quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MP PEDE NOVAMENTE AFASTAMENTO DA PREFEITA DE PAÇO DO LUMIAR

A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar ingressou com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra a prefeita do município, Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio. Na ação, a promotora de Justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard pede o afastamento imediato da prefeita do cargo.

Foi apurado pela Promotoria que a prestação de contas do Município de Paço do Lumiar, relativa a 2009, entregue ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), contava com assinaturas falsificadas do antigo responsável pela contabilidade da prefeitura. Na época da entrega da prestação de contas o contador Alexandre Santos Costa já havia, inclusive, pedido exoneração da administração municipal.

Ao assumir a responsabilidade pela prestação de contas do município, em novembro de 2009, Alexandre Costa constatou a falta de documentos relativos a várias licitações e processos de pagamento. Ao tentar agilizar o trabalho por meio de um levantamento de despesas realizado diretamente nos extratos das contas da prefeitura, ele constatou a existência várias despesas sem comprovação, inclusive com saques de cheques “na boca do caixa”. O valor dessas despesas, até 2 de março de 2010, chegava aos R$ 16 milhões.

De acordo com Alexandre Costa, os comprovantes de despesas da administração municipal estavam guardados na casa da irmã da prefeita, Clores. Ao receber 17 caixas de documentos, ele constatou excesso de dispensas de licitação, notas fiscais sem ordenação de despesas, entre outras irregularidades. Além disso, foram identificados problemas nas licitações realizadas entre janeiro e setembro de 2009, ficando as correções a cargo dos servidores do controle interno.

O contador não teve nenhum conhecimento do resultado desse trabalho, afirmando que sentia-se isolado por não concordar com as irregularidades praticadas. Ele chegou a elaborar um relatório com todas as pendências contábeis, que foi entregue ao então procurador geral do município, Álvaro Valadão.

Ainda segundo Alexandre Santos Costa, a prefeita Bia Venâncio tinha conhecimento de toda a situação, tendo prometido realizar reuniões com o secretário municipal de orçamento e gestão para a tomada de providências, inclusive montando uma equipe para regularizar a documentação pendente.

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (Icrim) constatou que as assinaturas existentes na prestação de contas do Município de Paço do Lumiar não foram feitas por Alexandre Santos Costa, confirmando a fraude.

De acordo com a promotora Gabriela Tavernard, ao entregar a prestação de contas ao TCE com assinaturas falsas do contador, a prefeita Bia Venâncio cometeu ato de improbidade administrativa, violando os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade. Além disso, a prestação de contas não foi disponibilizada para consulta na Câmara Municipal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, motivo pelo qual o Ministério Público ingressou com outra Ação Civil Pública contra a prefeita.

Além dessas, há outras quatro ações por improbidade administrativa em tramitação contra a prefeita de Paço do Lumiar. Uma delas refere-se à contratação de servidores sem prévia aprovação em concurso público; outra por prática de nepotismo; uma terceira por publicar leis no Diário Oficial sem a aprovação do Legislativo Municipal; e a última por não obedecer a prazo fixado em sentença judicial para a realização de concurso público para os quadros de pessoal do Município.

Caso seja condenada, Bia Venâncio estará sujeita ao ressarcimento integral dos danos causados aos cofres públicos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração como prefeita e à proibição de contratar ou receber qualquer tipo de benefício do Poder Público pelo prazo de três anos.

MORRE NÉSTOR KIRCHNER EX-PRESIDENTE DA ARGENTINA

O ex-presidente da Argentina Néstor Carlos Kirchner, de 60 anos, morreu hoje (27) depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória, em um hospital, em El Calafate, no departamento de Santa Cruz, por volta das 10h. Em setembro, Kirchner fez uma cirurgia cardíaca, que, na época, foi considerada bem-sucedida. A mulher dele, Cristina Kirchner, é a presidente da Argentina.

Em 2003, Néstor Kirchner foi eleito presidente da Argentina. Ele enfrentou várias críticas principalmente por causa da queda do poder de compra dos argentinos. Apesar disso, o ex-presidente conseguiu fazer da mulher sucessora na Presidência.

Na juventude, Kirchner foi do movimento justicialista, depois atuou como membro da membro da Juventud Peronista. Durante a ditadura, ele ficou afastado da vida política e depois retornou em 1983. Quatro anos depois, ele se elegeu prefeito da região de Rio Gallegos. Em seguida, foi eleito governador da província de Santa Cruz.

POR DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA AGÊNCIAS DO BRADESCO DE IMPERATRIZ PERMANECEM FECHADAS

Ontem (26), pelo segundo dia consecutivo, duas agências do banco Bradesco em Imperatriz passaram o dia de portas fechadas, e a tendência é que isso se repita, também, hoje.

O banco foi condenado pela Justiça por não cumprir a Lei das Filas.

Na última segunda-feira, o juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, respondendo pela Vara da Fazenda Pública, atendeu ao requerimento de Cumprimento de Sentença, emitido pelo Ministério Público Estadual (MPE) na última quinta-feira, e determinou que as agências da avenida Bernardo Sayão e do Entrocamento fossem fechadas por quinze dias, podendo este prazo ser prorrogado. Segundo a decisão, as agências somente serão reabertas após providenciarem condições de cumprir a lei.

A decisão judicial também se refletiu na única agência que não se fechou. Durante todo o dia a unidade da avenida Getúlio Vargas esteve lotada. Às 16h, e portanto uma hora após o horário do expediente, ainda restavam clientes a serem atendidos.

Na agência, ninguém quis se manifestar a respeito da decisão da Justiça, mas pessoas ligadas ao banco garantiram que a Assessoria Jurídica da Gerência Regional do Bradesco está trabalhando para reverter a situação o mais rapidamente possível.

ACUSADO DE ESTUPRO É PRESO EM ESTREITO

Em uma ação coordenada pelos delegados Eduardo Augusto Galvão de Carvalho e Antonio Luís Gomes Pereira, da Delegacia de Polícia Civil de Estreito, foi preso, nessa terça-feira (26), Tiago Silva Santos, 22 anos, acusado da prática de estupro e roubo, na cidade de Estreito.

Segundo informações da polícia, por volta de 1 hora da madrugada dessa terça-feira, Tiago Silva Santos destelhou e entrou na residência da vítima, uma mulher de 34 anos, cujo nome não foi divulgado, onde tentou sufocá-la e a violentou em seguida. Após ter cometido o crime, Tiago subtraiu a quantia de R$ 7,00 e um aparelho celular.

A vítima comunicou o fato à polícia e, pela manhã, foi montada a operação, envolvendo cerca de oito policiais civis, que conseguiram localizar o acusado. Ele, que encontrava-se numa invasão depois da ferrovia, estava no interior de uma residência sendo escondido pelos próprios pais.

Tiago Silva Santos confessou a autoria delitiva e devolveu o aparelho celular, que foi encontrado no bolso da bermuda que ele usava.

O acusado tem várias passagens pela polícia e estava preso até pouco dias atrás pela prática de roubo. Tiago responderá pelos crimes de estupro e roubo em concurso e ficará preso na Delegacia de Porto Franco à disposição da Justiça.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

RELATÓRIO EM PODER DE FLÁVIO DINO APONTA FORTES INDÍCIOS DE FRAUDES NAS URNAS MARANHENSES

A coordenação da coligação de oposição “Muda Maranhão” (PCdoB, PSB e PPS), que teve como candidato ao governo o deputado Flávio Dino recebeu, nesta sexta-feira (8), um relatório com os detalhes da eleição para governador no Estado e, a depender das informações nele contidas, pode entrar com um pedido no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) na tentativa de reverter o resultado do pleito.

Flávio Dino (PCdoB) ficou a apenas 4.877 votos de disputar o segundo turno com Roseana Sarney (PMDB), reeleita em primeiro turno com 50,08% dos votos válidos.

A diferença de 0,08% de votos dados a Roseana em relação à soma dos votos de Dino e dos outros quatro candidatos – Jackson Lago (PDT), Saulo Arcangelo (PSOL), Marcos Silva (PSTU) e Josivaldo Correa (PCB) – levou a coligação “Muda Maranhão” a pedir ao TRE o acesso aos chamados “logs” de todas as urnas.

Os logs contêm as informações sobre tudo o que ocorreu no dia da eleição em todas as 15.393 seções eleitorais dos 217 municípios maranhenses. Entre os dados obtidos pela coligação, em análise pela coordenação jurídica, estão os horários de início e fim da votação nas seções e a quantidade de votos dados após as 17 horas, quando apenas eleitores que aguardavam na fila com senhas distribuídas pelos mesários em mãos puderam votar.

O advogado Carlos Eduardo Lula, coordenador jurídico da campanha de Flávio Dino, entregou nesta sexta o relatório com a análise dos dados contidos nos logs das urnas aos partidos da coligação “Muda Maranhão”. Segundo ele, um dos problemas já encontrados é a existência de vários votos dados em sequência em uma mesma seção após as 17 horas, quando a eleição foi encerrada, com curto espaço de tempo entre um e outro. Como o voto é secreto, as informações contidas no log não incluem a quem foram dados os votos de cada urna.

De acordo com Lula, um caso considerado suspeito encontrado até ontem à tarde é o de São José de Ribamar, município de 163 mil habitantes localizado a 32 quilômetros de São Luís. Segundo o advogado, em uma das seções eleitorais da cidade houve 26 votos após as 17 horas, um atrás do outro, com um pequeno intervalo de tempo entre eles. São José de Ribamar tem 75.438 eleitores e concentra 1,7% do eleitorado maranhense. O município é o quarto maior colégio eleitoral do Maranhão, perdendo apenas para São Luís, com 15,4%; Imperatriz, com 3,6%; e Caxias, com 2,3%. Na cidade, o resultado das urnas apontou 53,5% dos votos válidos dados a Roseana Sarney contra 32,1% ao segundo colocado, Flávio Dino.

Com o relatório sobre as urnas em mãos, a coligação encabeçada por Dino decidirá o que fazer. Segundo o advogado Carlos Eduardo Lula, há duas possibilidades: pedir a anulação das urnas onde foram identificados indícios de fraude ou a realização de uma eleição suplementar nos locais onde suspeitar-se que isso tenha ocorrido.

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CRIME ELEITORAL NO MA E DEPUTADO ROSEANISTA PODE ESTÁ ENVOLVIDO

Um deputado estadual reeleito pela coligação “O Maranhão não pode parar”, encabeçada pela governadora eleita Roseana Sarney (PMDB), pode estar envolvido no crime eleitoral de pagamento de contas de luz, água e telefone de moradores pobres em troca de votos nas últimas eleições. O caso foi divulgado em primeira mão na edição do último dia 3 do Jornal Pequeno. Segundo o JP apurou, o delegado federal Rodrigo Correia – que investiga o caso – já identificou o rapaz que teria feito pagamentos de cerca de 500 contas, no valor total de R$ 28 mil, numa lotérica do centro de São Luís. Seu primeiro nome é Bruno. Ele seria ligado a um deputado roseanista.

Na próxima semana, o delegado Rodrigo Correia e a procuradora eleitoral Carolina da Hora Mesquita Höhn – autora do pedido de investigação – vão se reunir para avaliar o caso.

Acredita-se que o esquema criminoso tenha se estendido a mais de 30 bairros pobres de São Luís. O JP teve acesso a contas quitadas pelo rapaz, agora identificado por Bruno, de moradores do Lira, da Coreia, do Codozinho e do Retiro Natal. Até uma entidade assistencial do Rio dos Cachorros teve sua conta paga pelo esquema suspeito (veja texto em destaque).

Conforme o JP divulgou há uma semana, o rapaz que está sendo investigado desembolsou, entre os dias 16 e 30 de setembro, R$ 28 mil para pagar perto de 500 contas numa lotérica do centro de São Luís. A pessoa pagou contas no valor de R$ 8 mil, numa primeira vez, e levou uma nova remessa, dias depois, no valor de 20 mil.

A reportagem do JP foi a alguns dos endereços de beneficiados pelos pagamentos e verificou que nas casas de todos eles estavam afixados cartazes da propaganda eleitoral de Roseana Sarney e de Ricardo Murad (PMDB, cunhado de Roseana, ex-secretário de Saúde e deputado estadual reeleito).

O dono da lotérica confirmou o caso ao JP. Seu nome não foi divulgado para não atrapalhar as investigações. Ele informou que, por ocasião do pagamento da segunda remessa, o dinheiro que a pessoa – Bruno – trazia (R$ 10 mil) não foi suficiente. Então, ele foi buscar mais R$ 10 mil. Mesmo assim, o dinheiro não deu. “Aí, ele deixou um calhamaço de contas aqui na casa lotérica e disse que ia pegar mais dinheiro, mas quando voltou foi só para levar as contas”, disse o proprietário.

Segundo ele, o rapaz ficou desconfiado porque no momento em que somava os valores das contas, no escritório da lotérica, surgiu na sala uma repórter do jornal Folha de S. Paulo (Elvira Lobato), que investigava o caso.

A repórter aproveitou a ausência do rapaz para conferir os dados e fotografar e filmar contas de várias pessoas. Com os nomes e endereços de alguns dos consumidores, moradores do Bairro do Lira, ela chegou a suas casas. Confirmou que nessas residências e em varias outras do bairro havia cartazes de Roseana e de Ricardo Murad.

Conta de entidade assistencial foi paga pelo esquema suspeito

O JP teve acesso aos nomes dos consumidores constantes nas várias contas de luz, água e telefone fotografadas antes de serem pagas por Bruno, suspeito de operar o esquema de quitação de contas em troca de votos em São Luís na recente eleição.

Em meio às contas, uma chama a atenção. É da Associação Assistencial ao Menor Carente Livramento, que tem sede no Rio dos Cachorros (Rua Principal, 113).

A entidade é presidida por Arnaliz Pires Fonseca. Ela também coordena o grupo folclórico Dança do Boiadeiro Encanto do Rio dos Cachorros, que se apresenta principalmente nos festejos juninos maranhenses.

A reportagem do JP conversou por telefone, ontem pela manhã, com Arnaliz Fonseca – que já foi filiada ao PT do B, partido da coligação roseanista – e ela informou que não conhece “nenhum Bruno” e não repassou “nenhuma conta para ninguém pagar”.

De acordo com Arnaliz, a pessoa que ficou responsável pelo pagamento da conta que estava nas mãos de Bruno (de mais de R$ 200) era sua sobrinha Lucilene Pires de Moraes, que promoveu alguns cursos na associação, de fevereiro a agosto deste ano.

Lucilene, segundo Arnaliz, é ligada a Roseana Sarney e Ricardo Murad e fez campanha para eles nas eleições deste ano.(Jornal Pequeno)

PREFEITO DE SÃO LUÍS REUNE LIDERANÇAS E PEDE APOIO A JOSÉ SERRA

O prefeito de São Luís, João Castelo, coordenou na manhã desse sábado (9) um encontro com lideranças e dirigentes do PSDB, durante o qual fez um apelo para que tucanos e aliados políticos ajudem a reforçar no Maranhão a campanha de José Serra à Presidência da República.

Durante a reunião, realizada no auditório do Hotel Abbeville, João Castelo, ao lado da primeira-dama e ex-prefeita Gardênia Gonçalves, fez um inflamado discurso defendendo a importância da eleição de Serra para o Brasil e, especialmente, para o Maranhão.

"Precisamos disseminar a campanha de Serra em todos os municípios deste Estado. Nesta luta, precisamos estar todos juntos. Porque se Serra ganhar, o Maranhão vai ser salvo do atraso, da vergonha e da corrupção", ressaltou Castelo, afirmando que, neste segundo turno da eleição presidencial, Serra poderá ter a maioria dos votos tanto dos eleitores de São Luís quanto nas demais regiões maranhenses.

Além do presidente do PSDB no Maranhão, o deputado federal Roberto Rocha, o encontro contou também com a presença da deputada estadual Gardênia Castelo, dos vereadores João Batista e José Joaquim, da ex-secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, e de um grande número de militantes da Juventude e do Movimento PSDB Mulher.

Em seu discurso, João Castelo enfatizou o valor do caráter e da experiência administrativa de José Serra. "Não é possível que o Maranhão queira perder o bonde da História. Durante toda a campanha, ele foi o único candidato a presidente que valorizou o Maranhão, e veio a São Luís trazer a sua mensagem. Agora, com esta nova eleição, em segundo turno, não podemos perder a chance de ajudar a salvar o nosso Estado", enfatizou Castelo.

A deputada Gardênia Castelo e os vereadores João Batista e José Joaquim também proferiram discursos enfáticos, salientando a importância da eleição de Serra para o Maranhão.

Roberto Rocha, que foi candidato a senador pela coligação "O Povo é Maior", reforçou o discurso proferido por Castelo, dizendo que os tucanos irão trabalhar para que José Serra amplie da maior forma possível o espaço de sua campanha à Presidência da República no Maranhão.

Roberto Rocha disse que o Brasil deu uma segunda chance ao Maranhão, numa referência à passagem do candidato José Serra ao segundo turno das eleições presidenciais.

"No Maranhão o povo resolveu decidir as eleições num só turno. O grupo político dominante elegeu a governadora, os dois senadores e a maioria dos deputados estaduais e federais. Mas o Brasil resolveu dar uma segunda chance aos maranhenses para que possam escolher entre dois candidatos a presidente, sendo que um deles pode equilibrar o jogo político no Maranhão, que é o candidato José Serra", enfatizou Roberto Rocha.

O ex-candidato ao Senado Federal disse ainda que os dirigentes estaduais, deputados, prefeitos e militantes tucanos estão entusiasmados com a candidatura do 45 e motivados mais do que nunca a entrar na campanha de Serra no Maranhão. "Participei de uma reunião em Brasília com a cúpula nacional do partido, governadores e senadores eleitos e o clima é muito bom entre os tucanos. Aqui no Maranhão os nossos dirigentes, deputados, prefeitos, militantes, enfim, todos estão muito entusiasmados e confiantes na vitória de José Serra. Vamos fazer uma campanha vitoriosa aqui no Maranhão", afirmou o presidente do PSDB-MA.

Roberto Rocha afirmou também que a coordenação da campanha presidencial de Serra no Maranhão será de responsabilidade de todos os partidos que formaram a coligação "O Povo é Maior", e que haverá esforços para que essa coordenação seja ampliada agora para partidos como o PPS, entre outros.

NÚMEROS DE ACIDENTES NO CAÓTICO TRÂNSITO DE IMPERATRIZ ASSUSTA

Os casos de acidentes continuam aumentando em Imperatriz e vêm sendo os maiores registros de ocorrências junto ao Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz.

A média tem sido alarmante, porque - de acordo com informações da Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT) - às vezes chega a dez o número de acidentes registrados por dia na cidade.

Entre tantos, na noite de sexta-feira (7), aconteceu um acidente de proporções bastante graves. O acidente ocorreu na confluência das ruas Pernambuco com João Lisboa, no bairro Juçara.

O veículo Palio vinha pela Rua João Lisboa e, quando passava pela esquina da Rua Pernambuco, foi abalroado violentamente por um Corolla. O impacto foi tão grande que o condutor do Palio perdeu o controle, subiu na calçada e derrubou o portão de uma garagem de veículos localizada na Rua João Lisboa. Dois veículos da garagem também ficaram danificados. O Corolla, que era conduzido pelo homem identificado por Henrique Fabiano Gatto, 36 anos, ficou todo danificado na frente. Ele saiu ileso do acidente.

No Palio estavam o condutor, que não foi identificado, a esposa e um bebê, filho do casal, de apenas um mês. O homem ficou machucado em função de a colisão ter afundado a porta do lado do motorista e ele foi atingido. A mulher ficou com escoriações e o bebezinho, segundo testemunhas, teria machucado a boca e chorava muito quando, junto aos pais, estava sendo socorrido.

Teste de bafômetro

A polícia de trânsito foi para o local. Henrique Fabiano Gatto tentou explicar que não é de Imperatriz, mas sim de São Paulo, e que está aqui apenas há alguns dias e não conhece bem a cidade. Entretanto, o local é bem sinalizado, tanto pelas placas de pare como pelos redutores de velocidade, popularmente conhecidos por tartarugas.

Segundo testemunhas, Henrique dirigia o Corolla em alta velocidade e não parou quando chegou ao local. Passou direto sem observar a via preferencial e acabou provocando o acidente. Inclusive, ele foi levado para fazer teste de bafômetro e, em seguida, conduzido ao Plantão Central da 10ª Delegacia Regional.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VALÉRIA MACÊDO O FÊNOMENO DE VOTOS DA REGIÃO TOCANTINA


Valéria Macêdo, deputada estadual eleita pelo PDT

Eleita com 33.362 votos Valéria Macêdo foi o maior destaque do PDT nas eleições maranhenses. A jovem deputada estadual eleita nunca havia disputado nenhuma eleição.

Valéria é irmã do prefeito de Porto Franco, Deoclides Macêdo, seu principal cabo eleitoral nesta campanha vitoriosa.

Deoclides Macedo possui em Porto Franco e cidades vizinhas uma forte influência política e isso contribuiu muito para o desempenho de Valéria nas urnas, mas vale lembrar também que ela foi diretora do Socorrão de Imperatriz e secretária de saúde de Porto Franco, sua atuação e formação têm por base a saúde pública, onde tem título de especialização na área.

Sua campanha foi intensa, por onde passava se via a esperança no olhar das pessoas que viram em Valéria a solução para os problemas da região sulmaranhense. Mas Valéria não recebeu votos só no sul do Maranhão, a jovem foi votada em quase todo o estado, na região tocantina cidades como Imperatriz, Estreito, Açailandia, Carolina e sua cidade Porto Franco foram importantes para sua eleição ter sido um sucesso.

Torcemos agora para a jovem deputada continuar desempenhando seu brilhante trabalho que é lutar pela dignidade e saúde da nossa população.

Parabéns Valária Macêdo, você mereceu e temos a esperança que com você possamos está construindo um Maranhão melhor.

EM ENTREVISTA FLÁVIO DINO GARANTE QUE SERÁ O PRINCIPAL FISCAL AO GOVERNO DE ROSEANA

Durante entrevista coletiva, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) e um dos candidatos derrotados ao governo do Estado do Maranhão, afirmou que foi “a última eleição que a oligarquia nos venceu”, em referência à hegemonia da família Sarney no Estado.

Dino brincou com a indefinição do seu futuro político. Até o momento, ele ainda não tem certeza se encabeçará um projeto de candidatura à prefeitura de São Luís, em 2012, ou se será novamente candidato ao governo do Estado em 2014. Em 2010, Dino participou da sua segunda eleição majoritária seguida. Em 2008, já havia se candidatado à prefeitura de São Luís.
“A gente vai discutir daqui a um ano e meio, no ano político. Agora, eu não recuso missão. Não tenho medo de dividida”, disse Dino. “É hora de distribuir o meu currículo. Vou começar amanhã, sou advogado. Sempre alguém está precisando de advogados por algum motivo”, disse entre risos.

Flávio Dino também recusou-se a ser conclamado como o principal nome da oposição do Estado, no lugar de Jackson Lago e disse que não ira se afastar da vida pública. Dino foi eleito deputado federal em 2006 e seu mandato termina no final do ano. “Eu acredito que jogo por um bom time. Nesse time, eu posso jogar em qualquer posição. Mas, o importante é estar com esse time da mudança, o time da revolução no Maranhão. Não tenho pretensão de ser capitão do time, nem técnico do time, nem dono. Eu serei candidato muitas vezes no Maranhão, agora se eu ganhar ou perder, é o povo quem decide”, assinalou.

O deputado federal também parabenizou a governadora Roseana Sarney e se declarou como uma das pessoas que fiscalizará as ações da peemedebista. “É hora de ela cumprir aquilo que foi proposto”. Considerado por muitos como um desconhecido, Dino terminou as eleições no Maranhão como o segundo mais votado, atrás apenas da governadora Roseana Sarney. Dino teve 859.402 votos no Estado ou 29,49% do total. Roseana foi reeleita em primeiro turno com 1.459.792 votos ou 50,08% do total.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

JOSÉ SERRA PLANEJA ESTRATÉGIAS E VAI PARTIR COM TUDO NO SEGUNDO TURNO

O comando da campanha do PSDB à Presidência vai mudar o formato do programa para o segundo turno. Até o slogan "O Brasil Pode Mais" será substituído nessa nova etapa.

A campanha tucana ganhará um tom mais "positivo", reforçando motes na linha "Serra É do Bem", em confronto com a ideia de que o PT oferece ameaça à democracia brasileira.

Haverá ainda novo cenário para o programa eleitoral. As mudanças estão sendo conduzidas pelo marqueteiro Luiz Gonzalez, que ganhará mais poder nesta segunda fase da corrida eleitoral.

O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, convocou para a manhã de hoje uma reunião com integrantes da cúpula da campanha para discutir novas estratégias. Tanto ele quanto Serra defendem participação efetiva de políticos já eleitos na campanha, como Aécio Neves, o senador mais votado em Minas Gerais.

"Temos que nos unir para resistir ao cerco petista", afirma Guerra, que passará a morar em São Paulo. Articulador de Serra, o deputado Jutahy Magalhães (BA) também deve fixar residência na capital paulista.

Serra tem recomendado pressa aos integrantes da campanha. "Não vamos parar nem 24 horas", afirmou Indio da Costa. O vice na chapa tucana será, aliás, um dos interlocutores com o PV, cujo apoio é objeto de desejo de Serra. O candidato tucano vai procurar o verde Fábio Feldman, candidato derrotado ao governo de São Paulo.

ELOGIO A MARINA

O flerte com o PV teve início logo no primeiro pronunciamento de José Serra após o primeiro turno. "Eu queria me congratular com Marina Silva pela votação expressiva. Ela contribuiu com o jogo democrático do Brasil", afirmou o candidato tucano.

Serra também elogiou a candidatura de Marina pela capacidade demonstrada por ela de atrair participação dos jovens na vida política.

O tucano também fez um gesto em direção ao ex-governador de Minas e senador eleito, Aécio Neves (PSDB).

Numa festa organizada por tucanos, Serra encerrou seu discurso pedindo um minuto de silêncio pela morte ocorrida ontem do pai do ex-governador, Aécio Ferreira da Cunha.

COFRE

Sem citar o nome de Dilma Roussef, Serra insinuou que ela esconde opiniões e dados de sua biografia. "Caminho agora acompanhado das minhas crenças que todos conhecem. Não tenho nada guardado em cofre, nada secreto. Na verdade, tenho uma cara só, o que na vida pública é muito importante para que a população possa se fazer autenticamente representada", disse.

"Ofereço a minha biografia, meu jeito de ser e minha vida limpa", completou o candidato tucano.

Serra disse que vai trabalhar pela integridade das instituições e prometeu um país mais justo e mais generoso. Afirmou ainda que irá paraa disputa do segundo turno com a "cabeça erguida e com o coração aberto".

ROSEANA É REELEITA PARA O GOVERNO DO MARANHÃO

A governadora Roseana Sarney (PMDB) é reeleita governadora do Estado do Maranhão no primeiro turno com mais de 50% dos votos válidos.

O candidato do PCdoB Flávio Dino ficou na segunda colocação com 29,5% e o ex-governador Jackson Lago (PDT) na terceira, com 19,5%. Com a apuração de 99,7%, não é possível mais o quadro se alterar a ponto de reverter a vitória da peemedebista em turno único.

A cidade de São Luís foi decisiva para a vitória de Roseana – assim como o apoio de quase toda a classe política do Estado. Esta foi decisiva para reverter a diferença em cidades onde a filha do senador José Sarney sempre enfrentou elevados índices de rejeição, a exemplo do Sul do Maranhão.

Outro diferencial foi o apoio da máquina administrativa. A campanha roseanista conseguiu suplantar o volume das dos dois principais adversários somadas. Roseana quase não teve adversário, talvez pela falta de unidade entre alguns e humildade de outros. O resultado obtido pelas forças oposicionistas talvez tenham ido até além das expectativas diante do poderio do inimigo.

Não existe grupo político no país que saiba trabalhar tão bem com a estrutura de governo a seu favor e contra os concorrentes como o clã Sarney. Não é por menos que há 45 anos mantém o controle do Maranhão.

Por fim, não temos o direito de criticar a decisão do eleitor, que por sua maioria preferiu dar continuidade ao modelo de gestão do atual governo. Tiveram seus motivos, Não cabe nesse momento criticá-los, mas sim somente respeitar e torcer para que tenham feito a melhor escolha. É isso. (blog do john cutrim)

sábado, 2 de outubro de 2010

PESQUISA CONSTAT CONFIRMA SEGUNDO TURNO ENTRE ROSEANA E FLÁVIO DINO

A segunda rodada de pesquisas do Instituto Constat indica que a eleição para o Governo do Maranhão será decidida em segundo turno. Segundo a pesquisa, a candidata do PMDB, Roseana Sarney, lidera a corrida ao Palácio dos Leões com 41% das intenções de votos. Flávio Dino (PCdoB) é o segundo com 26%, enquanto Jackson Lago (PDT) aparece em terceiro com 21% das intenções de voto.

Os demais candidatos Marcos Silva (PSTU), Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) estão com 1%, cada um. Nulos e brancos somam 3%, e 7% dos eleitores disseram estar indecisos. A soma de todos os candidatos chega a 50%, nove pontos percentuais a mais que a candidata peemedebista.

A pesquisa Constat, contratada pelo Jornal Pequeno, foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, e está registrada no TRE-MA sob o número 37704/2010. Foram entrevistados 1.500 eleitores em 40 municípios de todas as regiões do estado. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.

Rejeição – Segundo a sondagem da Constat, a candidata Roseana Sarney é a mais rejeitada entre os eleitores, com 28%. O segundo com maior índice é Jackson Lago, com 24%, enquanto Flávio Dino tem 4% de rejeição.

Segundo turno – A Constat voltou a fazer simulações sobre o segundo turno. Na disputa entre Roseana Sarney e Flávio Dino, o candidato do PCdoB venceria com 46% das intenções de voto contra 45% da peemedebista. No cenário em que disputam o segundo turno Roseana e Jackson, a peemedebista venceria com 52% das intenções de voto contra 37%. E na terceira simulação, entre Flávio Dino e Jackson, a vitória seria de Dino com 26% contra 21% de Lago.

Na pesquisa para o Senado, o candidato Edison Lobão lidera com 25% das intenções de voto. Na sondagem anterior, ele tinha 21%. Na disputa pela segunda vaga, João Alberto continua à frente, mas, segundo o Constat, o candidato José Reinaldo cresceu em relação à última pesquisa e chegou a 17% das intenções de voto. Já o candidato do PMDB passou de 17% para 18%.

Os candidatos do PSDB aparecem também empatados tecnicamente disputando a quarta colocação. Edson Vidigal tem 8% e Roberto Rocha 7% das intenções de voto. Paulo Rios e professora Socorro, ambos do PSOL, Noleto (PSTU) e Adonilson (PCdoB) aparecem com 1% das intenções de voto cada um.

Segundo a pesquisa 7% dos entrevistados votam nulo ou em branco e 14% estão indecisos.

JACKSON LAGO PERCORREU 117 CIDADES DURANTE CAMPANHA

Desde o dia 13 de julho, quando iniciou as atividades de campanha ao lado do presidenciável José Serra (PSDB), em visita a São Luís para receber o título de cidadão ludovicense, o candidato ao governo do estado pela coligação "O Povo é Maior" (PSDB-PDT-PTC), Jackson Lago, percorreu 117 municípios.

No interior do estado, a campanha se iniciou pela cidade de Imperatriz, no dia seguinte à visita de Serra. Nesse primeiro roteiro de campanha, que incluiu 16 municípios da região tocantina, Jackson Lago percorreu mais de 2,5 mil quilômetros.

A maior parte do percurso das atividades de campanha do pedetista foi feita por via terrestre. Durante o trajeto, pôde avaliar a importância de obras realizadas em sua gestão como o asfaltamento das rodovias que ligam o município de Benedito Leite a São Domingos do Azeitão; e a que atravessa toda a região dos Lagos, entre Vitória do Mearim e Pinheiro.

Por onde passou, o ex-governador do estado recolheu um sentimento misto de revolta e esperança. Inconformada com a decisão da Justiça Eleitoral que cassou o mandato do governador eleito com pouco mais de 1,3 milhão de votos, a população também manifestou com grande calor a esperança de vê-lo de volta ao Palácio dos Leões.

Veja o roteiro

Imperatriz; Senador La Rocque; Buritirana; Amarante; João Lisboa; Montes Altos; Governador Edison Lobão; Ribamar Fiquene; Campestre; São João do Paraíso; Estreito; Carolina; Riachão; Balsas; Tasso Fragoso; Alto Parnaíba; Pedreiras; Joselândia; Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Trizidela do Vale; Lima Campos; Presidente Dutra; Dom Pedro; Caxias; São João do Sóter; Lago dos Rodrigues; Lago do Junco; Lago dos Rodrigues; Lago da Pedra; Paulo Ramos; São Mateus

Alto Alegre; Peritoró; Coroatá; Codó; Fortaleza dos Nogueiras; Nova Colinas; São Raimundo das Mangabeiras; Sambaíba; Loreto; São Félix de Balsas; Buriti; Duque Bacelar; Coelho Neto; Aldeias Altas; Timbiras; Itapecuru-Mirim; Benedito Leite; São Domingos do Azeitão; Pastos Bons; São João dos Patos; Sucupira do Norte; Mirador; Colinas; Buriti Bravo; Barão do Grajaú; Matões; Parnarama; Barra do Corda; São José de Ribamar; Anapurus; Brejo; Mata Roma; Chapadinha; Vargem Grande; Timon; Vitorino Freire; São Luís Gonzaga; Bacabal; Pinheiro; Turilândia; Santa Helena; Bequimão; Central; Mirinzal; Bacuri; Cururupu; Rosário; Bacabeira; Morros; Icatu; Barreirinhas; Santa Inês; Santa Luzi; Buriticupu; Pindaré; Bom Jardim; São Bento Santa Rita; Arari; Vitória do Mearim; Matinha; Viana; Esperantinópolis; Tuntum; Gov. Eugênio Barros; Graça Aranha; Presidente Dutra; Grajaú; Formosa da Serra Negra; Arame; Governador Newton Belo; Zé Doca; Açailândia; Itinga e São Luís. (Assessoria)