domingo, 27 de dezembro de 2009

HELICÓPTERO QUE DESAPARECEU NO MA É ENCONTRADO PRÓXIMO A CAROLINA

Os destroços do helicóptero Robinson R-44, que estava desaparecido desde o último dia 23, na região Sul do Estado foram encontrados na manhã deste domingo (27) pelo grupo de resgate da Aeronáutica. Os restos do aparelho estavam em uma área de cerrado a aproximadamente 60 km do local de onde decolou pela última vez, o aeroporto de Carolina, a 823 km de São Luis.

A maior peça é um pedaço da calda com aproximadamente 50 cm. Próximo do que restou da calda, a operação de resgate encontrou um monte de cinzas e outra pequena parte do helicóptero. Os corpos dos pilotos Endel Gabriel e Aloysio Texeira foram encontrados carbonizados perto do destroços. A área foi isolada imediatamente pela Aeronáutica.

Localização

O lavrador Elcias Ferreira Barros foi decisivo na localização dos destroços do helicóptero e dos corpos dos pilotos. Ele disse, ao comando da operação de resgate da Aeronáutica, que estava em sua roça, na tarde da última quarta-feira (23), quando viu "o 'avião' como se fosse atravessar a serra. O 'avião' subia e descia, depois caiu e explodiu". Hoje pela manhã o lavrador auxiliou nas buscas, coordenadas pelo capitão da Aeronáutica Silvio Roberto Assunção, que foi o primeiro a confirmar a localização dos destroços, o comandante revelou que não havia dúvida sobre a gravidade do acidente.

Corpos

Após a pericia no local do acidente, os corpos foram levados para Imperatriz em um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), onde chegaram por volta das 17h30. No início da tarde, uma viatura do Instituto Médico Legal (IML), estacionou em uma área reservada do Aeroporto Renato Cortez Moreira, após instruções do comando da operação. Neste momento, os corpos estão na sede do IML que fica às margens da BR-010, no perímetro urbano da rodovia.

O médico que faz a perícia não falou com a imprensa. Ninguém da equipe médica ou da equipe de resgate disse quando os corpos serão librados aos familiares. No aeroporto de Imperatriz um grupo de amigos dos dois pilotos aguardavam os corpos e se comoveram com a situação.

Investigação

Uma equipe do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), se deslocou para a cidade de Carolina para investigar as causas do acidente. A região onde o helicóptero caiu é formada por morros e serras, com ventos fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário