sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF VIRÁ A ESTREITO INAUGURAR HIDRELÉTRICA

A presidente Dilma Rousseff participará da inauguração da Usina Hidrelétrica de Estreito, no próximo dia 17. A Assessoria de Imprensa da Presidência da República confirmou a presença dela no Maranhão. Será a primeira viagem de Dilma Rousseff ao estado como presidente.

A presença de Dilma no Maranhão atrairá todas as atenções da classe política local. Em especial daqueles envolvidos na eleição para prefeito de São Luís. Por isso, não está descartada a ida do candidato Edivaldo Holanda Jr.a Estreito, já que o PTC, seu partido, o PC do B e o PSB, que compõem a sua coligação, fazem parte da base de apoio ao Governo Federal.

Usina

A Usina Hidrelétrica Estreito está localizada entre os estados do Maranhão e Tocantins e é considerada uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Informações gerais

Usina Hidrelétrica Estreito
- Capacidade instalada: 1.087 MW
- Localização: no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e do Tocantins
- Mão-de-obra diretamente empregada no pico das obras: 10 mil diretos e 25 mil indiretos
- Área do reservatório: 555 km², incluindo a calha natural do Rio Tocantins
- Municípios da área de abrangência: Estreito e Carolina (Maranhão), Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins).
- Unidades geradoras: Oito turbinas tipo Kaplan

CANDIDATO A PREFEITO DE SENADOR ALEXANDRE COSTA TEM PRISÃO DECRETADA

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, falou, em entrevista na manhã desta quinta-feira (11), sobre a segurança nas eleições e sobre os protestos de eleitores no interior do Maranhão.

Sobre o quebra-quebra na cidade de Senador Alexandre Costa que ocorreu na última segunda-feira (8), o secretário foi enfático. “Esse é um registro pós-eleição e eu digo que são marginais que insuflam a população, descontentes com o resultado das urnas. Estamos agindo de maneira muito dura, até por uma questão de caráter pedagógico, estamos com quatro pessoas presas, e com a decretação da prisão do candidato a prefeito e vice-prefeito daquela cidade, que foram os responsáveis por esse tumulto. A prisão saiu essa noite e já estamos com todas as polícias da região em busca dos dois”, adiantou. O secretário não informou o nome dos procurados.

Secretário de Segurança Pública do Maranhão Aluísio Mendes


Aluísio Mendes elogiu o trabalho das forças policias no período das eleições em todo o Maranhão. “O planejamento feito serviu de exemplo para o Brasil. Esse sucesso se deve, em princípio, ao Tribunal Regional Eleitoral, que de maneira muito inovadora, com três meses de antecedência se reuniu com todos os atores, o Sistema de Segurança Pública, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e planejamos, com bastante antecedência, a ação das forças de segurança pública durante as eleições.

 Identificamos os pontos onde, historicamente, temos problemas, e a Inteligência também ajudou muito, levantando mesmo aqueles lugares onde não havia histórico de violência poderiam ocorrer algumas questões. O resultado foi que não houve nenhum incidente grave durante o período das eleições”, afirmou.

Segundo o secretário, foi constatada a formação de milícias em cinco municípios do Maranhão. “Todas foram desmontadas e os elementos identificados e presos, e vão responder por esses crimes. A lei é muito abrangente e aquele que organiza a milícia também é responsabilizado, a investigação agora quer apontar quem foram as pessoas que trouxeram as milícias pra cá”, finalizou.

CASO DÉCIO: JUSTIÇA NEGA HABEAS CORPUS AOS ACUSADOS JOSÉ E GLÁUCIO ALENCAR

Em  decisão unânime, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou nesta quinta-feira (11) pedido de habeas corpus para os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho. Eles são dois dos denunciados pela morte do jornalista Décio Sá, assassinado a tiros na noite de 23 de abril deste ano, no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís.

A votação foi de acordo com o parecer assinado pelo procurador de justiça Marco Antonio Guerreiro, confirmado em banca pela procuradora de justiça Rita de Cássia Moreira. Segundo o entendimento do Ministério Público estadual, os autos demonstram a materialidade do crime e indícios suficientes que apontam os dois como mandantes do assassinato do jornalista.

O relator, desembargador Raimundo Nonato de Souza, constatou que a decisão que decretou a prisão preventiva está calcada em requisitos e pressupostos constantes do Código de Processo Penal, bem como em elementos concretos. Concluiu que a manutenção da prisão foi manifestadamente fundamentada, sem qualquer afronta à Constituição Federal.

José de Alencar Miranda Carvalho e Gláucio Alencar Pontes Carvalho


O desembargador Bernardo Rodrigues concordou com o relator e enfatizou que crimes dessa natureza são crimes contra a humanidade. O juiz José Costa, convocado para compor quórum, também votou pela denegação do habeas corpus.

DEFESA- A defesa dos acusados sustentou que os dois foram presos de forma contrária à lei e que houve falta de fundamentação no decreto de prisão preventiva, assinado pela juíza Ariane Castro Pinheiro. Alegou que a medida não pode ser usada pelo poder público como instrumento de punição antecipada e que não ficou demonstrada a necessidade da prisão. Pediu a revogação do decreto.

A decisão, assinada em 9 de agosto, decretou a prisão preventiva de dez acusados de envolvimento na morte do jornalista, entre eles os dois empresários e Jhonatan de Sousa Silva, denunciado como o executor do crime. À época, a juíza disse ter sido o crime praticado com indícios de que se trate de organização de expressivo poderio econômico e intervenção malévola na sociedade civil e que representa evidente risco à garantia da ordem pública e econômica, pois, em liberdade, poderiam repetir as condutas.

Em seu voto, o relator citou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio TJMA, que denegaram pedidos de habeas corpus em casos semelhantes. Raimundo Nonato de Souza entendeu que a medida cautelar encontra-se respaldada em justificativa idônea e suficiente à segregação provisória.
(Ascom/TJMA)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

COMPRA DE VOTOS CORREU SOLTA EM ESTREITO

O que aconteceu em Estreito neste domingo foi uma das maiores afrontas a justiça e a democrácia que a cidade já vivenciou. O prefeito eleito Cícero Neco (PMDB) usou e abusou do poder econômico para ganhar a eleição a qulaquer custo, a compra de votos correu solta na cidade, sem nenhum membro da jutiça eleitoral incomodar o candidato de Roseana Sarney.

Eleitora registra voto e ainda divulga no facebook, a justiça calada tava calada ficou.

Tudo foi permitido em Estreito, compra de votos, boca de urna, até mesmo mesários entraram no jogo sujo feito pelo Peemedebista. Segundo informações o grupo do prefeito eleito saiu às ruas na madrgada de sábado comprando título e identidade de eleitores, pessoas carentes e desprovidas de conhecimento foram o alvo do grupo, as pessoas que eram tidas como eleitores certos de Verbena recebiam uma quantia que ia de R$ 50 a R$ 500, em troca entregaram os seus documentos aos cabos eleitorais do candidato, que estão encarregados de começar a devolução dos documentos a partir de segunda - feira, impedindo estas pessoas de votarem.

Outra forma também era o eleitor registrar o momento da eleição para poder comprovar que votou em Cicin. Em Estreito a justiça parece que não existe, pois é proibido adentrar a cabine de votação com qualquer aparelho que possa ser utilizado para tirar foto, em todo o Brasil vimos neste domingo diversas pessoas serem presas durante a votação por tirarem foto ao votar, mas em Estreito a jovem Mayda Mayane Bandeira,  registrou o voto e como afronta maior ainda publicou no facebook horas após votar e a justiça nada fez, de braços cruzados estava de braços cruzados ficou.

Exitem relatos por toda a cidade de que mesários fizeram vistas grossas para o uso de celulares durante a votação. O objetivo seria permitir que os eleitores registrassem o momento do voto, para comprovar realmente que votou no candidato, em troca todos já sabem o que eles receberam, $.

Fica a nossa prgunta: Até quando a justiça de Estreito vai fechar os olhos e fingir que nada viu? Até quando essa cidade vai sofrer nas mãos de administradores corruptos que se elegem na base de compra de votos? Até quando o povo vai permitir ser enganado? Em toda eleição é assim, o povo só acorda quando está na chibata.

domingo, 7 de outubro de 2012

CONHEÇA OS PREFEITOS ELEITOS NA REGIÃO TOCANTINA

Com praticamente todas as urnas finalizadas, todas as cidades da região tocantina já conhecem seus prefeitos. Veja quais os prefeitos eleitos na região.

IMPERATRIZ - Sebastião Madeira (PSDB) foi reeleito com mais de 57% dos votos válidos. O tucano esmagou seus adversários, ficando quase com o dobro de votos de Rosangela Curado, segunda colocada com 31%.

PORTO FRANCO - Aderson Marinho Filho, o Adersinho (PDT), é o prefeito que substituirá Deoclides Macêdo. Com mais de 56% dos votos válidos, Adersinho derrotou o médico Nelson Horácio, que ficou com 43% dos votos.

CAMPESTRE - Valmir Morais (PT) foi eleito com mais de 60% dos votos válidos. Marcones Ribeiro ficou em segundo lugar com 38% dos votos.

LAJEADO NOVO - Dr. Edson (PC do B) levou quase 48% dos votos, desbancando o atual prefeito Raimundinho Barros, que ficou com 39,58%.

SÃO JOÃO DO PARAISO - Em uma armadilha para os eleitores, o ex-prefeito Zé Aldo (PRB) foi substituido pelo seu filho momentos antes das eleições, como os eleitores não tomaram conhecimento dos fatos armados pelo ficha suja, seu substituto foi eleito com 29,42% dos votos. Como se diz, eita povo que gosta de sofrer.

RIBAMAR FIQUENE - Vasco (PSB) é o novo prefeito eleito com mais de 42% dos votos válidos.

GOV. EDSON LOBÃO - Evando (PRB) é o novo prefeito eleito com 43,29% dos votos válidos.

SÍTIO NOVO - Com 56% dos votos João Pequiá (PTB) derrotou o atual prefeito Dr. Jansen, que ficou com 44% dos votos. João Pequiá foi eleito por uma maioria que há muito vinham sofrendo com a péssima administração de Jansen e dos prefeitos anteriores.

ESTREITO - Com 50,31% dos votos e sob forte suspeita de compra de votos, Cicin (PMDB) é o prefeito eleito para governar a cidade mais sucateada da região tocantina. Verbena Macedo (PDT) ficou com 42,73% dos votos, ocupando o segundo lugar.

sábado, 6 de outubro de 2012

GUGU E O QUADRO DE VOLTA PRA MINHA TERRA ESTARÁ EM PORTO FRANCO NESTE DOMINGO

O Apresentador levará Nelson Horácio, o candidato da Oligarquia, de volta a Fortaleza dos Nogueiras, de lá o candidato deverá iniciar uma nova empreitada: Conquistar Buriti Bravo, conforme o mesmo anunciou em seus panfletos: Nelson Horácio lidera com quase 50% em Burití Bravo. Se cuida Burití porque o Nelson vem ai!


Já está tudo acertado entre o apresentador Augusto Liberato, o Gugu da rede Record e o grupo Fia & Vampiros S/A, para o apresentador está neste domingo a partir das 19 horas na cidade de Porto Franco, onde irá gravar o DE VOLTA PRA MINHA TERRA. Pelo acordo, Gugu levará de volta a Fortaleza dos Nogueiras o candidato a prefeito de Porto Franco, que é médico mas está perdido e com certeza ficará sem ao menos uma moedinha pra voltar para sua cidade, já que mesmo vendo o tamanho da derrora, o candidato insiste em comprar votos, com tudo ficará sem nada, já que até sua caminhoete deve está sendo tomada no final deste domingo por um agiota que emprestou dinheiro ao candidato.

Quem ver de perto sente até pena da situação do candidato, que já torrou mais de 5 milhões em uma campanha onde a única arma é o dinheiro para comprar votos, lembrando que nestes 5 milhões não está computado as milhares de cirurgias feitas pelo candidato em troca de votos. O dinheiro desviado da saúde, através da ong Bem Viver, que foi enviado pelo Vampiro da saúde Antonio Pereira, para distribuição de Cestas básicas como moeda de compra de votos, já está chegando ao final, o que restava deu mal para imprimir alguns panfletos mentirosos, de uma pesquisa falsa que foi proibida de ser divulgada pelo Juiz Eleitoral Armindo Reis Neto, o melhor de tudo foi ver os panfletos mentirosos se desmascarando por sí mesmos, no panfleto estava escrito: Nelson Horácio lidera com quase 50% em Burití Bravo, vemos aqui o que poderia ser a próxima cidade a ser atacada por Nelson Horácio.

Mas como o quadro do apresentador só leva pessoas de volta a sua terra, o candidato deve está planejando passar uns dias em sua terra e tomar cabo para Buriti Bravo, a próxima cidade onde Nelson deve armar acampamento.

Por isso não percam, neste domingo todos em frente a casa do Dr. Nelson, digo, ex-casa, pois agora é de um agiota, lá vocês acompanharão o Gugu levar de volta pra minha terra o candidato da oligarquia Sarney, que será derrotado, segundo o que mostrou a maior carreata que Porto Franco já viu e que serviu para mostrar a realidade, ou seja Adersinho 12, filho de Porto Franco, será o prefeito que dará continuidade ao trabalho do melhor prefeito do Maranhão. Será emocionante!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CONSTRUTORA DO CANDIDATO CICIN DÁ CALOTE EM FUNCIONÁRIOS

A Construtora do candidato a prefeito de Estreito, dá calote em funcionários, ao não pagar salários dos trabalhadores, o caixa da construtora está zerado devido aos gastos milionários de sua campanha.

Uma amostra de como seria a administração de Cicin em Estreito é ver a situação de como se encontra a folha de pagamento da construtora aliança, que todo mundo sabe em Estreito que é do Sr. Cícero Neco, praticamente todos os trabalhadores estão sem receber seus salários, e o que nos choca é saber que aqueles que têm cargos de direção estão recebendo, mas aqueles que trabalham no pesado estão sem receber seus salários. São pessoas humildes, que trabalham por necessidade e que estão passando até por humilhações perante os seus credores.


O que estamos aqui colocando não são falácias são fatos, que qualquer um pode comprovar com os trabalhadores da construtora do candidato. Um senhor que preferiu não se identificar com medo de represálias, informou com detalhes que está há mais mês sem receber e que ao procurar o seu superior foi informado que pagamento só após a política, pois não há mais dinheiro no caixa da empresa, tudo foi gasto na campanha milionária que o candidato vem fazendo e disse mais ao trabalhador que disse está sofrendo pressão de seus credores: Conta todo mundo tem, continua enrolando, quando nós ganharmos você paga sua conta.

Isso só vem mostrar como seria a administração de Cicero Neco, um homem que não se importa nem ao menos se seus funcionários tem ou não o que comer, o que interessa pra ele no momento é ganhar a eleição, custe o que custar. Imagine só como ficaria o funcionalismo público, se ele como empresário não honra nem mesmo a folha de pagamento de seus colaboradores, honrará uma folha de pagamento da prefeitura?

O povo de Estreito precisa abrir os olhos e começar a enxergar o que está por trás de tudo, a ordem de Roseana é vencer a qualquer custo, mesmo que para isso seja necessário até mesmo comprar autoridades. O canddato vem escondendo seus apoiadores e de onde vem os recursos de sua campanha, ele prega que tem dinheiro e ai nos perguntamos: Porque ele não paga seus funcionários? Na verdade o candidato já faliu a sua empresa, que sempre viveu de fachada e agora é ganhar ou ganhar. O dinheiro que financia Cicin vem nada mais nada menos que dos recursos da saúde, desviados por Ricardo Murad e Antonio Pereira, através de uma instituição chamada Bem viver, Cicin está querendo na verdade é virar um sanguessuga, assim como o seu mentor e padrinho político, Antonio Perera.

ESTADO PAGOU R$ 800 MIL PARA ESCUTEC ALTERAR PESQUISA EM ESTREITO

A vitória de Cicin em Estreito é de grande interesse da governadora Roseana Sarney e do Ceste, o grande interesse da governadora é poder usar os recursos que o Ceste repassará ao município na campanha do seu grupo em 2014.
O candidato da governadora Roseana em Estreito, Cicin Neco do PMDB, é a única opção que restou, para tentar conter o avanço dos partidos de oposição, nas principais cidades do Estado na região Sul, visto que em Imperatriz a eleição está consolidada para Madeira, (PSDB) em Açailandia com o provável impedimento de Gleyde (PMDB)  a vitória pode ser folgada para Élson (PSDB). A unica saída para o governo conter o avanço nas cidades  "tríplice Sul Maranhense" é conter a candidata Verbena Macedo (PDT) que estadualizou a eleição com o forte apoio do Deputado Domingos Dutra (PT), Flávio Dino (PC do B), o deputado Estadual Bira do Pindaré (PT) e o deputado Federal do PSDB Carlos Brandão.

A ultima empreitada do governo, que fez um contrato de 800 mil reais com a ESCUTEC, (veja aqui) empresa de pesquisa, foi inflar os resultados no Estreito, tanto tirando números positivos de Verbena do PDT, como aumentando sua rejeição, desconstruindo totalmente a imagem cansada e pesada do seu principal adversário, Cicin, que ainda não levou Roseana Sarney, principal apoiador ao palanque, e ainda tentar esconder o apoio do grupo oligarca a sua candidatura.

Escutec segue o mesmo caminho do instituto  ECONOMÉTRICA, que sacrificou numeros para fazer o "mimo" do Estado, e acabou tendo que fechar, afinal, a credibilidade ainda é o fator primordial para a divulgação de uma pesquisa, afinal, Quem vai pagar pelo que não se pode divulgar?

Em Estreito, na reta final e com números desfavoráveis, o Estado implanta sua estrutura em função de Cicin, para continuar comandando a cidade - uma máquina de arrecadação de impostos! -  Mas que assiste o quanto é prejudicial instalar uma gestão ligada a principal empregadora da cidade, a Cest hidrelétrica, e a cidade que é o portal Sul Maranhense - a principal porta para o Centro-oeste do Brasil -  é também a mais sucateada; da saúde à infraestrutura.

Estreito é uma cidade que recebeu a principal produtora de energia do Centro-Oeste e Nordeste do País, mas não conhece os frutos de tal empreendimento, justamente por ter uma gestão totalmente comprometido com os interesses privadosda Cest.

Quais as transformações que o Estreito poderá ter, se por um acaso, ou injustiça do destino, Cicin, o candidato da Cest e do governo do Estado – que não possui nenhuma obra na cidade -, vir a passar para as mãos dos interesses políticos empresariais, e, totalmente comprometido com o sistema?

 A PESQUISA

A ESCUTEC, em uma pesquisa encomendada por Roseana Sarney, para não comprometer a credibilidade do instituto, fez um breve relato, desnecessário, sobre a quantidade de eleitores, em porcentagem, que poderiam mudar seu voto, vejamos:
Segundo o instituto, “... 12,5% admitem que pode modificá-lo” ( segundo escutec).

Conversamos com um estatístico que afirmou: Não há necessidade do instituto ter feito tal observação, mas pelo fato da pesquisa -  que foi feita com a intenção de manipular o processo, ou causar duvidas ao eleitor – não atingir o objetivo proposto, (inflar os pontos do candidato da Roseana) comparando com a ultima pesquisa feita pela CONSTAT que mostra a candidata Verbena 6 pontos a frente de Cicin, a ESCUTEC, supostamente, não perderia a credibilidade, apesar de ter aceitado claramente alterar os números, pois teria a desculpa que: a vitória de Verbena seria em razão da mudança de opinião do eleitorado, justamente os 12% colocados em duvidas pela estatístico da ESCUTEC.

Os 49% de Cicin, contra os 37% de Verbena Macedo, faltam exatamente 12% de um para o outro, mais os 7% consolidados de Zeca Pereira. Na CONSTAT, Verbena está com 46%, enquanto Cicin aparece com 39%, Em outros tempos, e sem fatos políticos relevantes que considerem a mudança radical de opinião, seria um fato histórico, se não fosse bem manipulado e deixado de sobra pela ESCUTEC a diferença de 12%, que serão exatamente, se não houver nenhum fato novo, a diferença real depois das 22 horas do dia 07 de outubro, que comprovará o erro do instituto.

Se o governo do Estado não tivesse pago 800 mil reais para a ESCUTEC fazer pesquisas, talvez, quem sabe, daria até para acreditar nos números, que até mesmo os aliados e apoiadores de Cicin, acreditam que a divulgação da pesquisa não trará efeito nenhum, alem de ter sido divulgada na hora errada.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

NELSON HORÁCIO SERÁ CONTRA A PONTE ENTRE PORTO FRANCO E TOCANTINÓPOLIS

Depois de comprar votos com cestas básicas Nelson Horácio faz acordo com dono da Pipes, em troca de 5 mil camisetas Nelson faria de tudo, caso eleito, para que a ponte entre Porto Franco e Tocantinópolis não venha a ser construída.

O candidato a prefeito de Porto Franco, Nelson Horácio, que é apoiado pela governadora Roseana Sarney e pelo deputado sanguessuga Antônio Pereira, não está nada satisfeito com sua eminente derrota. Depois de ter sido flagrado comprando votos com cestas básicas, surge mais uma grave denúncia contra o futuro João Ricci II.


Cestas Básicas Apreendidas pela Polícia, que seriam
Usadas para compra de votos.

Segundo informações, o empresário Pedro Iran, dono da empresa Pipes, fez um presentinho de 5 mil camisetas verdes que serão distribuidas aos eleitores horas antes das eleições, as camisetas estão sendo confeccionadas em uma fábrica clandestina na cidade, este blog já está investigando o local para dar o flagra. Mas o pior de tudo não é simplesmente o candidato ter recebido a doação do dono da balsa que faz a travessia entre Porto Franco eTocantinópolis, o mais agravante é o teor do acordo entre os dois.

Como é de conhecimento de todos, o empresário Pedro Iran é um dos únicos que é contra a construção da ponte da liberdade, que ligará Porto Franco a Tocantinópolis, trazendo desenvolvimento para estas duas cidades e toda a região. Mas pelo acordo, caso Nelson fosse eleito, o mesmo faria de tudo para que a ponte não fosse construida, como a construção depende de empenho do executivo municipal para a liberação das licenças ambientais, o serviço de Nelson seria atrapalhar a todo o custo o desenvolvimento dessa duas cidades.
Pedro Iran, dono da Pipes que doou 5 mil camisetas
A Nelson, em troca a ponte não sairá.
Vemos até aqui inúmeros atos de desrespeito praticados contra a população por parte do candidato, mas firmar um acordo destes é uma vergonha, um canddato que se diz preocupado com o povo, mas que na verdade só está preocupado consigo mesmo e com seu grupo que é composto por Fia Nogueira, Roseana Sarney, Antonio Pereira e agora pelo candidato a prefeito de Estreito, Cicero Neco.

O povo precisa está atento, um canddato que faz um acordo destes não merece seu voto. Nelson dá uma d bonzinho hoje, mas todos fiquem esperto, porque se caso fosse eleito o candidato transformaria em poucos dias a linda Porto Franco em um Estreito dá vida ou em uma Fortaleza dos Horácio. Tudo que o candidato quer é garantir o bem estar do seu grupo, segundo a cidade sabe Nelson tem irmãos até psitoleiros, isso mostra um pouco de quem ele realmente é.

EM VARGEM GRANDE GESTORES SÃO ACIONADOS PELO MP/MA POR DESVIOS DA SAÚDE

A Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande ajuizou, em 27 de setembro, Ação Civil Pública contra o prefeito do município, Miguel Rodrigues Fernandes, a ex-secretária municipal de saúde, Conceição de Maria Mesquita de Mesquita, a atual secretária municipal de saúde, Shirlândia das Dores Marinho Sousa, a tesoureira municipal, Joana Darck Pereira Costa e o diretor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vargem Grande, Luis Henrique Costa Freire, por ato de improbidade administrativa por desvio de recursos públicos.

O valor desviado de R$ 240.364,95 mil integrava o Fundo Municipal de Saúde (FMS) e deveria ser empregado para tratamento de pacientes com problemas oftalmológicos. Os recursos foram repassados em agosto de 2010 pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) do Governo Federal, que seria destinado a procedimentos ambulatoriais e autorização de tratamentos de alta complexidade em pacientes com glaucoma.

Pelo convênio, caberia à APAE realizar os procedimentos oftalmológicos. Porém, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS verificou, em outubro de 2011, que na época a instituição não realizou nenhum atendimento oftalmológico. Mesmo assim, a tesoureira, a atual e a ex-secretária de saúde de Vargem Grande movimentaram o dinheiro do convênio e pagaram pelos serviços médicos não realizados. O MPMA questiona também o prefeito, que é médico, por não supervisionar as movimentações, especialmente as relacionadas à sua área de formação profissional.

“A quantia significativa desviada do erário público, representa o descaso com a saúde pública local, considerando que nenhum paciente acometido de glaucoma foi atendido, situação que revela a insensibilidade, a irresponsabilidade, a desonestidade, entre outras apreciações, com o patrimônio público e as pessoas destinatárias do atendimento médico referenciado, acentuando, aqui, que essas pessoas são pobres, excluídas, e que, em regra, não são alcançadas pelas políticas públicas, como a política pública de saúde”, questiona o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto.

O MPMA pediu à Justiça a determinação, em caráter liminar, da indisponibilidade dos bens dos réus, inclusive, dos imóveis e automóveis. Além disso, o promotor de justiça Benedito Neto requer a condenação do prefeito Miguel Rodrigues Fernandes a perda do mandato e suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa no valor de R$ 490.729,90 mil e ressarcimento de R$ 84.127,73 mil ao FMS.

Também solicita a condenação de Conceição de Maria Mesquita à suspensão dos direitos políticos por oito anos, perda do cargo de vice-prefeita, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento de R$ 84.127,73 mil; perda do cargo de secretária municipal de saúde de Shirlândia das Dores Marinho, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil; perda do cargo de tesoureira de Joana Darck Pereira, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil; o diretor da APAE Luis Henrique Costa Freire de suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil.
(CCOM-MPMA)

POLÍCIA FEDERAL REALIZA OPERAÇÃO EM SÃO BENTO

A Polícia Federal deflagrou a Operação Veto na manhã de hoje (03/10), na cidade de São Bento/MA. Foram cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela 38ª Zona Eleitoral do Maranhão, visando localizar e apreender documentos de identidade falsificados e material utilizado para a sua falsificação, bem como títulos eleitorais de terceiros que estavam sendo indevidamente retidos. Os Mandados foram cumpridos em três endereços de pessoas ligadas a um candidato a vereador de São Bento.

A ação foi desencadeada a partir de requisição do Promotor de Justiça Eleitoral devido a denúncias de que documentos estariam sendo falsificados para serem utilizados no dia da eleição, com o objetivo de fraudar a votação. Segundo as denúncias, um candidato a vereador estaria arrecadando títulos eleitorais de pessoas da cidade de São Bento e falsificando documentos de identidade com o nome dos referidos eleitores para serem utilizados por terceiros de sua confiança no dia do pleito e que votariam no lugar dos verdadeiros eleitores. Tal ação visava garantir uma expressiva votação para o candidato.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tentativa de votação em lugar de outrem, falsificação de documentos para fins eleitorais e falsidade ideológica com fins eleitorais (art. 309, art. 348 e art. 350 do Código Eleitoral), com penas previstas de até seis anos de reclusão.

A Operação Veto foi assim nomeada como referência às condutas que são proibidas – ou vetadas - durante as eleições, ao mesmo tempo em que pode ser associada ao voto.

Será concedida entrevista coletiva às 10h30min na sede da Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão, na Avenida Daniel de La Touche, nº 4000, Bairro Cohama, São Luís/MA

terça-feira, 2 de outubro de 2012

EM DISPUTA ACIRRADA VERBENA MACEDO VENCERIA CICIN EM ESTREITO, DIZ CONSTAT

Estreito - A candidata a prefeita de Estreito, Verbena Macedo (PDT), abriu 6,3% pontos percentuais à frente do candidato do governo, Cicin Neco (PMDB).

VERBENA DISPAROU COM 46,13%

A pesquisa realizada pela Constat Pesquisas Ltda. indica Verbena com 46,13% contra 39,75% de Cicin. Em terceiro lugar ficou o candidato Zeca Pereira (PV), com 7,63 pontos percentuais.

Os indecisos somam ainda 5,5 pontos percentuais. A coleta dos dados se deu no período de 27 a 30 setembro de 2012 e a pesquisa encomendada por este jornal foi devidamente registrada na Justiça Eleitoral, sob o n.º MA 00354-2012.

CICIN POSSUI MAIOR REJEIÇÃO
Acredita-se que o crescimento de Verbena Macedo resultou, em primeiro lugar, de estabilidade eleitoral, seguida provavelmente de acontecimentos políticos e eleitorais recentes e relevantes, como uma caminhada histórica realizada recentemente, além evidentemente das presenças do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), deputado federal Domingos Dutra (PT), ex-deputado federal Roberto Rocha (PSB), prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT); e a deputada Valéria Macedo (PDT), além do deputado federal evangélico Marco Feliciano, no palanque da candidata pedetista em variados eventos de campanha. Os apoios de Verbena são eleitoralmente relevantes.

Acredita-se, ainda, também no fato de tratar-se de ser mulher, pois o eleitorado feminino tem se afinado com a real possibilidade de uma mulher pela primeira vez assumir o comando do município de Estreito com Verbena Macedo. É aguardar.
 
Veja-se os dados: PESQUISA DE OPINIÃO - ESTREITO / MA PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:

• Amostra: 800 entrevistas

• Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

• Período de coleta: 27 a 30 de setembro de 2012.

• Número Registro: MA 00354-2012

• Data Registro: 27/09/2012

Fonte: Jornal O progresso

POLÍCIA MILITAR E JUSTIÇA ELEITORAL DESMONTAM ESQUEMA DE COMPRA DE VOTOS COMANDADO POR NELSON HORÁCIO

Com a Prisão das Cestas Básicas que seriam usadas para a compra de votos paracandidato Nelson Horácio, fica difícil o candidato manter-se na disputa, pelo tamanho das provas a candidatura de Nelson deverá ser Cassada a qualquer momento.
 
Foi apreendido agora a pouco em uma chácara em Porto Franco, de propriedade da Sra. Olivia Cleide, uma das coordenadoras da campanha do candidato a prefeito Nelson Horácio (PRB), uma grande quantidade de cestas básicas prontas, sacolas para confecção de outra cestas e outros fardos de alimentos que também compõe a cesta básica, como milharina, feijão, farinha e outros.

Olivia - uma das coordenadoras da campanha de Nelson
A apreensão feita em flagrante, foi realizada pelo juiz eleitoral da 46° Zona Eleitoral, Dr. Armindo Nascimento Reis Neto, acompanhado de um oficial da justiça eleitoral e uma guarnição da policia militar que constataram o material que supostamente seria usado para compra de votos pelo candidato do PRB. A denuncia anônima, feita à justiça eleitoral foi constatada “em loco”, e poderá resultar na cassação da candidatura de Nelson. Ainda junto com a apreensão das cestas básicas foi encontrado uma arma de fogo que também foi detida.

Cesta básica apreendida na chácara.
Segundo informações coletadas no plantão central da delegacia de Porto Franco, onde se encontra preso a grande quantidade de alimentos, a senhora é cabo eleitoral e defensora ferrenha da candidatura de Nelson, segundo ainda o apurado, a vários dias as cestas estão sendo distribuídas, bem como vasilhas de plásticos que são trocadas de forma escancarada por apoios políticos de senhoras idosas das regiões rurais.

A justiça eleitoral faz uma ação firme contra a compra de votos em Porto Franco, demonstrando que, apesar da morosidade, fatos abusivos como estes não serão aceitos.

sacola para empacotar cestas.
A prisão das mercadorias que caracterizam a compra de votos também pode desencadear uma fiscalização em outras cidades, como no Estreito, que tem tido um constante abuso de poder econômico e compra de votos por conta do candidato do PMDB Cicin, mas que até o momento não teria sido investigada pelo juiz eleitoral.

Muita coisa ainda poderá ocorrer nas próximas horas, visto que com a comprovação do ato ilegal, que caracteriza crime eleitoral, praticado pela coligação de Nelson, poderá acarretar na perda do registro da sua candidatura, pois, apesar do flagrante só ter ocorrido agora, o justiça eleitoral já possuía várias denuncias de compras de votos e apoios políticos feitas pela coligação do PRB, por seus candidatos a vereadores e incentivadas pelo próprio candidato

Blog do Holden Arruda

JUIZ DE PORTO FRANCO ACABA DE SUSPENDER PESQUISA FEITA POR NELSON HORÁCIO

Juiz eleitoral Dr Armindo Nascimento Reis Neto, da 46° Zona Eleitoral, acaba de suspender a divulgação da pesquisa, contratada pela coligação do candidato Nelson Horácio do PRB de Porto Franco, por constatar forte indicio de irregularidades, conforme já havíamos denunciado em outro post no blog. (veja aqui)

click na imagem e veja a decisão.
O pedido de liminar foi feito pela coligação de Adersinho (PDT) por acreditar que o uso da pesquisa seria somente para manipular a decisão do eleitor, não fazendo "jus" a vontade popular natural, visto que todas as pesquisas mostram o candidato do PDT a frente.

Segundo o juiz Eleitoral, “...Não há como aderir a tese do representante com uma pesquisa feita com somente sento e setenta e seis pessoas, no universo de dezesseis mil, duzentos e vinte três eleitores...” em outro ponto da decisão ele cita: “...a pesquisa tenta influenciar o eleitor propagando uma falsa ideia de vantagem...”

A intenção clara da coligação de Nelson era de manipular o eleitor com a falsa aparência, visando motivar adesões em uma programada e bastante anunciada: "carreata da vitória", que ocorreria logo após a divulgação da pesquisa. Segundo eleitores de Porto Franco, Nelson teria encomendado 5 mil camisetas verdes, usada por partidários, para serem distribuídas na carreata.

Com a decisão, está proibida qualquer divulgação da pesquisa pela coligação do candidato dr. Nelson.

Veja ao lado (na imagem) a parte principal da decisão. Veja mais no blog do Advogado da coligação Dr. Marco Aurelio Gonzaga Santos (aqui)
 

FILHO DA CADIDATA VERBENA MACÊDO AFIRMA ESTÁ SENDO AMEAÇADO

De tudo vem acontecendo em Estreito, brigas, confusões e agora ameaças do grupo da "Paz" ao filho da candidata do PDT, Verbena Macêdo. Algumas coisas são normais em campanhas, mas ameaçar pessoas é um crime e crime este passivo de cadeia.

Divulgamos na íntegra a nota do Sr. Felim Queiróz Macêdo, filho da canditada verbena Macêdo


ELEITORES DE ESTREITO, VENHO ATRAVÉS DESTA NOTA INFORMA-LOS O QUE VEM ACONTECENDO COM MINHA PESSOA NESSAS ULTIMAS SEMANAS DE CAMPANHA APÓS UM PRONUNCIAMENTO PÚBLICO QUE FIZ .

 MUITOS CIDADÃOS ESTREITENSES TÊM CONHECIMENTO DE ALGUMAS VERDADES DITAS POR MIM DURANTE UM PRONUNCIAMENTO QUE FIZ NA INAUGURAÇÃO DO COMITÊ DA JUVENTUDE 12, TÊM CONHECIMENTO QUE DEFENDO MINHA MÃE-VERBENA MACEDO A TODO CUSTO NAS REDES SOCIAIS DE CALUNIAS E DIFAMAÇÕES E QUE ESTOU AO SEU LADO PARA OQUE DER E VIER, NO ENTANTO, AINDA NÃO SABEM AS SITUAÇÕES QUE VEM ACONTECENDO HÁ ALGUMAS SEMANAS.

 NAS ULTIMAS SEMANAS VENHO SENDO INTIMIDADO E DESRESPEITADO POR MILITANTES DO POVO QUE DIZ SER DA “PAZ”. OUTRO DIA ESTIVE EM UMA FESTA NA RUA BERNARDO SAYÃO NO SETOR BEIRA-RIO (BAR DO PAULISTA) QUANDO UM MILITANTE DA “PAZ” (BASTANTE CONHECIDO DOS ULTIMOS ACONTECIMENTOS POR AGREDIR MULHERES INDEFESAS) ME CUMPRIMENTOU JOGANDO UM COPO DE CERVEJA EM MEUS PÉS E NÃO SATISFEITO MANDOU UM DOS SEUS COMPANHEIROS ME ABORDAR E PEDIR QUE EU PAGASSE BEBIDA ALCOOLICA (ISSO TUDO COM UM TOM DE INTIMIDAÇÃO). AS PESSOAS QUE ME CONHECEM NESSA CIDADE SABEM QUE TANTO EU QUANTO MEUS IRMÃOS NUNCA FOMOS DE CRIAR CONFUSÃO E NEM ANDAR BRIGANDO EM BARES OU QUALQUER ESTABELECIMENTO.

 NÃO SATISFEITOS, O POVO DA “PAZ” CONSEGUIRAM O NÚMERO DO MEU CELULAR E DESDE ENTÃO VENHO RECEBENDO LIGAÇÕES E AMEAÇAS ANÔNIMAS CONSTANTES COM O INTUITO DE ME INTIMIDAR DIZENDO PRA EU TOMAR CUIDADO AO ANDAR PELAS RUAS DE ESTREITO E QUE SE EU TIVER AMOR A MINHA VIDA QUE EU PEÇA A MINHA MÃE QUE ABANDONE A SUA CANDIDATURA, SENDO QUE DESDE ENTÃO TIVE QUE MUDAR MEUS NUMEROS DE TELEFONE E NÃO TENHO SAIDO PARA FESTAS NOTURNAS A FIM DE EVITAR QUALQUER CONTRATEMPO NESSA RETA FINAL. ELEITORES DE ESTREITO, ANTES DE PUBLICAR ESSA NOTA CONVERSEI COM MEUS FAMILIARES E ALGUNS FORAM CONTRA ESSA PUBLICAÇÃO, MAS UMA VOZ DENTRO DE MIM PEDIU PARA QUE EU TOMASSE NOTA DESSES ACONTECIMENTOS PARA QUE UMA PARTE DA POPULAÇÃO ESTREITENSE TOME CONHECIMENTO DOS ABSURDOS QUE UM GRUPO POLITÍCO QUE DIZ SER DA “PAZ” VEM PRATICANDO EM PLENO SECÚLO XXI. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

UM GRANDE ABRAÇO, FIQUEM COM DEUS E PEÇO HUMILDEMENTE QUE EM SUAS ORAÇÕES NÃO ESQUEÇAM DA MULHER GUERREIRA, MULHER PÉ NO CHÃO, AMIGA DO POVÃO – VERBENA MACEDO 12 - NOTA DIVULGADA POR FELIM QUEIRÓZ MACEDO, EM SUA PÁGINA PESSOAL DO FACEBOOK

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO DESMENTE CICIN

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO




         A Coligação “ESTREITO VAI MUDAR”, que tem como candidata a Prefeita VERBENA MACEDO (PDT), por sua assessoria jurídica, vem de público informar que SÃO FALSAS as informações veiculadas nesta tarde (30/09) no Facebook de que sua campanha eleitoral estaria suspensa por decisão do juiz eleitoral de Estreito.
         Informamos, ainda, que o referido juiz eleitoral Dr. Gilmar de Jesus Everton Vale realmente chegou a proferir decisão no sentido anunciado, porém, a candidata Verbena Maria Santos Macedo de Araujo, entrou com Mandado de Segurança (Processo 237-32) no Tribunal Regional Eleitoral em São Luís e conseguiu decisão tornando sem efeito a determinação da Justiça Eleitoral de Estreito.
         A candidata VERBENA MACEDO, portanto, tem e terá todo o direito de continuar fazendo sua campanha dentro das regras constitucionais e legais.
         Quem tiver alguma dúvida pode ler a decisão do TRE-MA abaixo na íntegra.


MARCO AURÉLIO GONZAGA SANTOS
Advogado OAB/MA 4788
 

~

ONDA DE ASSASSINATOS E AMEAÇAS PREOCULPA CANDIDATOS

A polícia investiga se os três homicídios – ocorridos em menos de uma semana em Barra do Corda, Santa Luzia do Tide e Arame – têm vinculação política; ameaças e intimidações também foram denunciadas em Godofredo Viana e Formosa

POR OSWALDO VIVIANI

Homicídios que, em menos de uma semana, vitimaram dois políticos, um empresário e um borracheiro estão causando tensão política em três municípios do interior do Maranhão: Barra do Corda, Santa Luzia do Tide e Arame. Denúncias de ameaças de morte em Godofredo Viana, de intimidações em Formosa de Serra Negra e até de uma bomba atirada na casa de um candidato a prefeito em Arame completam o preocupante ambiente pré-eleitoral nessas cidades maranhenses.

Alguns desses episódios podem até não ter nada a ver com disputas políticas – como a polícia do Maranhão faz questão de ressalvar –, mas, ocorridos a poucos dias das eleições, inserem o pleito municipal num contexto que tem deixado em alerta as autoridades. Três dos quatro homicídios tiveram características de execuções.

No sábado (22) à noite, foi assassinado, em Barra do Corda (a 459 quilômetros de São Luís), o vereador e candidato à reeleição no município Antonio Aldo Lopes Andrade (PSDC), de 48 anos. Ele chegava de carro a um lava-rápido, por volta das 23h, no Bairro Altamira, e, quando desceu do veículo, o garupa de uma moto, que já o aguardava no local, efetuou vários disparos contra ele.

O vereador foi atingido por quatro tiros, dois na nuca e dois no tórax. Um homem de nome Almir, dono de uma borracharia vizinha ao lava-rápido, também foi alvejado. Aldo Andrade morreu no local. O borracheiro foi socorrido, mas faleceu antes de chegar ao hospital da cidade. A polícia investiga se os pistoleiros tiveram a intenção de atingir o trabalhador – pelo fato de ele ter testemunhado o crime – ou se Almir foi vítima de uma bala perdida.

Aldo Andrade pleiteava seu terceiro mandato e fazia parte da coligação 'Unidos pela Liberdade', encabeçada pelo candidato a prefeito da oposição Wellrik Oliveira Costa da Silva, o Eric Costa (PSC), 28 anos, que disputa a prefeitura com o candidato apoiado pelo grupo da situação, Carlito Lopes dos Santos (PT do B), 55 anos, da coligação 'Unidos pela Vitória'.

No fim da tarde de quinta-feira, 27 (cerca de 17h30), o secretário de Indústria e Comércio de Santa Luzia do Tide, Elias Mendes Souza, de 52 anos, foi assassinado na porta de sua casa, localizada na Avenida Newton Belo, área central do município.

Elias – integrante da equipe do prefeito Márcio Leandro Antezana Rodrigues (PMDB), 35 anos, candidato à reeleição pela coligação 'Pra Continuar Trabalhando'– foi morto com seis tiros de pistola, também disparados pelo garupa de uma moto, que passou diante do portão de sua residência quando o secretário acompanhava a passagem de uma carreata do principal adversário do prefeito, Veronildo Tavares dos Santos, o Vera (PRB), 44 anos, da coligação 'Santa Luzia é do Povo'. Os tiros atingiram o secretário no tórax, abdômen e pescoço.

Esse não foi o primeiro episódio de violência supostamente política em Santa Luzia (a 294 quilômetros de São Luís). Há cerca de um mês, um comício do prefeito Márcio Rodrigues foi interrompido por um tiroteio, no povoado Santo Onofre. Na ocasião, um aliado do prefeito foi atingido com três tiros por um desconhecido, mas sobreviveu.

Na mesma quinta-feira em que ocorreu o homicídio que vitimou o secretário municipal de Santa Luzia, o empresário Vilson Guimarães Sousa, conhecido como 'Grande', de 43 anos, foi assassinado no município de Arame (a 476 quilômetros de São Luís), quando chegava, aproximadamente às 19h, a um evento político no povoado Lagoa do Cocal, a 50 quilômetros da sede. Ele levou três tiros – um no ouvido e dois na nuca –, disparados por um homem, a curta distância.

'Grande' era ligado a Ludemir Lima Bonfim (PTB), 63 anos, vice-prefeito e atual candidato a prefeito de Arame pela coligação 'Todos pelo Arame'. Seu adversário na eleição é Marcelo Lima de Farias, 33 anos (PMDB), da coligação 'Liberdade e Progresso Vamos Conquistar Juntos'.

Poucos dias antes do assassinato de 'Grande', o candidato Ludemir denunciou à imprensa que uma bomba caseira havia sido atirada no quintal de sua casa.

Ameaças e intimidações de fundo político também foram denunciadas, nesta semana, à polícia e à Justiça Eleitoral, pelos prefeitos de Godofredo Viana (Maria da Conceição dos Santos de Matos, do DEM, 53 anos) e de Formosa da Serra Negra (Enésio Lima Milhomem, do PSDB, 51 anos). Em ambos os casos, pessoas de fora estariam nas cidades promovendo as intimidações.

Apesar de a polícia prosseguir nas investigações, ninguém foi preso até agora por envolvimento nos assassinatos e tampouco nas ameaças e intimidações.

Dos cinco municípios mencionados, quatro receberão tropas federais durante as eleições de 7 de outubro – Barra do Corda, Santa Luzia do Tide, Formosa da Serra Negra e Godofredo Viana.