
Numa votação de mais de quatro horas, a Assembléia Legislativa do Maranhão negou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorização para que o governador Jackson Lago seja processado pelas denúncias da Operação Navalha. O placar da votação nominal ficou assim: 27 votos a favor do relatório da CCJ - que negou a autorização ao Tribunal nesta segunda - e 13 contra. Os deputados Antônio Pereira e Nagib Haikel estavam ausentes.
A votação já era esperada. Durante toda a sessão, os oposicionistas já lamentavam a postura dos aliados. Atualmente, a maioria dos parlamentares da AL vota com o governo e diz não acreditar que Lago esteja envolvido em esquema de fraude em licitações montado pela empreiteira baiana Gautama.
Não satisfeita, a oposição registrou um voto em separado e vai enviá-lo ao Superior Tribunal de Justiça. Raimundo Cutrim, um dos oposicionistas disse que "o parlamento impediu que o governador provasse sua inocência". Já os parlamentares aliados, afirmam que "não há provas, só citações" nos autos da denúncia encaminhada pela Procuradoria-Geral da União ao STJ.
Influência-O líder do governo na Casa, Edivaldo Holanda, negou que Jackson tenha tentado influenciar no resultado da votação. Assim como ele, todos os governistas que discursaram ao longo da sessão - total de cinco - negaram qualquer influência. Afirmaram que a bancada chegou a encontrar o governador, mas que Lago não pediu a rejeição do pedido do STJ.
Votaram "não" (contra o relatório da CCJ que rejeito a investigação) 13 deputados. Votaram "sim" (a favor do parecer do relator) 27 deputados. Duas ausências foram registradas.
Afonso Manoel: Sim
Alberto Franco: Sim
Antônio Barcelar: Sim
Antônio Perreira: Ausente
Arnaldo Melo: SimCamilo Figueiredo: Sim
Carlos Alberto Milhomem: Não
Carlos Filho: Não
César Pires: Não
Cleide Coutinho: Sim
Edivaldo Holanda: Sim
Deputado Elisiane Gama: Sim
Fátima Vieira: Não
Francisco Gomes: Não
Fufuca Dantas: Sim
Graciete Lisboa: Sim
Graça Paz: Sim
Helena Barros: Não
Hélio Soares: Não
João Batista: Sim
João Evangelista: Sim
Nagib Haikel: Ausente
José Lima: Sim
Jura Filho: Não
Marcelo Tavares: Sim
Marco Caldas: Sim
Maura Jorge: Não
Mauro Jorge: Sim
Max Barros: Não
Nonato Aragão: Sim
Paulo Neto: Sim
Pavão Filho: Sim
Pedro Veloso: Sim
Penaldo Jorge: Sim
Raimundo Cutrim: Não
Ricardo Murad: Não
Rigo Teles: Sim
Rubens Pereira Júnior: Sim
Soliney Silva: Sim
Stênio Rezende: Sim
Valdinar Barros: Sim
Vitor Mendes: Não
Nenhum comentário:
Postar um comentário