O MARANHÃO RECEBE CRÍTICAS

O deputado Betinho Rosado (DEM-RN) criticou ontem declarações do ministro Edison Lobão anunciando instalação da próxima refinaria do petróleo no Maranhão. “A minha expectativa é que a declaração seja uma liberalidade verbal que acometeu esse povo que cuida do petróleo brasileiro”, disparou o deputado. Rosado que cobra do governo Lula a apresentação dos critérios técnicos para essa escolha, para que não se repita o episódio de instalação da refinaria de Pernambuco. “Não podemos permitir que seja tomada mais uma decisão em cima da perna. A definição da refinaria de Pernambuco nunca foi esclarecida”, criticou.

Para Rosado, o estado do Rio Grande do Norte seria a melhor localidade para instalação do novo empreendimento. “Eu defendo a instalação no Rio Grande do Norte, beneficiando a produção de petróleo do estado, com 100 mil barris por dia”, disse. O deputado alega que o investimento deve vir associado a um pólo petroquímico para atender também a produção de gás do Estado.

O coordenador da bancada baiana, Colbert Martins (PMDB), defende que a refinaria seja localizada na Bahia, ampliando empreendimentos já existentes. “A Bahia, por sua produção, por sua localidade seria um local estratégico”, argumenta. Questionado se o Maranhão poderia ser uma boa escolha para o investimento, o deputado também exigiu esclarecimento das razões técnicas. “Se for uma decisão baseada na localidade, por ser mais perto da América do Norte e estratégico para o mercado da América Central, eu concordo. Se prevalecer a questão logística, não há porque não ser no Maranhão”, ponderou.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) disse que o anúncio do ministro Lobão é natural. “É compreensível que como maranhense ele queira lançar a idéia da refinaria no seu estado”, avaliou. Mas o deputado não acredita que o empreendimento será viabilizado tão rapidamente. “Quando eu estava morando em Recife em 1985 já se falava em uma refinaria em Pernambuco. Hoje ela está sendo instalada. Quem sabe em 20 anos a refinaria do Maranhão se concretize”, disse. Aleluia disse que o Estado tem localidade estratégica por atender tanto ao Norte como ao Nordeste do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário