quinta-feira, 22 de maio de 2008

NA SEXTA-FEIRA SETE GOVERNADORES SE REUNEM NO MARANHÃO




O Maranhão sedia nesta sexta-feira, 23, a reunião para implantação do Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte.O evento acontece no Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, em São Luís, e será coordenado pelo governador Jackson Lago, com a participação dos governadores e representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Pará, Piauí e Tocantins.

O Fórum também terá a participação do secretário Especial de Portos, Pedro Britto e do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.


No evento os governadores que compõem o Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte farão pronunciamentos sobre os temas que vão defender como a união de todos em prol do desenvolvimento de uma região que corresponde a 43% de todo o território brasileiro.

Durante o Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte serão realizadas as palestras “O Corredor Centro-Norte e sua importância logística”, pelo diretor-gerente da Estrada de Ferro Norte-Sul, Eduardo Calleia Junger; “O Porto do Itaqui e o Corredor Centro-Norte”, com João Castelo Ribeiro Gonçalves, Presidente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) e “O Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) e o Corredor Centro-Norte”, proferida pelo diretor-geral do Denit, Luís Antonio Pagot.


A instalação do Fórum Permanente dos Governadores do Corredor Centro-Norte será oficializada com a assinatura de um protocolo de intenções entre os estados, visando o amplo debate das questões de produção de alimentos, bioenergia, minérios e da logística para a produção e escoamento destas riquezas; bem como da solução democrática dos problemas e da sustentabilidade ambiental. A entidade se reunirá, ordinariamente, uma vez por trimestre, sem prejuízo de reuniões extraordinárias sempre que houver matéria de urgência para ser discutida e deliberada, sob a coordenação do estado anfitrião.


O Fórum poderá também constituir comissão especial para lhe representar oficialmente em eventos e organizações congêneres e criar grupos de trabalho para execução de estudos e tarefas específicas. O Fórum, que terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2010, deverá ser uminstrumento de implantação das políticas nacionais de interesse dos Estados-Membros do Corredor. Entre suas competências, irá promover a articulação entre os Ministérios do Governo Federal e os governos estaduais, tendo como objetivo a implantação e dinamização da execução dos projetos incluídos no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento.


No encerramento do encontro, será assinado o termo de compromisso para instalação do Fórum por todos os governadores. A solenidade será encerrada com o pronunciamento do governador Jackson Lago. Ao final do encontro, os governadores concedem uma entrevista coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário