
Os termos da parceria para a construção desse novo hospital foram finalizados na última quinta-feira (22) no gabinete do secretário, em São Luís, tendo como testemunhas o secretário da Infraestrutura, Roberto Alencar, e o diretor do Hospital Regional Materno Infantil, Deusdedith Sampaio.
Antes, na quarta-feira, o prefeito Madeira já havia conversado com o governador Jackson Lago e com o secretário de Estado do Planejamento, Aziz Santos, sobre esse mais novo investimento do governo em Imperatriz, desta vez em convênio com o município.
O secretário Edmundo Gomes reiterou que a vontade do governador Jackson Lago é avançar com o projeto e cumprir logo com todas as formalidades legais para que a obra seja iniciada.
"Nós, o governo do estado, e a prefeitura queremos entregar esse hospital à população de Imperatriz até o final deste ano", disse o secretário.
O prefeito Madeira comemorou o fechamento da parceria. Ele avalia que a construção desse hospital vai desafogar o Socorrão, que há muito tempo já não suporta a demanda. Isso porque, além dos pacientes de Imperatriz, assiste doentes de vários municípios, incluindo alguns do norte do Tocantins e sul do Pará.
Área de 30 mil metros - O novo Socorrão Municipal, de 120 leitos, será erguido numa área de 17 mil quadrados, nas imediações da Faculdade de Imperatriz. A área é uma doação do médico Antônio Leite para a prefeitura. A doação foi feita ainda na gestão anterior, mas ontem Leite a reiterou. "O hospital só não será construído nessa área se o prefeito não quiser", disse o médico.
Antônio Leite informou que, além dos 17 mil metros quadrados, logo em frente da mesma, tem uma área de 13 mil metros que já é da prefeitura. "Portanto, são 30 mil metros que a prefeitura tem para a construção de um grande hospital", destacou.
Hospital Geral
As pretensões do prefeito Madeira vão além da construção de um novo Socorrão Municipal. Ele informou, e já antecipou essa vontade ao governador Jackson Lago, que vai iniciar a luta pela construção de um Hospital Geral. Essa casa hospitalar seria erguida ao lado do futuro Socorrão.
"Já estabelecemos essa meta, a de construir, além do Socorrão, o Hospital Geral de Imperatriz. Como já fizemos, com esse hospital de emergência, também vamos atrás das parcerias para alcançarmos essa meta, dentro desse mandato", disse o prefeito.