quinta-feira, 4 de junho de 2009

PREFEITO DE JOÃO LISBOA É CASSADO

O prefeito reeleito de João Lisboa, Emiliano Menezes (PDT), foi cassado ontem pela Justiça Eleitoral. A ação de Representação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, à época conduzido pela promotora Raquel Chaves Duarte Sales, que pediu a cassação por abuso do poder econômico, caixa dois e uso irregular de concessão pública de ônibus durante a campanha eleitoral. Juntamente com o prefeito, foi cassada também a vice-prefeita, Edna Maria Oliveira (PHS).

A solicitação do MPE foi efetuada ainda no começo do ano. Desde então, diversas audiências foram efetuadas no Fórum de Justiça de João Lisboa. A última delas, no dia 21 de maio último, com a presença da promotora Maria José e presidida pelo juiz Flávio Roberto, da 58ª Zona Eleitoral (João Lisboa). Nesta audiência, quatro testemunhas de defesa foram arroladas, mas duas foram desqualificadas pelo juiz, e das duas que restaram, uma não compareceu. A única que foi à audiência, o funcionário de uma empresa de ônibus que teria, segundo a denúncia, feito transporte de eleitores no dia da eleição, chegou a receber voz de prisão por ter mentido. Advogados conseguiram evitar que ele saísse da audiência direto para a cadeia.

Passado o prazo de cinco dias úteis para a apresentação das alegações finais, o processo foi julgado e a decisão divulgada ontem. Emiliano pode recorrer.

Eleito em 2004, Emiliano Menezes foi reeleito em 2008, com 5 mil e 865 votos. Em seu lugar, assume o segundo colocado, Jairo Madeira (PSDB), que recebeu 3 mil e 755 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário