segunda-feira, 26 de abril de 2010

DEOCLIDES MACÊDO DEVE LANÇAR SUA IRMÃ VALÉRIA MACÊDO COMO CANDIDATA A AL

Após desitir de concorrer a uma vaga na câmara federal, o prefeito de Porto Franco Deoclides Macêdo deve apoiar veemente a candidatura de sua irmã, a secretária de saúde de Porto Franco Valéria Macêdo, a assembleia legislativa.

Valéria nunca concorreu nenhum cargo eletivo, mas deve ter boa aceitação do eleitorado da região sul maranhense, pelo menos é o que espera o prefeito Deoclides Macêdo que começa a preparar a irmã para uma possível candidatura a prefeitura de Porto Franco já que ele está em seu segundo mandato consecutivo e corre agora para encontrar alguém com cacife de manter Porto Franco em suas mãos.

Especulações apontam que a candidatura de Valéria é uma grande estratégia de Deoclides para fortalecer o nome da irmã para as proximas eleições municipais. Deoclides foi eleito nas últimas eleições com mais de 90% dos votos válidos e espera repetir mais uma vez a trajetória vitoriosa de suas ultimas campanhas políticas.

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO LUÍS DENUNCIA AMEAÇAS POR PARTE DA CONSTRUTORA BRECIL

Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta segunda-feira, (26), o presidente do Legislativo Ludovicense, vereador Antonio Isaias Pereirinha (PSL), fez a denúncia de que no último domingo, (25), quando participava de uma reunião com moradores da Cohab foi surpreendido com carros de som lhe responsabilizando por insuflar a comunidade contra empreendimento da construtora Brecil, além de completar que a mesma ação se deu em frente a sua casa, até com jagunços armados fazendo ronda nas proximidades.

Pereirinha também informou aos presentes que irá acionar o juiz Luis Carlos Nunes Freire, responsável pela 3ª Vara Cível, junto ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por ter sido citado em uma decisão interlocutória, como responsável pelo que acontece na área. “Ele não poderia ter citado meu nome num documento sem ter me ouvido e sem ter prova nenhuma, e como a Lei Orgânica do Município me permite, vou acionar o juiz junto ao CNJ, pois tenho imunidade no uso da tribuna para dizer o que penso com ética e responsabilidade”.

“Eu estou fazendo a denúncia, pois sofri ameaça a minha integridade física e fiz um Boletim de Ocorrência, pois temo por mim e por minha família, já que jagunços armados estão lá na área, e responsabilizo a Brecil por qualquer coisa que venha acontecer a mim ou a minha família”, disse Pereirinha, para também informar que “fui procurado pelo ex-deputado Pedro Vasconcelos, que me pediu para sair do caso, oferecendo vantagens”. Reagindo a proposta, ele afirma: “não vou sair de nada, pois tudo começou antes até de ser vereador, e não será agora que vou deixar a causa”.

Sobre o que está acontecendo, Pereirinha disse que “em nenhum momento insuflei ninguém, e estou preocupado com o desfecho do que vem ocorrendo”. Ele condenou ainda a especulação que vem sendo feita, que causa transtornos para a comunidade, “o que queremos é o atendimento do que querem os moradores, já que não concordam com a construção de apartamentos, e arremata: “não questiono se a documentação que a empresa tem é legal, o caso é a comunidade que não aceita”.

Pereirinha explicou que, “sob o manto da Vila do Conde, a Brecil vem perpetrando atos no terreno onde pretende construir oito torres de apartamentos, e a comunidade não concorda, pois se trata de uma área institucional onde ela quer a existência de quadra de esportes, campo de futebol, play ground, área de lazer”. E nesse sentido, Pereirinha já aprovou na Câmara Municipal um requerimento solicitando que a área seja desapropriada e construído o benefício.

ACIDENTE COM ÔNIBUS NA BR-402 DEIXA FERIDOS

No inicio da tarde deste Domingo (25) um ônibus da empresa Maricéu Turismo que voltava de uma excursão à Barreirinhas-MA, em direção a Teresina-PI, quase tombou na BR-402 no povoado Riacho Seco no município de Rosário-MA, deixando dezenas de turistas feridos. Segundo os passageiros o acidente aconteceu quando um carro teria feito uma ultrapassagem irregular obrigando o motorista deste ônibus a fazer uma manobra brusca.

Os turistas foram levados em seguida para a Unidade Mista de Rosário-MA (SESP), onde estão recebendo todo tipo de atendimento necessário, pelo menos dez pacientes em estado mais grave foram levados de ambulâncias, mas não correm risco de morte segundo os médicos.

IRMÃ DE UM PM MATA OS PAIS A MACHADADAS EM TIMON

A irmã de um policial militar do Maranhão teria assassinado e esquartejado os próprios pais na cidade de Timon. Segundo o delegado Sebastião Wágner [foto], de plantão na Central de Flagrantes, a moça teria problemas mentais.

O crime ocorreu por volta das 8h da manhã deste domingo, na casa da famíliia, localizada na Vila Angélica, próximo ao Posto Fiscal da Secretaria de Fazenda. O pai, Lourival Rodrigues da Silva, e a mãe, Joana Borges de Oliveira e Silva, ambos com 82 anos, foram mortos a machadadas. A delegada Wládia, que assume o comando da delegacia nesta manhã, está no local da ocorrência.

A acusada é Lineuza Oliveira e Silva, 24 anos, filha adotiva do casal. Segundo informações dos agentes de plantão, o crime teria motivações religiosas, já que a jovem seria evangélica fanática. Ela teria pedido dinheiro aos pais para dar para a igreja e eles não deram. A delegada Wládia toma o depoimento de testemunhas e da acusada.

ALEXANDRA TAVARES: ROSEANA SARNEY ANDA COM ESCONDIDA E COM MEDO DO POVO

A ex-primeira dama do Estado, Alexandra Tavares, declarou ontem de manhã, em entrevista à Rádio Capital AM, que as forças oposicionistas do Maranhão têm todas as condições de impor uma nova derrota - e ainda mais fragorosa - ao grupo Sarney, nas eleições do próximo mês de outubro. Na avaliação de Alexandra, o desgaste do grupo Sarney hoje é tão acentuado e tão evidente que a governadora Roseana não consegue sequer sair às ruas.

"Roseana sabe da rejeição que existe hoje contra sua família, no Maranhão, por isso mesmo ela está completamente insegura, acuada e com medo do povo", afirmou Alexandra Tavares que, falando à Rádio Capital AM, confirmou que pretende mesmo sair candidata a deputada federal nas próximas eleições, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Entrevistada pelo jornalista Djalma Rodrigues, apresentador do programa "Redação 1.180", Alexandra foi questionada por diversos ouvintes, que quiseram saber porque a governadora Roseana tem evitado contatos com a imprensa e com o público, desde a sua posse no Palácio dos Leões, após a cassação do mandato do governador Jackson Lago, em abril de 2009.

Alexandra explicou aos ouvintes da rádio que a tentativa desesperada do grupo Sarney de ganhar a qualquer custo o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão é uma evidência da fraqueza de uma oligarquia que percebe que está chegando ao fim. "Eu conheço Roseana há 18 anos. E por isso mesmo sei que ela é uma pessoa muito raivosa, muito temperamental, mas agora dá para perceber que ela está com medo, por isso mesmo anda tão escondida", afirmou Alexandra, ex-secretária de Solidariedade Humana do Governo do Estado.

Aos 37 anos de idade, mãe de três meninas e ex-esposa do ex-governador José Reinaldo Tavares, Alexandra se apresentou, logo no começo da entrevista, com seu estilo simples, franco e espontâneo. Durante mais de duas horas, ela respondeu a todas as perguntas formuladas ao vivo por ouvintes que participaram do programa, através de telefonemas.

BANCADA DE ROSEANA REJEITA PEC QUE DAVA ADICIONALNOTURNO A PM'S

Por 14 votos a 12, o plenário da Assembleia Legislativa rejeitou, na sessão de hoje (segunda-feira, 26), a Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2009, de iniciativa do deputado Rigo Teles (PV), que garantia a concessão de adicional noturno aos policiais militares e licença-gestante por um período de 180 dias às mulheres que integram a corporação. Todos os votos contra a aprovação da PEC foram dados pelos parlamentares governistas.

A PEC de Rigo Teles já havia recebido parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Carlos Alberto Milhomem (DEM), que a rejeitou por apresentar vício de iniciativa, considerando-a inconstitucional.

Antes de iniciar a votação, o líder do governo, deputado Chico Gomes (DEM), solicitou que os deputados da bancada governista votassem contra a PEC, conforme o parecer da Comissão de Constituição e Justiça. A rejeição da PEC contou com o apoio maciço dos governistas, com exceção do deputado Raimundo Cutrim (DEM), que votou pela aprovação. Estavam ausentes da sessão 16 deputados.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

ROSEANA NÃO VAI A INAUGURAÇÃO DO FREI EPIFÂNIO E JOÃO ALBERTO RECEBE AS VAIAS

Torcedores exibem faixa de protesto à Roseana

Polícia entra em ação, agindo como na operação tigre

O vice-governador João Alberto (PMDB) foi vaiado durante o jogo festivo entre Imperial (2) e Peñarol do Uruguai (1) que marcou a reabertura do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz.

As vais disparadas a João Alberto pelas mais de 3 mil pessoas que foram acompanhar o jogo se deu quando, antes da partida inaugural, em seu pronunciamento, afirmou que graças e somente a governadora Roseana Sarney (que não compareceu ao evento já temendo manifestações de protesto por parte da população) ocorreu a reforma do estádio Frei Epifânio.

João Alberto mal terminou de falar para ser reprimido pelos presentes que, revoltados com a mentira deslavada e o descaramento desavergonhado do peemedebista, interromperam com sonoras vais a fala do peemedebista.

Todos sabem que ao ser deposto do governo, Jackson Lago deixou mais de 90% das obras do estádio concluídas. Como forma de reconhecimento, faixas, cartazes e camisetas foram levadas por torcedores às arquibancadas, homenageando Lago.

Após as vaias o comandante da operação tigre, vice-governador João Alberto, voltou a ditar e ordenou que a PM calasse a população. A polícia entrou então em cena e arrancou a força dos torcedores cartazes e faixas.

Não adianta a região sul maranhense nunca elegeu a família Sarney, historicamente cidades como Imperatriz, Açailândia, Estreito e Porto Franco sempre deram muito desprezo aos Sarney. Em Porto Franco, por exemplo, Roseana não vai nem em campanha pois ela lembra muito bem das ovadas que levou ao difamar o prefeito Deoclides Macêdo em praça pública.

PROFESSORES DE CAXIAS FAZEM ENTERRO SIMBÓLICO DO PREFEITO HUMBERTO COUTINHO

A paralisação dos professores municipais de Caxias continua. As manifestações também. Depois de movimentos na Praça da Matriz e Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira (14) cerca de 200 professores se reuniram na porta da Prefeitura Municipal de Caxias.

Na manifestação os profissionais colocaram um caixão cercado de velas na calçada do órgão. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Caxias, SINTRAP, os objetos simbolizam a morte do Prefeito Municipal, Humberto Coutinho e da Secretaria de Educação, diante dos professores, que vêem que educação do município está morrendo. A classe levou ainda dezenas de faixas, cartazes.

Ainda não há nenhuma negociação em vista entre professores, Prefeitura e Secretaria de Educação. A classe promete continuar a paralisação e ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial, reformas de algumas escolas e repasse da merenda escolar de qualidade.

A Secretaria de Educação está se manifestando por meio de uma convocação transmitida em um veículo de comunicação local. No documento, a Secretária Silva Carvalho diz que os alunos devem comparecer às escolas e que as aulas continuarão normalmente. Quanto ao repasse da merenda escolar, a convocação diz que não há irregularidades.

Na última segunda-feira (12) houve tumulto durante a manifestação dos professores na Câmara dos Vereadores. Depois que o Presidente da Câmara, Antônio Luís, disse que a paralisação dos professores não estava na pauta de discussão, os profissionais vairam, e xingaram. Eles se retiraram da platéia, mas permaneceram em manifestação nos corredores do plenário até o final da sessão.

Os professores levaram para a prefeitura cópias de ofícios enviadas aos vereadores, nos dias 22 de março e 07 de abril, sobre o assunto.

RIO TOCANTINS DESABRIGA RIBEIRINHOS EM IMPERATRIZ

As águas do Rio Tocantins, de acordo com a Superintendência Municipal de Defesa Civil de Imperatriz, atingiram ontem aproximadamente 11 metros acima de seu nível normal. Desta forma, dezenas de famílias de ribeirinhos foram desabrigadas com a enchente que está trazendo preocupação para as autoridades. A Defesa Civil acompanha diariamente as pessoas que ainda se encontram em áreas consideradas de risco. Até ontem pela manhã pelo menos 50 famílias já tinham sido retiradas dos locais considerados de risco.

Para o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o órgão considera como área de risco neste primeiro momento, os bairros Beira Rio, Curtume, Caema e Leandra. Ele declarou, entretanto, que os bairros cortados pelos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa e Capivara, também estão sendo monitorados, uma vez que todos eles receberam grande volume de água em função das fortes chuvas que caem em Imperatriz e região.

Com a abertura da barragem de Lajeado, no estado do Tocantins, as águas subiram muito rápido neste final de semana, atingindo a entrada da Rua Luís Domingues, no Porto das Balsas. Na segunda-feira, 12, em função da chuva que caiu durante toda a noite, as águas subiram ainda mais e desalojaram moradores da Rua Nova e Rua Niterói, além de moradores do Curtume e Bairro da Caema.

Nestes últimos dias, servidores da Defesa Civil têm trabalhado diuturnamente na retirada das pessoas e móveis. Para tanto, o órgão colocou à disposição da comunidade ribeirinha caminhões para os transportar ao parque de exposições, para onde estão sendo deslocadas as famílias desabrigadas. Francisco das Chagas, o Chico do Planalto, garante que a prefeitura vem contando com o apoio de homens do Corpo de Bombeiros.

Ele também garantiu que, até ontem, cerca de 50 famílias já teriam sido deslocadas para o parque de exposições onde estão recebendo a devida e necessária proteção. Chico do Planalto revelou que a Secretaria Municipal de Saúde instalou posto de saúde no local para o devido atendimento dos desabrigados, os quais, segundo ele, correm sérios riscos de doenças. "A secretária Conceição Madeira já está tomando todas as providências cabíveis", garantiu o superintendente.

Francisco das Chagas afirmou que algumas pessoas têm mostrado resistência para não deixar suas casas na esperança de que as águas baixem. Ele alertou, entretanto, que a meteorologia indica mais chuva para estes dias, deixando claro que as águas vão continuar subindo. Ele observou, contudo, que por determinação do prefeito Sebastião Madeira, todas as pessoas serão retiradas das áreas de risco e receberão a assistência necessária.

O superintendente informou, ainda, que solicitou, através do secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas, que os alimentos arrecadados no jogo de inauguração do estádio Frei Epifânio d'Abadia sejam distribuídos para os desabrigados da enchente. Ontem pela manhã, em função do alto nível das águas, as balsas já não mais atracaram no porto das balsas, sendo transferidas para o porto do cais, juntamente com as pequenas embarcações que fazem a travessia para o estado do Tocantins.

Ainda ontem o prefeito Sebastião Madeira esteve pessoalmente vistoriando alguns locais para onde, se houver necessidade, famílias deverão ser encaminhadas. Um dos locais visitados foi a Escola Estadual União, localizada na Rua D. Pedro II, na Praça União.

POLÍCIA EVITA QUE BANDIDOS LEVEM R$ 80 MIL DO BRADESCO DE CAPINZAL DO NORTE

Oito assaltantes explodiram um caixa do Bradesco, no município Capinzal do Norte, distante cerca 260 quilômetros da capital, trocaram tiros com a Polícia, mas não levaram os R$ 80 mil que estavam depositados no caixa eletrônico de autoatendimento.

Até momento, os assaltantes não foram localizados pela Polícia, que prossegue com as investigações para elucidação do caso. É aguardada a chegada de uma equipe de peritos para inspeção técnica no local da explosão.

O delegado-geral do Polícia Civil, Nordman Ribeiro, pede que a comunidade colabore na localização da gangue ligando gratuitamente para o número 0300-3135800 do Disque Denúncia destinado ao atendimento do interior do Maranhão.

Os bandidos invadiram a cidade com explosivos, armados de escopeta, dirigindo um Fiat de cor preta. A explosão feita pelos assaltantes interrompeu o sono dos moradores de Capinzal do Norte e provocou reação imediata dos policiais, que trocaram tiros com a gangue impedindo o roubo dos R$ 80 mil armazenados no caixa.

Durante o tiroteio, o sargento da Polícia Militar, Farias, que é comandante do destacamento no município, foi atingido, sem gravidade, por estilhaços de chumbo. Além disso, os bandidos metralharam completamente a viatura da Polícia.

MP PEDE INTERDIÇÃO DA DELEGACIA DE URBANO SANTOS

Devido às péssimas condições de infraestrutura do prédio e das celas da delegacia do município de Urbano Santos (localizado a 190 km de São Luís), a Promotoria de Justiça de Urbano Santos ajuizou, no dia 30 de março, Ação Civil Pública com obrigação de fazer contra o Estado do Maranhão.

Como medida liminar, o Ministério Público pediu a interdição das celas da delegacia de Urbano Santos e a consequente remoção dos presos para estabelecimentos apropriados, conforme a natureza da pena a que estão submetidos (provisória, preventiva, definitiva etc).

O MP solicita também a reforma das áreas externa e interna da delegacia; substituição dos equipamentos das celas (colchões, por exemplo); aumento do efetivo policial; implementação do programa de limpeza das celas e dos reservatórios de água; provimento da delegacia com, no mínimo, duas viaturas.

As principais finalidades são garantir o adequado alojamento dos presos e impedir a fuga dos mesmos. A ação prevê ainda uma multa diária de R$ 3 mil, em caso de descumprimento.

Segundo o promotor de Justiça Henrique Helder de Lima Pinho, autor da ação, a referida delegacia é “um local impróprio para a habitação humana”.

Com somente três celas abafadas e insalubres, a delegacia está superlotada. O local não possui espaço adequado para menores infratores nem para aqueles que cumprem pena em regime semiaberto. Também não existe área apropriada para o banho de sol dos presos e a água destinada ao consumo não é potável.

Outra constatação é que o espaço não oferece condições mínimas de higiene, expondo os presos constantemente a doenças, como diarréias, hepatites e verminoses. O prédio é muito antigo e toda a rede elétrica e hidráulica está comprometida. Vazamentos e infiltrações são comuns, o que fragiliza as paredes, o teto e o solo da delegacia.

“São comuns apagões de energia, entupimentos e vazamentos nos vasos e pias tanto das celas quanto do banheiro social. Além do entupimento da fossa, o que causa odor insuportável, não apenas aos presos, mas também aos funcionários e policiais”, descreveu na ação Henrique Helder.

Não há igualmente qualquer segurança, devido à deficiência estrutural, o que facilita a fuga de presos, a exemplo das recentes ocorridas entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, quando detentos escaparam da delegacia sem muito esforço.

DEVIDO A MORTE DE SEU TIO ROSEANA CANCELA ATIVIDADES NA REGIÃO SUL MARANHENSE

O governo do Estado cancelou as atividades que estavam programadas para serem realizadas na Região Sul do Maranhão com a presença da governadora Roseana Sarney. Desde segunda-feira (12), a governadora estava trabalhando na região pelo Governo Itinerante, mas já voltou a São Luís, nesta quarta-feira (14), para estar presente no velório e enterro do seu tio, Roberto Macieira, que morreu nesta madrugada.

Mesmo com o retorno de Roseana Sarney, algumas atividades agendadas serão realizadas com a presença do vice-governador João Alberto e secretários de Estado. É o caso do lançamento do Anuário Estatístico do Estado do Maranhão 2010, que ocorre às 16h, com a presença de Fábio Gondim, secretário de Planejamento e Orçamento.

Nessa quinta-feira (15), também será lançada a 2ª etapa do programa Viva Meu Primeiro Emprego em Imperatriz, com a presença do secretário do Trabalho e Emprego, José Antônio Heluy.

"As atividades aqui na região têm sido muito positivas, com recepção calorosa em todos os municípios por onde a governadora passou. E nós, representando ela, continuaremos com algumas atividades que estão programadas", declarou Hildo Rocha, secretário de Estado de Articulação Política, que também continuará na região participando das atividades.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do governo, Roseana Sarney deverá voltar à Região Sul até o fim do mês para dar continuidade a outras ações que foram canceladas.

domingo, 11 de abril de 2010

GOVERNO ROSEANA BENEFICIA FUNDAÇÃO DA MULHER DE LOBÃO

O governo Roseana Sarney (PMDB), por meio do contrato nº. 09/10 publicado no Diário Oficial do Estado, destinou R$ 45.100,00 (quarenta e cinco mil e cem reais) para a Fundação Nice Lobão, de propriedade da mulher do senador Edson Lobão (PMDB), deputada federal Nice Lobão (DEM).

O presidente do Sistema Difusora de Comunicação, Edson Lobão Filho; o seu pai, o ex-ministro de Minas e Energia e Senador, Edson Lobão; e sua mãe, deputada federal Nice Lobão, apesar do momento de estabilidade econômica por qual passa o país, decidiram recorrer ao governo do Estado.

A resenha do contrato tem por objetivo a “aquisição de combustíveis para veículos automotores da Fundação” com prazo de vigência de 11 de março até 31 de dezembro de 2010. Fazendo os cálculos, em média seriam R$ 5 mil reais gastos por mês com combustíveis, ou seja, R$ 167 reais ou 65 litros de gasolina consumidos diariamente.

Para efeito de comparação, daria para completar todos os dias um tanque de um veículo celta (capacidade volumétrica 45 l) e ainda sobraria 20l. Um tanque completo do popular da marca Chevrolet daria para rodar uma distância média de 500 km por dia - um percurso equivalente entre as cidades de São Luís e Gurupi (ao extremo da divisa com o estado do Pará).

Alegaram os Lobão’s, talvez, no sentido de “convencer” a governadora Roseana Sarney à ajudar a Fundação, estarem passando por “problemas financeiros” nos negócios da família, principalmente quanto ao shopping e o medical Jaracati, os prédios comercias da família alugados no Renascença e os apartamentos de milhões na região do Calhau.

A Fundação Nice Lobão administra a escola Cintra, situada na rua Companhia, 1, no bairro do Anil. Até o que se sabe, são poucos os veículos estacionados no pátio da instituição e, além do mais, os alunos e funcionários da mesma ainda continuam se locomovendo de ônibus para se deslocarem até o local de ensino.

MULHER É PRESA APÓS ARROMBAR RESIDÊNCIA EM SÃO LUÍS

Um fato inesperado aconteceu com a dona de casa Ariovalda Pereira Faria no bairro Sítio Leal, próximo ao Filipinho, na tarde deste sábado (10). Ao chegar na sua residência, a dona de casa foi surpreendida por Sandra Regina Matos Borges, 31 anos, roubando vários objetos de dentro da casa.

Segundo informações do delegado Gutemberg Carvalho Rego, do Plantão da Reffsa, a vítima tinha saído pela manhã e quando retornou por volta das 13h com dois técnicos que iriam consertar o aparelho de ar condicionado.

Quando ia abrir a porta, Ariovalda percebeu que a mesma estava arrombada e pediu ajuda para os dois homens porque, mesmo aberta, algo estava por trás travando a porta.

Quando conseguiu entrar ela se deparou com a acusada que já tinha escondido em sua própria roupa e em uma bolsa vários objetos; dentre eles, um aparelho celular, um netbook, um modem, dois relógios de pulso, um cadeado com chaves, uma fivela dourada, uma faca, um par de brincos e até mesmo um terço (que segundo a acusada seria para realizar suas orações).

Sandra ainda tentou correr e fugir, mas foi imobilizada pelos dois técnicos. Ariovalda ligou para a polícia Sandra Borges foi presa e encaminhada para o Plantão Central da Reffsa, onde foi autuada por tentativa de roubo.

Os pertences de Ariovalda foram todos devolvidos.

POLÍCIA MONTA FORÇA TAREFA NA REGIÃO TOCANTINA PARA EVITAR ASSALTO A BANCO

A notícia de uma possível ação criminosa de assaltantes de bancos na região tocantina mobilizou, na sexta-feira (9), uma força policial composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Segundo informações, o Serviço de Inteligência da Polícia Federal teria detectado que uma quadrilha de assaltantes de banco havia se mobilizado para um assalto a banco em uma cidade da região tocantina, além de carros-forte.

A operação da força policial tomou de surpresa os moradores da cidade de Governador Edison Lobão, que foi definida como ponto estratégico para a montagem da barreira, haja vista que, de acordo com os levantamentos feitos pelo Serviço de Inteligência, o bando viria pela rodovia MA-180, que liga a Belém-Brasília a Montes Altos.

A cidade onde realizaria o assalto não foi informada pelo Serviço de Inteligência.

A ação policial parou a região. Os policiais ficaram a postos, bem armados e viaturas estrategicamente estacionadas chamaram a atenção dos moradores da cidade e quem passava pela BR-010 no município.

Com a notícia da ação policial, o bando recuou e não aconteceu o que poderia ter sido um dos maiores tiroteios da história na região tocantina, entre policiais e bandidos.

FORTES CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS EM SÃO LUÍS

A chuva que caiu em São Luís no início da tarde deste domingo (11) causou muitos transtornos a moradores e motoristas da cidade. No cruzamento da avenida Mário Meireles com a Rua Corrupiões, na Lagoa da Jansen, uma pick-up Montana acabou ficando parada no meio da pista por causa do lamaçal formado com a combinação do alto volume de água, areia trazida pela chuva e a falta de escoamento eficiente no local. Mesmo com o carro parado no meio da pista, outros motoristas se arriscaram ao passar pelo mesmo trecho.

O volume de água foi tanto que chegou ao posto policial que fica bem próximo ao local. Em outros pontos da avenida Mário Meireles, também houve acúmulo de água. Logo que a chuva deu uma trégua, o veiculo foi retirado do local.

Mais chuvas

O tempo deve permanecer chuvoso, pelo menos até terça-feira (13), em São Luís, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe). Até esta segunda-feira (12), persiste o alerta para possibilidade de chuva intensa a qualquer hora do dia.

GOVERNADORA DEVE VIR NESTA SEGUNDA AO SUL DO MARANHÃO

Em mais uma etapa do governo itinerante, a governadora Roseana Sarney viaja ao Sul do Maranhão esta semana. Ela desembarca, nesta segunda-feira (12), na Região Tocantina onde deve permanecer até sexta-feira (16). O roteiro inclui dezenas de compromissos, entre os quais inaugurações e vistorias a obras realizadas e apoiadas pelo governo do Estado em municípios como Açailândia, Imperatriz e Buriticupu.

Na agenda, destaque para ações voltadas ao desenvolvimento social e à geração de empregos. “O Sul do Maranhão está recebendo grandes investimentos do governo do Estado e a população já sente as mudanças trazidas pelos empreendimentos privados e pelas ações do poder público. Vamos conferir de perto o andamento de obras e renovar o compromisso de continuar trabalhando”, declarou a governadora.

Nesta segunda-feira, a visita à região começa por Açailândia, onde a governadora vai acompanhar o andamento das obras da Aciaria da Gusa Nordeste, no Distrito Industrial de Pequiá. Segundo Ricardo Carvalho Nascimento, diretor da Gusa, os serviços estão dentro do prazo e dos custos estimados.

“40% da implantação foi concluída em seis meses de trabalho. A data de início de operação é 31 de março de 2011, dependendo apenas da solução do abastecimento de energia elétrica, que já está sendo providenciado pelo governo, com a criação de uma nova rede de transmissão entre Imperatriz e Açailândia”, ressaltou Ricardo Carvalho.

A pedra fundamental da usina foi lançada em agosto do ano passado. Após a conclusão, prevista para 2012, o empreendimento terá capacidade de produzir 360 mil toneladas de ferro gusa por ano. Para a viabilização do projeto, estão sendo investidos R$ 300 milhões apenas na primeira fase, sendo que parte do capital está sendo financiado pelo Banco do Nordeste.

Em seguida, a governadora participa da aula inaugural que marca o lançamento da 2ª etapa do programa “Viva Meu Primeiro Emprego” em Açailândia. A cerimônia reunirá autoridades e os cerca de 200 jovens selecionados. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, será no Salão de Eventos do Hotel Santa Maria. Em Imperatriz, a aula inaugural está marcada para a quinta-feira (15).

Para encerrar o primeiro dia de compromissos, a governadora inaugurará o Centro de Referência de Direitos Humanos de Açailândia, que vai dinamizar o atendimento da população na área de combate a situações de discriminação e preconceito. A inauguração do prédio de Imperatriz ocorrerá na quinta-feira (15).

Entrega

Na terça-feira (13), o primeiro compromisso da governadora é a entrega, em Imperatriz, o Estádio Frei Epifânio D’Abadia à população. No ato, a ser realizado pela manhã, ela descerrará placa alusiva à data e prestará homenagem ao desportista Antonio Pereira Borges, do Marília Futebol Clube, pela sua contribuição ao esporte regional.

À noite haverá duas partidas de abertura do espaço. A principal, às 20h30, reunirá o Peñarol, do Uruguai, e um combinado das equipes maranhenses do Imperatriz e JV Lideral, formação batizada de Imperial.

A agenda da governadora na Região Tocantina inclui outros compromissos. Entre os principais, está a inauguração do prédio do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET) em Buriticupu, marcada para a sexta-feira (16). Além de Roseana Sarney, esse o evento deverá ter presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

SARNEY ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DOMINGO


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), assume a Presidência da República no domingo com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Washington, nos Estados Unidos, para participar de uma reunião de cúpula sobre segurança nuclear.

O vice-presidente, José Alencar, primeiro na linha sucessória, não poderá assumir o cargo. Se fizesse isso ficaria inelegível caso optasse por concorrer ao Senado nas eleições deste ano, como vem avaliando.

O mesmo se aplica ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), que deve ser confirmado até as convenções partidárias, em junho, como o vice na chapa encabeçada por Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio Planalto.

Sarney deixou a Presidência, em 1990, após ter ocupado o posto com a morte de Tancredo Neves, eleito presidente por um colégio eleitoral em 1985, após 21 anos de regime militar.

MOTORISTA MORRE PRESO NAS FERRAGENS APÓS COLISÃO NA BR-316

Um acidente envolvendo um veículo Corsa e uma Carreta deixou uma pessoa morta na tarde desta quinta-feira (24), em Santa Luzia do Paruá, informa a reportagem de Willame Policarpo, correspondente do Portal Zill em Santa Luzia do Paruá.

Segundo informações da polícia, o motorista do Corsa, identificado apenas por José Neto, ficou preso às ferragens e morreu no local. A colisão aconteceu no km 16 da BR- 316, próximo ao Povoado Santa Cruz , Santa Luzia do Paruá, por volta das 15:20 h.

De acordo com testemunhas, o motorista do Sorsa tentou desviar de buracos e acabou perdendo o controle do veículo, com isso, acabou se chocando com a Carreta. O acidente provocou um engarrafamento de mais de 500 metros na BR 316.

GTA DESTRÓI MAIS DE 17 MIL PÉS DE MACONHA EM SANTO AMARO

Aproximadamente 17.600 pés de maconha foram destruídos pelos policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) durante a Operação Lençóis 2, nesta quinta-feira (8), numa área de difícil acesso, localizada entre os povoados Buriti e Sangue, no município de Santo Amaro, na região da Baixada Oriental Maranhense. Segundo o coordenador do GTA, Laércio Gomes Costa, a região é tradicionalmente conhecida como grande produtora de maconha sendo constantemente monitorada em operações de rotina do grupo.

“Observamos que existem outros pequenos plantios na área que também serão destruídos”, declarou Laércio Costa. “Vamos intensificar as ações em toda essa região, especialmente durante o período de chuvas, de maneira a identificar e erradicar as plantações de maconha”.

Na área, de aproximadamente 3 mil metros quadrados, foram identificados um total de 28 canteiros e 400 covas com maconha pronta para colheita. No local, havia ainda um poço para irrigação do plantio e cercas de proteção para evitar o ataque de animais.

A operação, realizada em parceria com a Superintendência de Polícia Civil do Interior, contou com 10 policiais do GTA, apoio de agentes da Delegacia de Polícia Civil de Barreirinhas e dois helicópteros. Após cortar todos os pés de maconha, a droga foi colocada numa fogueira para ser incinerada com objetos encontrados no local. Os canteiros também foram destruídos.

Segundo a delegada de Polícia Civil de Barreirinhas, Viviane Teixeira Fontenelle, são freqüentes as denúncias de tráfico de maconha na região, mas as áreas são de difícil acesso. “As investigações vão continuar sendo realizadas com o apoio do GTA até que a gente consiga acabar com essa prática delituosa”, garantiu. Ela revelou que um inquérito será aberto para identificar os responsáveis pela área.

Troca de tiros

Durante a Operação Lençóis 2, os policiais do GTA chegaram a trocar tiros com dois homens, mas eles conseguiram fugir pelo matagal. O local escolhido pelos produtores de maconha, apesar de ser isolado, fica próximo a MA-401, estrada que dá acesso município de Barreirinhas. Os policiais calculam que a produção é responsável pelo abastecimento da droga nos municípios próximos, como Morros, Axixá, Paulino Neves, Rosário, Barreirinhas, Humberto de Campos e Santo Amaro.

Segundo Laércio Costa, o trabalho de combate e erradicação ao plantio de maconha vai continuar sendo realizado no Maranhão, estado que se tornou um grande produtor da droga. A Operação Lençóis 2 ainda não tem prazo para ser concluída. A primeira etapa foi realizada a menos de dois meses, no município de Rosário, quando foram identificados e destruídos 85 mil de maconha.

TAXISTA É PRESO EM SÃO LUÍS APÓS SIMULAR O PRÓPRIO SEQUESTRO

Foi preso, no 7º Distrito Policial, Turu, acusado de cometer crime de falsidade ideológica, o taxista Arnaldo Gomes Soares, ao simular que foi vítima de sequestro. O taxista, após depoimento, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Pedrinhas, onde ficam os indiciados provisoriamente.

A busca pelo taxista teve início na manhã de quarta-feira (7) pelos policiais das Polícias Civil (7º DP) e Militar, do Grupo Tático Aéreo (GTA), que foram mobilizados para localizar Arnaldo Gomes de Soares. A informação com pedido de ajuda foi levada até o delegado do 7º DP, Carlos Alberto Damasceno, pela esposa do taxista, Eva Solange de Sousa Rafael.

Após visita ao suposto cativeiro e colhida de depoimentos, foi descoberto que o taxista estava, desde o meio-dia da última terça-feira, na casa da namorada, na Vila Janaína, ou seja, não havia sido vítima do crime. Por ter faltado com a verdade, o taxista Arnaldo Gomes de Sousa pode ter uma pena que vai de um a cinco anos de reclusão, como reza o artigo 299 Caput, do Código Penal Brasileiro.

O delegado Damasceno lembrou que Eva Solange de Sousa Rafael chegou aflita à delegacia informando o desaparecimento do marido havia 48 horas. Ela garantiu que o marido, Arnaldo Soares, comunicava para a família qualquer deslocamento fora da rotina.

Além disto, colegas do posto de táxi no qual Arnaldo trabalha informaram aos policiais do 7º DP que o viram pela última vez às 15h da segunda-feira, conduzindo um passageiro.

Neste ínterim, o taxista ligou para a esposa contando que havia sido assaltado nas imediações do aeroporto Cunha Machado por dois homens que pediram para serem levados ao Beira Rio, localidade situada no município de São José de Ribamar.

Os supostos assaltantes levaram R$ 300,00 do taxista, deixando-o amarrado no porta malas do carro. Ele falou ainda que naquele momento conseguiu desamarrar as mãos e ligar para ela.

O delegado Damasceno solicitou a colaboração da Polícia Militar e do GTA para sobrevoar a região na tentativa de localizar o Corsa Classic, branco, placa NMY-8501. Ao saber da ligação do taxista para a esposa, o delegado pediu para que ele fosse prestar depoimento a fim de identificar os assaltantes.

No início do depoimento, o taxista Arnaldo sustentou a versão de sequestro seguido de assalto, porém - após algumas contradições - confessou que estava na Vila Janaína, na casa da namorada, onde frequenta há sete meses, quando iniciou o relacionamento.

INSEGURANÇA: MOTOTAXISTA É ASSALTADO DUAS VEZES NA MESMA NOITE EM IMPERATRIZ

Pela segunda vez nesta semana, mototaxistas foram vítimas de assaltos em Imperatriz. Um deles com consequências trágicas, porque a vítima, o mototaxista Raimundo Rodrigues da Silva, foi assassinada com três tiros. Esse fato ocorreu na última segunda-feira (5).

Na noite de terça-feira (6), outro mototaxista, identificado apenas pelo prenome de Joel, também foi vítima de assaltantes. O caso de Joel foi em dose dupla, já que ele foi assaltado duas vezes na mesma noite e pelos mesmos assaltantes.

Segundo Joel, ele trabalha durante a noite até a madrugada do dia seguinte. Terça-feira, pegou um passageiro para levá-lo, conforme pedido, para uma residência na Vila Macedo. Quando chegou ao suposto local onde o bandido ficaria, este o assaltou, levando todos os seus documentos e o dinheiro que havia arrecadado até aquele momento. Não satisfeito, Joel continuou nas ruas, talvez para recuperar o que havia perdido. Quando transportava um outro passageiro, foi novamente assaltado. Só que, desta vez, por bandidos que o abordaram quando ele parou para deixar o passageiro em sua residência. Na ocasião, o passageiro também foi assaltado. Os autores do segundo assalto foram dois elementos que conduziam uma motocicleta Biz.

O caso foi registrado no Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz.

O que chama a atenção na ocorrência registrada pelo mototaxista Joel é que as características da motocicleta usada pelos bandidos que o atacaram são as mesmas de um veículo desse tipo que nos últimos dias vem sendo usado por dois elementos em assaltos pela cidade. Sempre durante a noite e madrugada. Os assaltantes ainda não foram identificados.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

27 PREFEITOS DEIXAM DE PRESTAR CONTAS AO TCE

Um número menor de gestores públicos perdeu o prazo para prestar contas do exercício financeiro de 2009 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com os dados informados ontem pelo órgão, 27 prefeitos e 44 presidentes de Câmaras Municipais ficaram em débito com o tribunal, enquanto em 2009 foram 53 prefeitos e 67 vereadores inadimplentes. Além disso, 150 gestores de órgãos estaduais apresentaram a documentação contábil, contra 98 registrados ano passado.

Apesar da correria e da fila formada segunda-feira (5), não houve tumulto e o setor de protocolo do TCE encerrou suas atividades pouco depois das 22h, mais cedo do que em relação aos últimos dois anos.

De acordo com o presidente do Tribunal, conselheiro Raimundo Oliveira Filho, embora o ideal seja que todos os gestores de recursos públicos cumpram o dever de prestar contas dentro do prazo legal, a diminuição da inadimplência é um sinal positivo. Nos próximos 15 dias, a lista dos inadimplentes deverá ser divulgada pelo TCE. Até lá, muitos faltosos poderão entregar suas contas mediante o pagamento de multa.

De acordo com a Instrução Normativa nº 09/06, a multa pela entrega das contas fora do prazo varia de R$ 1mil a R$ 4 mil. O gestor que entregar sua documentação em até 30 dias depois do encerramento do prazo inicial pagará multa de R$ 2 mil. Depois desse período, a multa dobra de valor. "Na realidade, não há motivo para que os gestores deixem de entregar suas prestações de contas no prazo legal, que começa a contar no início do ano", observa Raimundo Oliveira Filho.

Improbidade

Os gestores que não conseguirem ficar quites com o TCE até a aprovação da lista de inadimplentes pelo plenário estão sujeitos a uma série de conseqüências legais. No âmbito do TCE, a consequência imediata é a decretação da Tomada de Contas Especial, procedimento por meio do qual o tribunal se dirige ao município e verifica in loco as contas que foram sonegadas, à revelia do gestor faltoso.

O gestor inadimplente também incorre em ato de improbidade administrativa, ficando sujeito a penalidades como: devolução de recursos ao erário, se houver desvio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais.

ASSASSINOS DE MOTOTAXISTA SÃO PRESOS EM JOÃO LISBOA

Policiais do Destacamento da PM em João Lisboa prenderam, na noite de segunda-feira (5), Michel Bezerra da Mota, 18 anos; e os adolescentes de iniciais M. B. M, de 17 anos (irmão de Michel), e D. S., também de 17 anos.

Os três são acusados do assassinato de que foi vítima o mototaxista Raimundo Rodrigues da Silva, 65, que era morador da Rua Tiradentes, 618, Vila Nova.

O crime

O crime aconteceu no início da noite de segunda-feira em uma estrada vicinal nas proximidades do povoado Pé de Galinha, a dez quilômetros do centro da cidade de João Lisboa.

O mototaxista Raimundo Rodrigues da Silva foi atraído para a morte. A "isca" foi a adolescente D. S., que pegou a mototáxi da vítima para ir até o povoado Pé de Galinha, onde se encontravam Michel Bezerra da Mota e o seu irmão, o adolescente M. B. M.

No local, os dois irmãos abordaram a vítima que, segundo informações, reagiu e, por conta disso, foi alvejado com três tiros. O autor dos disparos foi Michel Bezerra da Mota, que é réu confesso e tentou isentar a jovem e o irmão de participação no crime.

Arma furtada

Segundo informações do delegado Carlos César Andrade, que deu apoio à Polícia Militar na condução dos acusados para a Delegacia Regional, a arma usada no crime, um revólver calibre 38, foi furtado de um homem pela adolescente D. S.

Segundo o delegado, a jovem fez um programa com o dono da arma, ele vacilou e ela furtou o revólver, que foi entregue a Michel, que é namorado dela.

Revolta

Vários mototaxistas foram para a frente da 10ª Delegacia Regional e pediram justiça, sendo que alguns ficaram mais exaltados. A classe está revoltada por mais esse crime brutal de que foi vítima um mototaxista em Imperatriz, o quinto caso em menos de 10 meses. No ano passado, quatro mototaxistas foram assassinados.

Por medida de segurança, os acusados do crime, que foram autuados em flagrante delito pelo delegado Lúcio Rogério Nascimento Reis, plantonista de segunda-feira, nos termos do artigo 157, § 3º, por crime de latrocínio (roubo seguido de morte), foram conduzidos para celas no Quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar, por medidas de segurança.

PEÑAROL JOGARÁ NA INAUGURAÇÃO DO FREI EPIFÂNIO EM IMPERATRIZ

Após inauguração o estádio estará entre os mais modernos do Norte/Nordeste. O novo Estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz, será entregue no próximo dia 13.

O espaço passou por uma completa reestruturação e por um processo de ampliação e modernização, transformando-se em umas das melhores arenas para a prática do futebol no eixo Norte/Nordeste brasileiro.

A partida que marcará oficialmente a abertura do Estádio Frei Epifânio será entre um combinado dos times do Imperatriz e JV Lideral, que, de comum acordo, vai se chamar Imperial. A equipe adversária será o Peñarol, do Uruguai, que estará em excursão pelo Brasil neste período.

A equipe uruguaia ocupa o primeiro lugar do torneio Clausura 2010, uma das fases do Campeonato Uruguaio, e segue invicta com 10 jogos e 10 vitórias nesta temporada. Além disso, é um time de tradição, com várias vezes campeão da Copa Libertadores e mundial.

Outra atração da festa de abertura será o jogador Marcelinho Carioca, o Pé de Anjo, que vai atuar pela equipe do Imperial. Marcelinho já teve atuações pela Seleção Brasileira, Corinthians e Flamengo. Além dele, Edmundo (ex-seleção Brasileira, ex-Palmeiras e ex-Vasco) e Paulo Sérgio (campeão com a Seleção Brasileira em 1994 e ex-Corinthians) estão cotados para participar, mas, por ajuste de agendas, ainda não definiram a vinda a Imperatriz.

“Essa é a primeira vez que Imperatriz sedia um amistoso internacional e não haveria ocasião melhor para abrir os portões do estádio, além de ser uma forma de prestigiar as equipes locais”, observou Macedo.

Haverá ainda uma homenagem ao desportista Antonio Pereira Borges, do Marília Futebol Clube, pela sua contribuição ao esporte regional. Está previsto, também, um jogo entre a equipe do Marília e um combinado do sub-18 amador de Imperatriz.

JOVEM FOGE COM TEST DRIVE DA FIAT E É PRESO EM SÃO LUÍS

Um jovem de 22 anos, recém-formado em Enfermagem, e sem antecedentes criminais, foi preso, no início da tarde de ontem, na BR-135, depois de fugir com um veículo de test drive da concessionária Taguatur Veículos Ltda., localizada no Bairro da Cohama. Webster Silva Castro Júnior, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi perseguido por cerca de 71 quilômetros até ser interceptado no posto de São Francisco, Km 85 da BR-135, próximo a Entroncamento.

Ainda de acordo com a PRF, o jovem só foi pego depois que os policiais utilizaram um objeto chamado “cama de faquir” (tábua de pregos) para furar os quatro pneus do automóvel de luxo, um Fiat Línea, cinza, de quatro portas. “Depois que ele passou pelo posto de Pedrinhas, em disparada, nós iniciamos a perseguição. Avistamos o rapaz próximo a Santa Rita, e fizemos contato com os colegas do posto adiante”, explicou o inspetor Carlos Felipe (viatura 7125).

Depois de passar pela plataforma de pregos, Webster Júnior ainda percorreu cerca de 500m, até perceber que não teria mais chances de prosseguir a fuga. No momento da abordagem, ainda na rodovia, os policiais informaram que o jovem tentou resistir à prisão, e precisou ser imobilizado. Ele foi conduzido, horas depois, para a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), no Bairro da Vila Palmeira, e apresentado ao delegado titular, Sebastião Cabral.

Na delegacia, o jovem esteve acompanhado de familiares, entre estes um tio que é chefe de departamento do Sistema Mirante de Comunicação. Bastante abalados, e principalmente surpresos com a atitude de Webster Junior, eles apenas disseram que ultimamente o jovem tem sofrido de problemas psicológicos. “Ele vem se frustrando com as reprovações nos concursos que presta, e se cobrando muito por ainda não estar atuando na profissão que escolheu”, disse um parente do conduzido.

Também esteve no posto da PF para prestar depoimento o gerente de vendas da concessionária que atendeu Webster Júnior como “um cliente comum”. Júnior Facundes contou à reportagem do Jornal Pequeno que o jovem lhe tomou as chaves do automóvel e fugiu do pátio da empresa em direção ao Ipase. “Nós o perseguimos até um posto de combustíveis do Ipase, onde ele parou para abastecer o tanque”, contou o funcionário da franquia. “Lá, nós descemos dos carros e tentamos conversar com ele, mas ele iniciou uma nova fuga, chegando a bater na lateral dos veículos”, completou o gerente de vendas. A partir daí, conforme a polícia, Webster Júnior seguiu rumo à rodovia, onde começou a ser perseguido por viaturas da PRF. Além dos quatro pneus estourados, o veículo de test drive teve as duas laterais avariadas e uma perfuração de bala no para-choque traseiro.

No início da noite de ontem, a família de Webster Júnior se comprometeu em arcar com os prejuízos materiais da concessionária, e a proposta foi aceita pela filial da Fiat.

O jovem, que é morador do Parque Atenas, foi liberado em seguida, depois que a família conseguiu apresentar um laudo atestando que o rapaz sofre de problemas psicológicos, e que já vem se tratando desde o último dia 12 de março.

AGENCIA DO BB DE VARGEM GRANDE É ASSALTADA

A agência do Banco do Brasil do município de Vargem Grande foi assaltada no início da tarde de ontem (6). As primeiras informações davam conta que quatro homens chegaram à agência, que fica localizada na Praça Principal da cidade, por volta das 14h, e anunciaram o assalto.

O assalto foi confirmado pelo escrivão da delegacia de Vargem Grande, Oseas Santos. Segundo informações do escrivão, os quatros homens carregavam armas de grosso calibre e no momento haviam vários clientes na agência.

Por sorte, não houve troca de tiros nem reféns. Um investigador ainda teria tentado deter os assaltantes, porém não conseguiu.

Após a ação, o trio fugiu pela BR-222, no sentido da cidade de Chapadinha, que fica cerca de 70km de Vargem Grande. Mas teriam desviado a rota no povoado Placa e tomaram o sentido da cidade de Urbano Santos.

Estima-se que no assalto foram levados R$ 25 mil. Os acusados fugiram em um veículo Corsa, modelo classic, de cor preta. Policiais estão em busca dos assaltantes.

Esta não é a primeira vez que agência bancária em Vargem Grande é assaltada. Há alguns anos, uma quadrilha realizou uma operação audaciosa e, de uma só vez, assaltou as duas agências da cidade. Em outra oportunidade, um funcionário da agência de São Benedito do Rio Preto, do extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM), foi morto quando fazia o transporte de dinheiro de Vargem Grande para São Benedito. Na mesma estrada por onde os assaltantes fugiram na tarde de ontem.

terça-feira, 6 de abril de 2010

GREVE DOS PROFESSORES DEIXA MAIS DE 200 MIL ALUNOS SEM AULAS NO MA

Mais de 30 mil educadores (professores e funcionários de escola) da rede estadual de ensino cruzam os braços nesta terça-feira (dia 6) em paralisação de advertência. Serão mais de 200 mil alunos sem aulas nos três turnos.

O protesto é contra as manobras do governo para não aprovar o Estatuto do Educador e o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), conforme a proposta da categoria.

A nova lei, que substituirá o atual Estatuto do Magistério, deveria ter sido encaminhada à Assembleia Legislativa, aprovada e sancionada até o dia 31 de dezembro do ano.

É que determina a Lei do Fundeb. A paralisação de um dia foi definida, inicialmente, em assembleia geral regional de São Luís realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) em 24 de março. A assembleia também rejeitou a contraproposta apresentada pelo governo e estabeleceu o estado de greve.

Além de São Luís, todas as delegacias regionais da entidade realizaram fóruns deliberativos semelhantes. Até o fechamento desta edição, das 17 delegacias regionais do Sinproesemma, 14 votaram a favor da paralisação da categoria. Duas outras se manifestaram contra a paralisação (São João dos Patos e Presidente Dutra), mas seguiram as demais na aprovação da proposta de Estatuto elaborada pelo Sindicato e rejeição da contraproposta do governo.

As assembleias fazem parte do longo e amplo processo de debate e negociação sobre a elaboração de um novo Estatuto para categoria em âmbito estadual. Em agosto de 2009, o Sinproesemma entregou ao governo Roseana Sarney (PMDB) sua proposta de Estatuto do Educador, elaborada em dois anos de debates entre os educadores.

Mas a instalação da mesa de negociação sobre a questão somente pode ser feita após o reajuste salarial emergencial do ano passado.

“Em dois anos, fizemos mais de 100 reuniões no estado inteiro com a categoria para discutirmos e encaminharmos pendências do Estatuto do Educador”, explica Júlio Guterres, secretário de Comunicação do sindicato.

A proposta apresentada pelo Sinproesemma teve, desde o início, como premissas a inclusão dos funcionários de escolas, a redução de disparidades internas à carreira, a unificação da GAM (Gratificação por Atividade de Magistério) e o Piso Salarial Nacional Profissional como vencimento-base.

DIFERENÇAS

Foi então constituída uma Comissão Paritária com representantes do Sindicato e do Governo para elaborar um anteprojeto unificado, a ser apresentado à Assembleia Legislativa. O prazo fatal seria dezembro.

Vários meses de trabalho depois, muitos pontos foram considerados consensuais e outros divergentes.

Dentre os divergentes estavam a promoção funcional (o Sinproesemma a considera a essência do conceito de carreira; o governo é contra); a inclusão dos funcionários de escola no Estatuto (o Sinproesemma defende e o próprio governo federal os reconhece como educadores; o governo do Estado é contra); a gratificação conforme desempenho (o Sinproesemma questiona os critérios de avaliação; o governo é a favor); GAM incorporada (o Sinproesemma defende com a aplicação de outras gratificações sobre ela; o governo é contra).

Nesse ponto, as negociações empacaram. O governo do Estado passou a fugir do debate. E o Sinproesemma continuou insistindo. Sem conseguir se reunir com os secretários César Pires (Educação), Luciano Moreira (Administração) e Gastão Vieira (Planejamento), o Sindicato percorreu, no dia 10 de março, os gabinetes da Assembleia Legislativa para os deputados ajudassem a reabrir o diálogo com o governo.

Conseguiu o agendamento de uma audiência pública na Comissão de Educação para o dia 15 de março.

RETROCESSO

Para superar as divergências, o fórum de representantes de escolas do Sinproesemma aprovou algumas alterações na proposta inicial, principalmente quanto à questão da existência de classes funcionais que seriam unificadas e diferenciadas por meio de gratificações e de formação acadêmica.

No dia 12, essa proposta foi protocolada à governadora no Palácio dos Leões. Simultaneamente, o governo do Estado apresentou sua contraproposta.

Nela, o Executivo retroage e piora o atual Estatuto do Magistério estabelecendo a contratação sem concurso, o pagamento abaixo do piso e o fim da promoção.

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS DENTRO DE COMÉCIO EM GRAJAÚ

Francisco da Silva Melo, de 38 anos, foi morto nesta segunda-feira na cidade de Grajaú, interior do Maranhão. Melo era natural de Imperatriz e morava há pouco mais de dois meses na cidade.

O crime aconteceu por volta de 14 horas. A vítima se encontrava fazendo compras em um comércio no bairro Juçara. Foi quando chegou um homem que sacou o revólver e disparou dois tiros contra Melo. Depois do crime, o autor fugiu em uma moto pilotada por outro homem.

Até agora não se sabe o motivo e nem quem seira o autor do crime.

JV LIDERAL PODERÁ PERDER NA JUSTIÇA VAGA NA FINAL

O JV Lideral poderá ficar fora da final do primeiro turno da Copa União. O Trator está sendo denunciado pelo advogado Willians Dourado, contratado pelo Iape, por ter utilizado o meia Kelson, que estaria suspenso por 180 dias pela Comissão Disciplinar, por ter se envolvido naquele escândalo da Segundona, ao jogar pelo Chapadinha.

O JV Lideral conseguiu transformar o restante da pena de Kelson em cestas básicas. Acontece, porém, que quem converteu o restante da pena em cestas básicas foi o próprio presidente da Comissão Disciplinar.

Segundo o advogado, o doutor João Francisco Gomes, presidente da Comissão Disciplinar, não tem competência para tal. Os poderes para isso são do presidente do TJD, no caso José Ribamar Marques.

Se o JV perder 12 pontos, por ter lançado Kelson contra o Sampaio e Bacabal (três vezes), o Bacabal substituirá o JV na final do primeiro turno, herdando a condição de finalista.

NÍVEL DO TOCANTINS VOLTA A SUBIR E AMEAÇA RIBEIRINHOS EM IMPERATRIZ

Equipes da Defesa Civil de Imperatriz voltam a ficar em estado de alerta. É que o nível do Rio Tocantins está subindo de novo e ameaça a população da zona ribeirinha.

Com as chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias, as equipes da Defesa Civil monitoram o nível das águas do Tocantins e dos riachos que cortam a cidade.

De acordo com dados da Defesa Civil de Imperatriz, o nível do Rio Tocantins subiu três metros, o que deixa as equipes em alerta para agir logo nos primeiros sinais de enchente.

Os agentes visitam as áreas que mais são afetadas durante o período de chuvas. Preocupação com os ribeirinhos que todos os anos são retirados de suas casas e levados para abrigos. Nos bairros, as equipes verificam, principalmente, se existe lixo impedindo a passagem d’água. O monitoramento ajuda a evitar prejuízos à população ribeirinha.

De acordo com a Defesa Civil, de ontem para hoje, o nível do Rio Tocantins subiu mais sessenta centímetros devido à abertura de comportas das usinas hidrelétricas de Estreito e Lajeado.

MORRE MAIS UMA CRIANÇA POR FALTA DE ATENDIMENTO ADEQUADO EM IMPERATRIZ

Subiu para dezenove o número de crianças mortas por falta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município de Imperatriz (MA), cidade a 636 quilômetros de São Luís. A última vítima foi um garoto de apenas um ano de idade, que morreu ontem.

Durante o recesso da Semana Santa, uma outra criança morreu no município por falta de leitos de UTI. Desde o início de 2009, o número de mortes de crianças por falta de UTI, mesmo com liminares que lhe garantisse o atendimento, chega a 62.

Sofrendo de pneumonia, o garoto que morreu ontem estava internado há 18 dias no Hospital Regional Materno Infantil. Às 15h de ontem, a Justiça maranhense determinou que a unidade de saúde conseguisse um leito para o garoto. Os oficiais de Justiça da Vara de Infância e Juventude de Imperatriz ainda correram para encaminhar a liminar à direção do hospital, mas não houve tempo para salvá-lo. A criança morreu cerca de 20 minutos após conseguir a vaga.

Após a crise da saúde no município, o governo federal anunciou a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica, quatro leitos de UTI adulta e 27 neonatais. O Ministério da Saúde também sinalizou com o aporte de R$ 11,3 milhões para ampliar a rede de saúde. Mesmo assim, a promotoria da Infância e Juventude ainda recebe liminares de pais em busca de leitos de UTI na cidade.

Nesta terça-feira, o promotor João Marcelo Trovão instaurou mais uma ação cautelar para garantir atendimento a outra criança. "Enquanto não houver mudanças, o número (de crianças mortas por falta de UTI) deve aumentar", estimou o promotor.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA R$ 11 MILHÕES PARA IMPERATRIZ

De imediato, serão criados 41 leitos de UTI. Em 50 dias, deve ser entregue um projeto para a construção de hospital com 300 leitos e reorganização do atendimento regional

O Ministério da Saúde recebeu ontem (5) e aprovou o plano de estruturação da rede de terapia intensiva de Imperatriz. A cidade, que vem sofrendo uma crise no setor, deve receber um total de R$ 11,3 milhões, sendo R$ 4,1 milhões para investimento em infraestrutura e outros R$ 7,2 milhões anuais para custear ações como ampliação do atendimento e abertura de novos leitos de UTI.

Técnicos do Ministério da Saúde estiveram na última semana na cidade para verificar a situação local e as medidas que poderiam ser tomadas pelo governo federal. O pacote ainda prevê a construção de um hospital e reorganização do atendimento regional.

"O Ministério da Saúde está dando total apoio financeiro para a contratação e custeio de equipamentos para a montagem imediata e emergencial de leitos de terapia intensiva. Isso conta, por exemplo, com respiradores e monitores, entre outros equipamentos e insumos de suporte à vida", disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.
Imediatamente, devem ser abertos dez leitos de UTI pediátricos e 4 leitos de adultos no Hospital Municipal, além de 27 leitos de UTI neonatais no Hospital Regional. O acerto é que a Secretaria Municipal de Saúde buscará também suporte na rede privada para atender aos casos de emergência que necessitem de leitos de UTI. Como contrapartida ao investimento federal, o município se encarregará de providenciar a estrutura física para a montagem leitos nos hospitais do município.

Para o médio prazo, o município de Imperatriz deve apresentar em 50 dias uma proposta de construção de um novo hospital com capacidade para abrigar 300 novos leitos. O total do investimento ainda será acertado entre o Ministério da Saúde e a prefeitura.

A Secretaria Estadual de Saúde está comprometida em reorganizar a rede assistencial básica e providenciar o reforço com cuidados intermediários dos 52 municípios do Maranhão que são atendidos em Imperatriz. Além disso, quer-se estabelecer negociação com os estados de Tocantins e Pará para diminuir a carga de atendimento enviada para Imperatriz.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DEOCLIDES MACÊDO ABRE MÃO DE CÂNDIDATURA A CÂMARA FEDERAL

O prefeito Deoclides Macedo (PDT), um dos principais líderes do Sul do Maranhão tem uma trajetória política e administrativa vitoriosa. Foi deputado estadual, presidente da FAMEM, candidato a vice-governador em 2002 ao lado do ex-governador Jackson Lago, sendo nas últimas eleições municipais o prefeito mais votado do estado com 90,5% dos votos válidos e protagonista de uma administração empreendedora premiada pelo SEBRAE. Deoclides Macedo é um dos mais ativos defensores da criação do Estado do Maranhão do Sul.

Com essas condições políticas amplamente favoráveis era tido como um dos candidatos a deputado federal nas eleições deste ano, mas o prefeito de Porto Franco optou por ficar no cargo. A decisão só foi tomada no último dia 2 de abril, um dia antes do prazo final para desincompatibilização.

Após ampla discussão com sua equipe de trabalho e com seu grupo político e outras lideranças regionais e estaduais, o prefeito Deoclides Macedo entendeu que necessita ainda consolidar um conjunto de ações em curso no seu município, que contribuirão ainda mais para o desenvolvimento econômico e social do sul do Maranhão.

Deoclides Macedo é um político municipalista e compreende que “o desenvolvimento sustentável do sul do Maranhão depende da consolidação das políticas públicas efetivadas nos municípios”. Como em Porto Franco inúmeras ações e projetos de interesse local e regional estão em curso, considerou que sua presença a frente do Executivo Municipal ainda se faz necessária.

“Neste sentido, agradeço de público as diversas manifestações de apoio a minha pré-candidatura de amigos, aliados, simpatizantes e de minha família, mas no momento e em nome da ética da responsabilidade, abro mão de uma postulação a deputado federal, para continuar dando minha contribuição ao município de Porto Franco e a toda região do sul – maranhense.

Deoclides Macedo informou ainda que reunirá o grupo oportunamente para discutir a viabilidade política de lançar candidatura própria à Assembléia Legislativa do estado e para definir as alianças das demais candidaturas.

PROFESSOR E ALUNA SÃO AGREDIDOS E HUMILHADOS POR PM´S TERRORISTAS EM IMPERATRIZ

A polícia militar de Imperatriz mostrou mais uma vez o seu despreparo e a falta de respeito aos cidadãos que deveriam proteger e não aterrorizar.

Na madrugada do último sábado, 03, durante uma festa familiar realizada na residência de minha ex-aluna, a estudante de Serviço Social da Unisulma Jordânia Dias, ocorreu um verdadeiro terrorismo policial cometido por dois agentes da polícia militar de Imperatriz.

Segundo Jordânia dois policiais, identificados por cabo Di Assis e Leonardo, chegaram na sua residência por volta das duas horas da manhã, quando a festa finalizava, para desligar o som que já estava baixo, mas chegaram com grande fúria invadindo a residência e batendo num rapaz que estava na festa.

A estudante afirma ainda que um dos policiais sacou sua arma para atirar no rapaz dentro da residência, quando então, ela pede para que ele baixe a arma e diz que o mesmo não pode invadir sua residência com arma em punho.

Nesse momento o policial a teria chamado de vagabunda e safada em sem seguida dado voz de prisão alegando desacato a autoridade.

A mãe de Jordânia entra em desespero e não aceita que levem a filha, num ato que classificou de puro terrorismo policial dentro de sua própria casa, onde dormiam crianças, suas sobrinhas, que acordaram desesperadas por causa dos gritos.

Na ocasião os policiais puxaram pelo braço e derrubaram a estudante que desmaiou no local e foi jogada à força no carro. Jordânia diz que também derrubaram sua mãe e machucaram sua perna. Ainda hoje as duas têm fortes escoriações pelo corpo.

Na festa ainda se encontravam a avó de Jordânia, 89 anos, muitos visinhos e o professor Claudino da Unisulma, que também foi levado preso. Segundo Jordânia, na delegacia o professor Claudino, foi espancado e chamado de vagabundo pelo policial que estava de plantão, por invocar seu direito a um telefonema.

A família e o professor já acionaram seus advogados para buscarem seus direitos. Torcemos para que os policiais envolvidos no episódio sejam punidos exemplarmente, coisa muito difícil em se tratando da polícia maranhense.

AMERICANO É ASSASSINADO POR GAROTA DE PROGRAMA EM SÃO LUÍS

O norte-americano Andrew James Haydem, 40 anos, foi encontrado morto em seu apartamento no Condomínio Girassol, situado na avenida Projetada, bairro do São Bernardo. O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 5, e teria sido praticado por uma garota de programa.

Segundo informações da polícia, o estrangeiro já residia há algum tempo em São Luís e teria contratado os serviços de uma profissional do sexo para passar a noite em seu apartamento. A mulher identificada como Inocência Vieira, conta que matou Andrew depois de ter mantido relação sexual com ele e o mesmo ter se recusado a pagar.

Ela disse ainda que antes do ato sexual consumiram bastante crack. Depois de terem mantido relação, Andrew deu uma cochilada. E, ao perceber que não iria receber o dinheiro, Inocência pegou 15 petecas de crack e resolveu ir embora. Porém ela foi surpreendida pela vítima que tentou evitar a saída dela com a droga. Os dois passaram a lutar e ela acabou levando a melhor. Mesmo sendo agredida a socos e pontapés pela vítima, Inocência confessou partiu para cima dele arranhando e aplicando chutes. Um deles atingiu os testículos. Ao perceber que Andrew sentia dores resolveu empurrá-lo. Ao cair bateu o queixo no chão e ficou desacordado. Com raiva pisou o pescoço dele.

Inocência se encarregou de avisar a polícia. Ela foi presa e autuada em flagrante. Os policiais ainda apreenderam 15 petecas de crack no bolso da calça da acusada. A mulher está alojada na delegacia da Cidade Operária.

A policia ao chegar ao local do crime constatou que o corpo do norte americano se encontrava no apartamento e apresentava várias escoriações pelo corpo.

EM JOGO FÁCIL JV LIDERAL SE CLASSIFICA PARA A FINAL DA COPA UNIÃO

Depois de um susto na semana passada, o JV Lideral se comportou da maneira esperada e está na final da Copa União. Neste domingo, enfrentando o Bacabal, o time de Imperatriz mostrou porque é um favorito ao título e venceu por 2 a 1, garantindo a sua vaga, e vai enfrentar o Iape, que passou pelo Sampaio Corrêa.

No primeiro jogo, o JV Lideral havia vencido ao BEC, de virada, por 2 a 1, na quinta-feira, no Estádio Correão, em Bacabal. Os gols do JV Lideral foram marcados por Toninho, aos quatro minutos do primeiro tempo e Léo Paraíba, aos dois minutos do segundo tempo. Júnior Chicão descontou para o Bacabal, aos 27 minutos do segundo tempo.

O JV Lideral decidirá o título de campeão do 1º turno da Copa União com a vantagem de dois resultados iguais contra o Iape. O primeiro jogo será no próximo domingo, às 17 horas, em São Luís. A partida de volta acontecerá no dia 15 de abril, no Estádio Frei Epifânio D'Abadia, em Imperatriz.