domingo, 25 de maio de 2008

ESTREITO É BENEFICIADO PELO CESTE COM USINA SOCIAL


Após três edições, o projeto Usina Social chegou ontem (24) ao município que dá nome ao empreendimento UHE Estreito. Realizado anteriormente nas cidades de Babaçulândia e Filadélfia, no Tocantins, e Carolina, no Maranhão, agora foi a vez da cidade de Estreito ter um dia inteiramente dedicado à cidadania. A ação é uma iniciativa do Consórcio Estreito Energia (CESTE), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, em parceria com o Sesi/TO e a prefeitura municipal, visando levar desenvolvimento e capacitação profissional às comunidades da área de abrangência da UHE Estreito.


Em Estreito, as atividades foram realizadas das 8 às 17 h, no Colégio Transamazônico, praça da Igreja Matriz. A população pode contar também com a emissão de documentos, aplicação de flúor, distribuição de kits de saúde bucal, além de programação lúdica e educativa para a criançada, tudo disponibilizado pelo CESTE. Durante todo o dia, aconteceu também uma vasta programação cultural e de shows.


A cada edição, o projeto Usina Social cresce em número de atendimentos realizados. Na primeira edição, em Babaçulândia, foram realizados 30 mil atendimentos e em Filadélfia, 57 mil. Em Carolina, por sua vez, foram mais de 65 mil atendimentos, um aumento de mais de 50% em relação à primeira edição.


Cursos – A comunidade de Estreito e região contou ainda com os cursos profissionalizantes, nos turnos matutino e vespertino. Nesta edição, foram oferecidos 12 cursos, com carga-horária que varia de 10 a 40 horas: assistente de creche, capacitação técnica gerencial de pequenos empreendedores, garçom, bijuteria, almoxarife, atendimento ao público, camareira, horticultura, bombons e docinhos, tortas, pizzaiolo e educação alimentar/Cozinha Brasil, curso que ensina como aproveitar melhor os alimentos em receitas de baixo custo e alto valor nutritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário