quinta-feira, 28 de agosto de 2008

EM SÃO LUÍS JOÃO CASTELO PERMANECE NA LIDERANÇA

De acordo com a segunda rodada da pesquisa IBOPE Inteligência/TV Mirante, realizada em São Luis entre os dias 23 e 25 de agosto, João Castelo (PSDB) segue na liderança isolada na disputa pela prefeitura, registrando agora 51% das intenções de voto estimuladas (uma oscilação positiva de 4 pontos percentuais em relação ao seu desempenho na primeira pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 deste mês).

Os demais candidatos permanecem em um patamar inferior a 10 pontos percentuais na intenção de voto, sendo que, dentre eles, a oscilação positiva é a do candidato Flavio Dino (PC do B), que tem hoje 7% das intenções de voto, enquanto que os candidatos Clodomir Paz (PDT) e Cleber Verde (PRB) oscilam negativamente (menos 3 pontos percentuais em relação à pesquisa passada), atingindo 8% e 4% das intenções de voto, respectivamente.

As intenções de voto dos demais candidatos permanecem estáveis entre as duas pesquisas, assim como os percentuais de entrevistados que declaram voto branco ou nulo (8%) e os que ainda se mostram indecisos sobre o seu voto (12%).

Em relação à pergunta espontânea sobre a intenção de voto (sem a apresentação dos nomes dos candidatos aos entrevistados), o quadro hoje é bastante semelhante ao verificado há 10 dias, quando João Castelo é citado espontaneamente por 39% dos entrevistados: hoje, este percentual chega a 41%, sendo que os próximos candidatos mais citados são Flavio Dino e Clodomir Paz, com 6% e 5% das menções, respectivamente.

Nesta rodada, 8% dos entrevistados declaram espontaneamente que, se as eleições fossem hoje, seu voto seria anulado ou branco (3 pontos percentuais a menos que na rodada anterior).

Segundo turno

Nesta rodada, o IBOPE Inteligência simulou dois cenários de segundo turno entre João Castelo e dois dos seus adversários. Na hipótese de uma disputa contra Clodomir Paz, o candidato tucano registra 65% das intenções de voto, contra 16% de seu adversário.

Da mesma maneira, quando a disputa é entre João Castelo e Cleber Verde, o primeiro tem 63% da preferência do eleitorado, enquanto o último fica com 17%.

O candidato Flavio Dino não foi testado nas simulações de segundo turno por ter atingido, na primeira rodada, um percentual menor de intenção de voto em relação aos outros nomes testados.

domingo, 24 de agosto de 2008

COM A PARTICIPAÇÃO DE JACKSON LAGO MADEIRA REALIZA A MAIOR CARREATA DA HISTÓRIA DE IMPERATRIZ


A manhã de ontem (23) estava agradável, o termômetro anunciava 32º C, sendo que um dia antes a temperatura registrara 38º. Uma inesperada brisa de 22 km/h em direção nordeste varria a cidade. No dia anterior, os ventos não passaram de 9 km/h. Com este cenário, Imperatriz presenciou a maior carreata de sua história. Pelo menos, 6 km de carros, ônibus, caminhões e motocicletas se enfileiraram para manifestar apoio ao deputado federal Madeira, candidato a prefeito pela Frente de Libertação. Ao lado de Madeira, a nenhum centímetro de distância, a explicação: o governador Jackson Lago liderava o evento.

A carreata começou às 9h, na avenida Bernardo Sayão, na altura da BR-010, no bairro Nova Imperatriz. Eles seguiram pelas ruas Pernambuco, São João, Piauí e alcançaram o centro em direção ao bairro Bacuri. Retornaram ao centro pela Leôncio Pires Dourado, subiram a avenida Getúlio Vargas e desceram na Dorgival Pinheiro de Sousa. O relógio marcava 11h15 quando começou o ato político na Praça de Fátima, onde uma multidão já aguardava seus líderes.

Em seu discurso, o governador Jackson Lago destacou que a eleição de Madeira deve favorecer a ampliação dos investimentos na cidade. "Ora, se estamos fazendo muito por Imperatriz, imaginem com a eleição de um candidato da Frente de Libertação, de um parceiro, de um amigo. Por isso, estou aqui para me unir a todos vocês no apoio a Madeira", disse.

O candidato Madeira agradeceu o apoio de Jackson e de todos os participantes de sua coligação. "Com seu apoio será possível construir o novo Socorrão com alta complexidade e de dotar os alunos da rede pública do fardamento necessário para seu bom desempenho, entre outros compromissos que estamos assumindo", disse.

No ato político, discursaram ainda o candidato a vice-prefeito, Jean Carlo, e o vice-governador Luiz Carlos Porto. Ambos lembraram que muitos concorrentes e até adversários tentam "colar" suas respectivas campanhas com o governador. "O passado nunca mais", resumiu Jean Carlo.

O coordenador-geral de campanha, Carlinhos Amorim, estava entusiasmado com a adesão à carreata. "Estamos do lado certo, do lado do povo que anseia por mudanças", afirmou.

Logo após o encerramento do ato político, Jackson foi até Itinga, onde fez uma carreata com a candidata do PDT à prefeitura, a ex-deputada estadual Vete Botelho.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

EM PORTO FRANCO DEOCLIDES MACÊDO TEM CANDIDATURA CANCELADA


A Justiça Eleitoral cancelou o registro de mais 25 candidaturas no Interior do Maranhão. Deste total, 20 foram canceladas no município de Porto Franco, distante 700 km da Capital maranhense. Os outros cinco registros foram cancelados nas cidades de Lajeado Novo, Campestre e São João do Paraíso. Em Porto Franco e Lajeado Novo, outras três candidaturas foram impugnadas pela promotora eleitoral da 46ª zona, Nahyma Ribeiro Abas.
Os 20 candidatos que tiveram suas candidaturas canceladas em Porto Franco concorriam para a Câmara Municipal e foram impugnados pelo Ministério Público Eleitoral por conta de serem analfabetos.

Por motivos de rejeição de contas, o candidato ao cargo de prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), teve o seu registro de candidatura cancelado pelo Ministério Público Eleitoral. O candidato que disputava a reeleição teve suas contas referentes ao ano de 2003, época em que esteve à frente da administração da cidade, rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Outros casos de impugnação foram o do também candidato a prefeito em Porto Franco, Erivaldo Marinho Aguiar, que teve sua candidatura impugnada por rejeição de suas contas nos anos de 1997, 1998 e 2000. No município de Lajeado Novo, o candidato a prefeito Desdeth Pereira dos Santos teve o seu registro impugnado também por ter contas referentes aos anos de 1997, 1998 e 2004 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O candidato a vereador no município de Campestre, também no Sul maranhense, Raimundo Silva dos Santos teve o seu registro de candidatura cancelado por não ter apresentado certificado de quitação eleitoral. E o candidato João Carlos da Conceição Andrade teve sua candidatura impugnada por ter dupla filiação partidária.

EM ESTREITO DISPUTA ELEITORAL ESTÁ ACIRRADA

No município de Estreito, na região tocantina, a disputa eleitoral está super acirrada, são quatro candidatos que disputam a cadeira de prefeito. O clima na cidade é de total indefinição quanto a quem tem chances de ganhar a disputa.

Entre os candidatos está o atual prefeito Zeca Pereira (PV) que concorre a reeleição, apesar da alta rejeição Zeca se mantém na disputa e está entre os três candidatos que têm chances reais de ganhar a eleição.

Outra fortíssima candidata é a ex- primeira dama Dra. Cristina, Cristina é ex mulher do ex-prefeito Dr. Benedito que amarga o cargo de pior prefeito da história do município, outro fator que pode prejudicar Cristina é ter como vice o carrasco Dr. Luis Carlos Noleto, visto com maus olhos pela população da cidade.

Dentre os candidatos está também o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes Zequinha Coelho(PDT), Zequinha tem um trunfo que os outros não têm que é o apoio irrestrito do Governador Jackson Lago, mas nem por isso tem a eleição garantida.

Para completar o quarteto de candidatos está a empresária Verbena Macedo, filha do empresário portofranquino Jano Macedo e irmã do prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo, Verbena conta com o apoio do irmão Deoclides que deve utilizar de sua influência para dar apoio a improvável eleição de sua irmã. Verbena é casada com o atual presidente do CDL Félix Queiroz que segundo populares não é do tipo que ajuda ninguém a se eleger a um cargo político.

A disputa deve ser bem acirrada e até 5 de Outubro muita coisa pode acontecer, só nos resta esperar pra ver.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

EM IMPERATRIZ SEBASTIÃO MADEIRA INICIA PROGRAMA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV

A partir de hoje (20), o candidato a prefeito da Frente de Libertação de Imperatriz, deputado federal Madeira (PSDB), é o primeiro a apresentar o programa de governo no horário eleitoral gratuito do rádio e da televisão. "Vamos mostrar à população a nossa proposta, vamos fazer uma administração participativa", disse.

Além do programa eleitoral, Madeira intensifica as reuniões nos bairros da cidade com as lideranças comunitárias e a rede de mulheres. Sempre acompanhado do candidato a vice, Jean Carlo, e do coordenador-geral de campanha, Carlinhos Amorim.

"Estamos preparando um grande evento para este fim de semana. Amanhã (quinta-feira), vamos fazer o anúncio. A cidade vai parar, literalmente", garante Carlinhos.

O conteúdo do programa eleitoral é guardado a sete chaves pela coordenação de comunicação da campanha, mas um segredo foi revelado: trata-se da apresentação de Madeira mostrando sua trajetória como menino, estudante, médico e político. O programa será exibido hoje na telinha, a partir das 13h, com reprise às 20h30, e no rádio às 7h, com reprise ao meio-dia.

O candidato a vice-prefeito, Jean Carlo, agradeceu ontem a presença da primeira-dama do Maranhão, Clay Lago, na reunião dos núcleos de bairro da Rede de Mulheres que apóia Madeira. "O casal Clay e Jackson Lago estará sempre presente na campanha, indicando ao povo o caminho da mudança", concluiu.

LULA VEM AO MARANHÃO PARA LANÇAR REFINARIA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, ontem, ao líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Sarney Filho (MA), que antes das eleições de outubro vem ao Maranhão para lançar oficialmente as obras da refinaria da Petrobras. "A obra contará com investimentos em torno de US$ 25 bilhões e será uma das maiores refinarias do mundo", comemorou o líder, que reforçou a importância da iniciativa para a economia do estado.
‘O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, já havia anunciado a decisão do governo há pouco tempo, mas essa é a primeira vez que o presidente, pessoalmente, tomou a iniciativa de confirmar a visita", afirmou Sarney Filho. O deputado adiantou que no encontro, Lula reafirmou "o seu apreço pelo Maranhão".
Na conversa, o deputado falou de sua preocupação quanto à qualificação de mão-de-obras para a futura refinaria e sobre as iniciativas necessárias para que o estado receba os recursos previstos. "É importante que esses investimentos não se transformem mais tarde num problema social, num problema urbano e num problema ambiental", alertou o líder.

"Sabemos que uma obra como esta vai gerar muita demanda por mão-de-obra e, hoje em dia, é extremamente necessário investir na qualificação dos que forem engajados no trabalho. Nesse sentido, é fundamental que o governo do estado e as prefeituras da região se unam para buscar junto ao governo federal uma parceria. Na Câmara e no Senado, a classe política está pronta para apoiar todas as ações necessárias para que se consiga preparar o mais rápido possível o nosso estado para receber esses investimentos", disse o líder.

Juca na Cultura - Ainda sobre o encontro, Sarney Filho afirmou que o presidente decidiu indicar o atual ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, para substituir Gilberto Gil, que deixou o cargo para se dedicar à vida artística. "O PV já tinha levado o seu apoio a Juca, que também é do partido, e feito várias gestões junto ao Palácio do Planalto para que o atual secretário-executivo fosse efetivado no cargo", disse Sarney Filho.