terça-feira, 13 de janeiro de 2009

EM PORTO FRANCO ASSENTAMENTO GANHA ESCOLA COM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

As famílias do Projeto de Assentamento (PA) Maravilha, localizado no município de Porto Franco, região sul do Maranhão, comemoraram com alegria os 12 anos de criação do assentamento, e o presente não poderia ter sido melhor. O PA recebeu no último sábado (10), uma escola fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão e a Prefeitura Municipal de Porto Franco.

A escola inaugurada conta com três amplas salas de aula, cantina e um laboratório de informática com cinco computadores com telas de LCD. Antes, já havia no assentamento uma escola pequena com duas salas de aula, agora serão cinco.

Funcionando nos dois turnos (manhã/tarde), a Escola Municipal do Assentamento Maravilha atende cerca de 127 alunos, entre os moradores do PA e de fazendas vizinhas, possui dez professores e oferece o ensino fundamental completo. Para o diretor da Escola, Lucimar Rodrigues Pereira, “a construção dessa outra escola é algo inédito na zona rural e que traz mais autonomia e responsabilidade para com a educação dos assentados”.

De acordo com chefe da Unidade Avançada do Incra de Imperatriz, José de Ribamar Redondo, a construção da escola foi financiada pela Prefeitura Municipal de Porto Franco. “A Prefeitura queria construir uma escola na zona rural, então escolheu o PA Maravilha para ser a sede. Ela solicitou ao Incra-MA a cessão de uso da área para a construção e o Incra concedeu. É um projeto que só tem a melhorar a qualidade de vida dos assentados”, ressaltou.

Para o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, a parceria com o Incra-MA para desenvolver o meio rural do município é fundamental. “A Prefeitura está implementando as políticas públicas de saúde, educação e assistência social também para os trabalhadores assentados. Não fazemos distinção entre a população urbana e a da zona rural. Estamos trabalhando para todos”, frisou.

O PA Maravilha faz jus ao nome. Criado em 1997 e com 52 famílias assentadas, o projeto de assentamento já dispõe de eletrificação rural, poço artesiano com rede de distribuição de água para as casas, construção de 11 quilômetros de estradas dentro do PA, casa de farinha, mini usina de beneficiamento de arroz e quase todos os assentados já acessaram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na categoria A. Além disso, o PA também tem uma Unidade de Atenção Básica de Saúde, com enfermeiros, médicos e odontólogos atendendo três vezes por semana e agora uma escola maior.

O presidente da Associação dos Assentados do PA Maravilha, Rosalino Alves Santana, destacou que agora que o PA está bem estruturado, os assentados pretendem investir para melhorar a produção. “Nós já produzimos aqui milho, feijão, abacaxi, inhame e leite. Queremos nos organizar melhor e acessar outras linhas do Pronaf para aumentarmos nossa produção e não precisarmos mais vender para atravessadores. Queremos melhorar a comercialização dos nossos produtos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário