quarta-feira, 23 de julho de 2008

POPULAÇÃO DE DAVINÓPOLIS PROTESTA CONTRA DESCASO DA PREFEITURA

DAVINÓPOLIS – A maioria dos moradores da rua da Assembléia, na entrada da cidade de Davinópolis, resolveu interditar ontem (22) a via pública para protestar contra o descaso da Prefeitura Municipal de Davinópolis. A população reclama do péssimo serviço de recuperação das ruas que fez aumentar a poeira, provocando diversos problemas de saúde.

A cidade de Davinópolis, distante 12 km de Imperatriz, estará completando 26 anos de fundação na próxima sexta-feira (25), ocasião em que a prefeitura iniciou a instalação de um palco na Avenida Davi Alves Silva, impedindo o acesso de veículos que foram obrigados a desviar pela rua da Assembléia.

A dona-de-casa Maria Fernanda contou à reportagem que a interdição da rua visa chamar a atenção do governo municipal para que providências sejam adotadas para reduzir a poeira na rua da Assembléia. “A poeira adoeceu as crianças, não adianta comprar remédios para os meninos se poeira fez foi aumentar. O prefeito Chico do Rádio devia pelo menos mandar molhar nossa rua”, reclamou.

Ela ainda cobrou a pavimentação asfáltica da rua da Assembléia e disse que a prefeitura asfaltou rua que não tem nenhum movimento de veículo. “Toda vez que a prefeitura realiza algum evento interditam a avenida e desviam o tráfego de veículo para a rua da Assembléia”, denunciou.

ÁGUA – Em Davinópolis, os moradores também denunciaram o problema da falta d’água que vem causando transtornos e diversos prejuízos ao setor comercial da cidade de Davinópolis.

terça-feira, 22 de julho de 2008

EM IGARAPÉ DO MEIO PM MATA CRIANÇA DE 8 ANOS

Cristiane de Sousa Silva, de 8 anos, morreu após ser acidentalmente baleada por um policial militar em Igarapé do Meio, município distante 325 quilômetros de São Luís, na tarde de domingo, 20. O crime aconteceu num bar da cidade, durante uma briga.

Segundo a polícia, um PM à paisana, de nome Ramos estava ingerindo bebida alcoólica e foi informado que havia acontecido um esfaqueamento durante uma briga entre duas pessoas. Ao se dirigir para o local, o militar olhou o autor atravessando o rio, e efetuou diversos disparos, sendo que um deles atingiu a cabeça da criança, precisamente em um dos olhos, que teve morte instantânea.

À noite, os moradores do vilarejo, indignados com a ação do policial, invadiram a delegacia do município, quebraram móveis e depois incendiaram o prédio. Na confusão, dez presos fugiram levando as armas guardadas na delegacia.

O policial ainda está foragido. Ele teria má conduta, inclusive possuindo processo administrativo.

A Secretaria de Segurança do Maranhão determinou a abertura de inquérito e mandou oficiais da Polícia Militar e peritos do Instituto de Criminalística para investigar o crime em Igarapé do Meio.

De acordo com a Sesec (Secretaria de Estado de Segurança Cidadã), o policial, identificado como Ramos, estava à paisana quando foi avisado sobre uma briga no local. Uma pessoa teria sido esfaqueada durante a briga e o policial atirou diversas vezes para tentar acertar o suspeito da facada. Um dos tiros atingiu a criança, que morreu no local.

Sesec diz que os parentes dos presos fugitivos informaram à delegacia regional que os detentos vão retornar à cadeia. Outras cinco pessoas foram presas durante a confusão por vandalismo.

A secretaria informou que o policial autor dos disparos está foragido. Ramos teria uma conduta ruim e já responde por processo administrativo.

EM SÃO LUÍS RESCÉM-NASCIDA TIDA COMO MORTA NO MATERNO INFANTIL CHEGA VIVA EM CASA

A recém-nascida Maria Fernanda Correa Barroso, de três meses e dez dias, estava internada no Hospital Universitário Materno Infantil desde o seu nascimento, no dia 11 de abril. De acordo com a avó paterna, Maria Antonia Barroso da Silva, 47 anos, a criança que nasceu com problemas respiratórios e era portadora de Síndrome de Down (distúrbio genético causado durante a formação do feto), foi dada como morta no final da manhã deste domingo e ao chegar em casa apresentou alguns sinais vitais.

Segundo Maria Antonia Barroso, a criança estava usando um aparelho no pescoço para ajudar na passagem do oxigênio e que durante os três meses em que esteve internada teria sido submetida há cinco cirurgias, resistindo bem a todas elas. “No domingo por volta de 8h minha neta teve uma crise respiratória, mas no Materno não tinha o equipamento adequado de oxigênio, sendo requisitado ao Hospital Dutra o aparelho. Enquanto isso a médica tentava amenizar a situação com uma espécie de bomba manual. A máquina chegou às 10h45 e antes de terminarem de encubá-la, pararam o procedimento afirmando que ela havia morrido, pois não tinha mais movimentos”, declarou.

A avó da menina disse que enquanto foi providenciar os trâmites fúnebres a criança foi levada para o necrotério do Materno e colocada em uma espécie de saco. Chegando em casa, Maria Antonia teria tirado a criança do saco para vesti-la a e colocá-la no caixão, mas quando tentou esticar uma das mãos da recém-nascida a menina teria apertado seu dedo, repetindo o feito por duas vezes. “Não acreditei no que vi e resolvi chamar alguns vizinhos e foi aí que ela fez o mesmo gesto. O engraçado foi que ela continuou inerte e sem respirar, no entanto conseguimos ouvir seus batimentos cardíacos. Tentei levá-la de volta para o hospital, mas ela morreu ainda no caminho”, disse ela.

Sem saber que providências tomar, os pais da menina, João Batista Barroso Neto, 20 anos, e Geane da Paz Viegas Correa, 19, moradores da rua 47, casa 175, Jaracaty, foram informados de que deveriam levar o corpo da criança para o Instituto Médico Legal (IML), a fim de que fosse feita a autópsia para identificar a causa mortis, horário e a data correta do óbito da pequena Maria Fernada. “O IML já realizou o exame e liberou o corpo, vamos tratar de enterrá-la em Alcântara, pois a mãe dela é de lá. Quanto a nossa posição em relação ao fato, só nos resta aguardar o laudo, depois que recebermos o resultado veremos se houve negligência ou não e quem sabe tentar entender de uma vez por todas o que houve”, destacou a avó da recém-nascida.

Outro lado – O Materno informou, por meio de sua assessoria, que o quadro de profissionais do hospital é altamente qualificado e preparado para exercer suas funções, sendo premiado inclusive em nível nacional. A médica que expediu o laudo do referido óbito não foi localizada pelo fato de não estar de plantão na data de ontem. No entanto, a assessoria garantiu que o Hospital não tem pressa em expedir tais certidões, pois mais importante não é atestar o óbito, e sim garantir um atendimento de qualidade, um cuidado diferenciado para cada caso e atenção especial do corpo clínico.

EM IMPERATRIZ JOMAR FERNANDES E JOEL COSTA TÊM CANDIDATURAS IMPUGNADAS

O Ministério Público Eleitoral, através do promotor Domingos Eduardo, pediu a impugnação do registro dos candidatos Jomar Fernandes e o vereador Joel Costa. O pedido feito pelo promotor foi baseado na desaprovação das contas destes dois candidatos, quando os mesmos ocuparam os cargos de prefeito e de presidente da Câmara.

O pedido, dado entrada no último dia do prazo para as impugnações, foi aceito pela justiça eleitoral que enviou a representação aos candidatos para no prazo de sete dias apresentar sua defesa. Foram os únicos pedidos formulados pelo Ministério Público entre os candidatos a prefeito e a vereador em Imperatriz.

Como o prazo para a defesa é de sete dias a contar da notificação e como isto ocorreu no dia 15, os advogados dos candidatos citados terão até o dia 22 para apresentar suas defesas.

Durante a semana, o candidato do PT, PCB e PCdoB, Jomar Fernandes, comemorou a decisão do Tribunal de Contas do Estado que aprovou suas contas com ressalvas e desta forma poderá ser candidato. Como o pedido de impugnação foi feito no dia 15, a documentação que suas contas foram aprovadas pelo TCE deverá ser anexada como defesa a ser encaminhada à Justiça Eleitoral.

O ex-presidente da Câmara, Joel Costa, que também foi impugnado pelo MPE, demonstra tranqüilidade e espera dentro do prazo apresentar em sua defesa a certidão dada pelo TCE de que suas contas foram aprovadas, ainda em sessão realizada pelo órgão antes das convenções. Joel tem a documentação e deverá anexar na defesa.

Partidos – Pedido de impugnação feita por partidos, há apenas uma, a do PSOL contra a Coligação Construindo e Transformando Imperatriz, sob a alegação de que houve erro na troca do vice, Raimundo Carvalho por Adhemar Freitas.

Advogados da coligação informaram que ainda ontem estariam apresentando a defesa, mesmo antes do prazo final, e que a ação do PSOL tem várias irregularidades e que serão mostradas na defesa. Entre as irregularidades mostradas pelos advogados, é que "não se impugna coligações e sim candidatos, pois são os candidatos os eleitos, e não as coligações".

Também vai mostrar que não houve irregularidades na troca dos vices, que é de competência única dos partidos que formam a coligação e não de outros partidos. "A petição inicial está com vários erros e estamos concluindo a defesa, a qual apontará todos eles. Não há preocupação por parte dos nossos candidatos quanto a este assunto", afirmaram os causídicos.

terça-feira, 15 de julho de 2008

EM SÃO LUÍS JOÃO CASTELO E FLÁVIO DINO SOFREM IMPUGNAÇÃO NO TRE


O ex-governador João Castelo (PSDB) e o deputado federal Flávio Dino (PCdoB) tiveram suas candidaturas impugnadas ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A coligação “A Força das Comunidades” (DEM, PRTB e PTdoB), que tem como candidato a prefeito o deputado estadual Raimundo Cutrim, e a coligação “São Luís Não Pode Parar”, formada pelo PDT, PMN, PCB, PSL, PRP, PSDC, PR, PHS, PTN e PPS, que tem o ex-secretário Clodomir Paz (PDT) como candidato a prefeito, impugnaram a candidatura de João Castelo na 2ª Zona Eleitoral.

De acordo com informações de integrantes da coligação liderada por Clodomir Paz, a impugnação da candidatura do tucano baseia-se no suposto fato de Castelo não ter pago multas eleitorais da eleição passada. Por conta disso, não poderia sequer ter registrado sua candidatura.

A peça também cita os processos que ele responde na Justiça comum tentando demonstrar que o ex-governador teria um perfil de “mau pagador” ao mesmo tempo em que tenta enquadrá-lo como candidato com “ficha-suja”. O Tribunal Superior Eleitoral já se posicionou a favor das candidaturas de quem responde a processos na justiça. No entanto, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, tem orientado os juízes eleitorais a analisarem a questão caso a caso. Adversários de Castelo alegam que ele não teria pago duas multas, de R$ 21 mil cada uma, totalizando R$ 42 mil.

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) ajuizou na 2ª Zona Eleitoral ação de investigação judicial por suposta prática de gastos ilícitos contra o candidato Flávio Dino (PCdoB). Na ação o presidente do Diretório Municipal da legenda, Jairo Antônio dos Santos Castro, pede que a Justiça Eleitoral apure se o candidato da coligação “Unidade Popular” (PT/PCdoB) infringiu a legislação ao realizar eventos de campanha no final de semana retrasado quando ainda não tinha conta específica.

Receio dos concorrentes – O advogado do ex-governador João Castelo, José Antonio Almeida, disse ontem à noite que o candidato tucano não foi notificado ainda acerca da impugnação de sua candidatura. “Não sabemos os motivos que levaram à impugnação. O fato de o ex-governador ter sido impugnado significa o receio dos concorrentes de disputar com ele, tanto que estão recorrendo a esta tentativa de impedir a participação dele na disputa. De qualquer maneira, confiamos que a Justiça dará a decisão devida. João Castelo já disputou muitas eleições e não se tem notícia de porque não poderia disputar esta”, frisou José Antônio Almeida.

EXPOFRAN FOI ABERTA DOMINGO COM PRESENÇA DE GESTORES ESTADUAIS

Porto Franco viveu, no último sábado (12), um de seus dias mais movimentados do ano. Logo pela manhã, houve a tradicional cavalgada, evento que abriu a programação da 13ª Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran), no Parque de Exposição “Alfredo Santos”, que acontece até o próximo dia 20, com o apoio do Governo do Estado. Com um número aproximado de três mil cavaleiros e damas, o percurso foi efetuado em cinco horas, percorrendo uma distância de oito mil metros.

O secretário de Agricultura do Estado, Domingos Paz, esteve presente, representando o governador Jackson Lago, e manifestou sua admiração pelo evento, que consegue aglutinar pessoas de todas as idades, classes e de toda a região.

Também participaram da solenidade de abertura da Expofran os secretários de Comunicação do Estado, Jerry Abrantes; de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Fernando Antunes; o adjunto de Agricultura do Estado, Fortunato Macedo Filho; o chefe do Departamento de Feiras Agropecuárias, Antonio Carlos Marinho de Aguiar, e a assessora da Superintendência de Planejamento, Ângela Santos, além de outras autoridades políticas do local e da região.

A cavalgada da Expofran vem crescendo a cada ano e ninguém reclama de calor ou de cansaço. O que vale é a criatividade, e isso é o que não falta. Até no nome das equipes, há inovação. “Égua Zinedine Zidane”, quarta colocada, ou o tradicional nome da localidade representada, como “Coité e Sucupira”, que conseguiu levar o bicampeonato, são alguns exemplos.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco (Aprofran), José Olivério, disse que a cavalgada da 13ª Expofran foi excelente. “Tudo indica que, no próximo ano, será ainda melhor”, comentou baseado no crescimento do número de participantes, vindos de várias cidades da região.

Muitas feiras agropecuárias são realizadas na região sul do Maranhão, mas a Expofran possui uma particularidade: a realização de cursos, voltados para a formação e qualificação de mão-de-obra. “Isso mostra a preocupação do gestor dessa cidade e dos produtores rurais, que buscam, cada dia mais, agregar valores à produção local. É isso que faz com que a nossa bacia leiteira esteja se destacando. Tudo isso com apoio irrestrito do Governo do Estado”, lembrou Domingos Paz.

O secretário de Comunicação revelou satisfação em estar presente na abertura da 13ª Expofran, lembrando apoio do Governo do Maranhão à feira. “A festa tem um modelo bem atrativo, e uma parcela muito grande de conhecimento é transmitida ao produtor rural, através de cursos e palestras. Deveria ser levada para outras cidades e estados”, acrescentou.

Programação - Na programação da 13ª Expofran, realização de shows, torneio leiteiro, leilão, financiamentos, cursos e palestras voltados para o produtor rural e interessados. Haverá ainda, no dia 17, a apresentação do Projeto Ecoetanol Brasil Agroindustrial Ltda no Maranhão.

A feira agropecuária representa um ganho imensurável para Porto Franco e toda região. “É o comprometimento com o desenvolvimento regional nesta cidade, onde o Governo do Estado interage com a população local”, ressaltou Fernando Antunes.

A 13ª Expofran foi aberta, oficialmente, na noite de sábado com a participação de expositores de vários estados brasileiros e com parceiros importantes como Governo do Maranhão, Vale, ABC Inco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e apoios da Faema, Senar, Sebrae, Fórum de Desenvolvimento Sustentável, Aged-MA, Fapcen, Incra e SPA Engenharia. A programação segue até o próximo dia 20.

Volume de negócios - Este ano, o volume de negócios deverá ultrapassar os 30% em relação ao ano anterior, chegando aos R$ 3 milhões. A feira, que já é tradição, deverá reunir produtores e expositores dos estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Pernambuco e Goiás. A cada ano, o volume da Expofran cresce, consolidando-se como uma das maiores feiras do Maranhão. Mais de 50 expositores deverão participar dos oito dias de evento. Os maiores volumes de negócios de transações comerciais deverão acontecer na compra de máquinas agrícolas, na compra e venda de bovino e eqüino.

DELEGADA DE PORTO FRANCO É DENUNCIADA POR ABUSO DE AUTORIDADE

O presidente da seccional maranhense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), José Caldas Gois, acusou a delegada Bernadete das Graças Teodoro, da Polícia Civil, de cometer crimes de abuso de autoridade no exercício do cargo.

De acordo com a OAB, a delegada mantém conduta abusiva em relação aos direito dos advogados que se dirigem à delegacia de Porto Franco. A seccional da Ordem no Estado tem recebido reclamações de advogados de Porto Franco e Estreito (MA) contra a delegada.

Dentre as reclamações, consta a de que ela impediu a presença e o acompanhamento do advogado no depoimento das testemunhas no auto de prisão em flagrante do cliente. A alegação seria a de que a presença do defensor traria inconvenientes que poderiam causar constrangimentos às pessoas.

O comportamento da delegada estaria, assim, ferindo a Constituição Federal e o artigo 7º e incisos do Estatuto da OAB, violando as prerrogativas e o direito fundamental do cliente de ser assistido por um profissional de advocacia.

A partir dessas acusações, a OAB pede que seja instaurado um processo contra a delegada, com a apuração de seu comportamento por parte da corregedoria da polícia para que sejam tomadas todas as providências legais. Além disso, a Ordem pede que, enquanto durar a apuração, a delegada seja afastada de suas funções, por concessão de medida de cautelar.

A secretária estadual de Segurança, Eurídice Vidigal, e a corregedora da polícia, Graça Carvalho, se comprometeram com o presidente da OAB-MA que as denúncias serão apuradas o mais rápido possível.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

BANDIDOS SEQUESTRAM FAMÍLIA EM ARAME

Três homens fortemente armados deixaram em pânico a familia do médico veterinário e comerciante da cidade de Arame, Francisco do Bonfim Pedrosa.

Ele juntamente com a esposa e dois filhos, sendo um de apenas 7 meses e o outro de 18 anos, foram seqüestrados pelos elementos e levados juntamente com o veículo da família, uma caminhonete L-200 para um local fora da cidade.

Um dos bandidos ficou com a esposa e os dois filhos de Francisco Pedrosa no local fora da cidade – uma casa abandonada próximo ao Entroncamento que dá acesso a Buriticupu pela MA-006 – e dois voltaram com o ele para sua casa. Na residência, os bandidos roubaram R$ 5 mil em espécie e retornaram com o Francisco Pedrosa para onde se encontrava a sua mulher e os filhos. Logo em seguida os bandidos fugiram, levando a chave do carro. Para retornar para a cidade, Francisco Pedrosa ao verificar que os bandidos tinham ido embora procurou ajuda.

O que chama a atenção foi a maneira que os bandidos empregaram para praticar o crime. Antes, eles jogaram uma corrente de aço na rede elétrica, o que deixou a cidade de Arame em total escuridão. Em seguida, ousadamente foram para a delegacia onde deixaram um policial militar trancafiado em uma cela. Logo após, foram para casa do veterinário e comerciante Francisco Pedrosa, onde renderam o filho dele de 18 anos, que estava chegando em casa, fato ocorrido por volta de 23h30. Os bandidos renderam o rapaz e ainda o agrediram a coronhadas e entraram na casa. Lá, renderam Francisco Pedrosa e a mulher, que juntamente com um filho de apenas 7 meses foram levados para a casa abandonada fora da cidade.

Arame ficou sem energia das 22 horas de sexta-feira (11) até às 6 horas deste sábado (12).

Até o início da noite de ontem a polícia ainda não tinha pistas que pudessem levá-la aos bandidos.

UNIVIMA ABRE INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR DA CIDADANIA

Iniciam hoje (14) as inscrições para o Vestibular da Cidadania para Inclusão Social 200 da Universidade Virtual do Maranhão (Univima). Nesta edição, serão oferecidas 950 vagas distribuídas, de forma igualitária, entre 18 municípios do Estado, congregando os 11 pólos da instituição e os oito núcleos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), parceira da Univima.

O Vestibular da Cidadania reserva 51% das vagas para índios, negros e seus descendentes, mantendo o diferencial do projeto que visa à promoção da inclusão social no Estado. As inscrições se estendem até o próximo dia 20 e serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no site: www.univima.ma.gov.br/prevestibular.

Para a validação da inscrição online, os interessados deverão estar cursando ou já terem concluído a terceira série do ensino médio da rede pública. Além disso, é necessário que o inscrito não seja universitário e não possua curso superior. Outro fator que será levado em consideração, como critério de seleção, é a renda familiar de cada candidato, visto que esta deverá ser igual ou inferior a quatro salários mínimos.

A lista de classificados estará disponível a partir do dia 24 deste mês, nos quadros de aviso da Univima e da Uema, além de ser publicada no site onde foram realizadas as inscrições. As matrículas serão feitas no período de 25 a 30 de julho, das 08h ao meio dia e das 14h às 18h, e ocorrerão nos pólos escolhidos pelo candidato no ato da sua inscrição.

Vestibular da Cidadania - O curso, que é um preparatório para os vestibulares, tem o objetivo de facilitar o ingresso de alunos carentes ao ensino superior. Nesta edição, o pré-vestibular estará oferecendo as disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Matemática, Química e Sociologia.

As aulas serão ministradas na modalidade de ensino à distância, desenvolvida pela Univima através de videoconferências e momentos de tutoria presencial com professores em todos os pólos. Além disso, o aluno receberá todo o material didático (apostilas) para o desenvolvimento do curso.

Os pólos tecnológicos para este curso serão os onze da Univima situados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Santa Inês e os pólos da Uema, localizados nos municípios de Balsas, Carolina, Colinas, São Luís (Campus Paulo VI), Timon, Arari, Pirapemas e Zé Doca. As inscrições e o curso são oferecidos pelo Governo do Estado com total gratuidade.

Confira o edital completo no site da Univima (www.univima.ma.gov.br).

PRORROGADA SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO

Prorrogadas por mais uma semana as vagas para armador de ferragens, anunciadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) através da Agência Sine, a pedido do Consórcio Energia Estreito (Ceste).

Ao todo serão selecionados 300 profissionais para trabalharem como armadores de ferragens para o Ceste, na construção da hidrelétrica de Estreito.

Não há muitas exigências. Apenas que o trabalhador comprove experiência mínima de seis meses na carteira profissional. Não há exigência de escolaridade.

A empresa oferece salário de R$740,00 com carteira assinada, mais pagamento de horas extras, alojamento, deslocamento e alimentação.

Os interessados devem se dirigir à Agência Sine, na Rua da Paz, 316 – centro, no horário comercial, portando currículos, carteira de trabalho e demais documentos pessoais.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

CAVALGADA MARCARÁ A ABERTURA DA EXPOFRAN 2008

A tradicional cavalgada de Porto Franco será realizada amanhã(12) a partir das 8:00 horas da manhã e será o marco inicial para a abertura da 13ª Expofran, que começa amanhã no parque de exposições Alfredo Santos.

A cavalgada de Porto Franco já é considerada uma das melhores da região, tanto pela sua qualidade como pelo seu tamanho, são pessoas de todas as partes que vêm com seus animais, charretes e muito mais para participar da melhor cavalgada do sul do Maranhão.

De acordo com a organização a cavalgada deverá percorrer as Aveindas Valentim Aguiar e Benedito Leite e dentro da programação deverá ser encerrada antes do meio-dia.

E amanhã logo mais às 8:00 da noite será aberta oficialmente a Expofran 2008, que na sua primeira noite apresentará um mega show com Lene Bandeira e a Banda Tempero do Calypso.

terça-feira, 8 de julho de 2008

VAI COMEÇAR A EXPOFRAN 2008 DE 12 A 20 DE JULHO

Começa neste sábado dia 12 de Julho uma das maiores feiras agropecuárias do estado do Maranhão. É a Expofran, exposição agropecuária de Porto Franco que este ano chega a sua 13ª edição e que promete movimentar bastante a economia de Porto Franco nas suas 9 noites.

A abertura da expofran 2008 deverá ser marcada pela tradicional cavalgada pelas ruas da cidade na manhã de sábado(12) e a noite acontecerá no parque de exposições Alfredo Santos um mega show com Lene Bandeira e a banda tempero do calipso.
Nas suas nove noites a expofran apresentará um repertório de nível nacional, com atrações renomadas como Matogrosso e Matias e a banda Calcinha Preta.
Em toda a sua extenção serão ministrados ainda cursos e palestras durante o dia para os produtores da região, além da realização de Leilões e a comercialização de maquinas agrícolas.
O encerramento da Expofran acontecerá no domingo dia 20 com um mega show com a banda Calcinha Preta.
Confira as atrações da Expofran 2008.

Lene Bandeira e Tempero do Calypso.

Léo Magalhães

Silvan Santos (evangélico)

Antonio Cardoso (católico)

Forró Sacode

Banda Impactus

Matogrosso e matias

Calcinha Preta

segunda-feira, 7 de julho de 2008

JACKSON LAGO PARTICIPA DA ABERTURA DA 40ª EXPOIMP

O governador Jackson Lago prestigiou no último sábado, à noite, a abertura da 40ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que acontece no Parque Lourenço Vieira da Silva até o próximo domingo (13). Com previsão de faturamento de R$ 50 milhões, o evento, organizado pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), conta com a parceria do Governo do Estado.

Acompanhado dos secretários da Agricultura, Domingos Paz, de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Fernando Antunes, dos deputados federal Sebastião Madeira, estadual Antônio Pereira, do prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, do comandante do Policiamento Metropolitano de São Luís, coronel Francisco Melo, e do presidente do Sinrural, Carlos Marques, o governador visitou vários estandes e conversou com lideranças locais, produtores rurais, pecuaristas e populares.

“Os empreendedores da agricultura e da pecuária estão acreditando no amanhã. O secretário de Agricultura retornará no próximo dia 11 para sentar e ouvir do setor suas postulações, para definir o que o Estado pode fazer mais ainda. Com muita alegria que percorremos os estandes e vimos a vitalidade crescente da região. A cada ano, a Expoimp está maior. O Maranhão vive um novo momento, com a chegada de grandes projetos e assistência ao agricultor, e sem dúvida a região tocantina, em especial Imperatriz, que tem perfil centrado no trabalho e produção, vai ter um papel muito importante neste momento”, afirmou o governador.

Falou também das campanhas de vacinação para erradicar a febre aftosa e garantir a exportação de carne bovina de todas as regiões do Estado, e anunciou que nos próximos dias vai uma missão do governo à Venezuela tratar de exportação de produtores maranhenses para aquele país. O governador revelou que já houve uma primeira venda de soja, mas agora o país está interessado em comprar, entre outros produtos, carne bovina e em agosto ele próprio vai assinar os acordos comerciais com o governo venezuelano.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Domingos Paz, disse que a Expoimp mostra o potencial da agricultura e pecuária do Maranhão, e das feiras de negócios. O deputado federal Sebastião Madeira, que recepcionou o governador na chegada à cidade, disse que a exposição exerce um papel muito importante na economia da região tocantina. Com 230 estandes, a Expoimp começou com a realização de uma cavalgada, que, de acordo com o deputado, durou quase todo o dia, tão grande era a quantidade de participantes. “É uma festa que mostra que a cidade está cada vez mais viva”, afirmou Madeira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Fernando Antunes, o evento é de extrema importância para a economia da região. O prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, também destacou a importância da exposição e a atenção que o governador tem dado para o setor agropecuário e para os municípios da região tocantina em diversas áreas. Deoclides assegurou que “o governador tem um apreço especial pela região”.

O presidente do Sinrural, Carlos Marques, por sua vez, assegurou que o Governo do Estado vem desenvolvendo “um papel muito importante no desenvolvimento do agronegócio e pecuária do Estado, e Imperatriz é uma cidade referência no agronegócio”.

O governador teve uma reunião informal com os produtores rurais e criadores, na sede do Sinrural, no parque de exposição, às 20 horas. Depois, na visita aos estandes, Jackson concedeu entrevistas a várias emissoras de rádios e TV da região. No estande da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, o governador e comitiva observaram, atentamente, as maquetes e fotos de obras importantes que o Estado realiza na região, como a nova estação rodoviária, a ponte de 1,027 metros que liga a cidade a Tocantins, em fase final, e a reforma e ampliação do Estádio Frei Epifânio da Abadia. Também parou no estande do 3º Batalhão da Polícia Militar e ouviu explicações sobre os programas sociais realizados dentro da filosofia da Segurança Cidadã. Outro estande visitado foi o de exposição de bois reprodutores. (Jornal Pequeno)

quinta-feira, 3 de julho de 2008

REGIÃO TOCANTINA CONHECE CANDIDATOS E EM PORTO FRANCO DEOCLIDES É SIM CANDIDATO

As cidades da região tocantina conhecem seus candidatos já bem no finalzinho do prazo para realização das convenções.

Pode se dizer que em quase todos os munícipios os atuais prefeitos disputarão a reeleição.

Em muitos destes municípios, há uma grande disputa entre os partidos da base do governo do estado, que não conseguiu unificar os candidatos de partidos como PSDB, PDT e PT. Há ainda surpresas nas escolhas dos candidatos. Quem era desistiu e quem não era, acabou sendo candidato.
Deoclides Macêdo, atual prefeito de Porto Franco e candidato à reeleição é uma forte liderança na região e que deve dar apoio aos candidatos da base do governador, mas mesmo assim não deve apoiar o candidato do governador em Estreito Zequinha Coêlho (PDT) e sim dará sustentação a candidatura de sua irmã Verbena Macêdo (PRP).
Muitos se surpreenderam com a candidatura de Deoclides, poís a maioria acreditava que ele não seria candidato e sim apoiaria o ex-prefeito Erivaldo Marinho, mas de última hora veio a surpresa e a confirmação na convenção realizada na segunda-feira e que decidiu que Deoclides Macêdo é sim candidato à reeleição.
Veja como fica o quadro de cândidatos em algumas cidades da região tocantina.


Edison Lobão – Neste município, a 30km de Imperatriz, a disputa será polarizada entre o atual prefeito Plácido e o ex-vice de Ney Bandeira, Lourenço, que terá o apoio do próprio Ney, que não disputará o pleito.

Ribamar Fiquene – Apenas dois candidatos estarão disputando o comando da prefeitura do município de Ribamar Fiquene. O atual, Dione Silva, e o ex- prefeito Raimundo Jorge. Inacinho e Vasco, que estavam sendo cotados, preferiam se afastar da disputa.

Campestre – Com o quadro de saúde abalado, o atual prefeito, José Miranda, não será candidato à reeleição e apoiará o filho do ex-prefeito de São João do Paraiso, Vicente Ribeiro, Marconi Ribeiro, que enfrentará Emivaldo Rocha.

Porto Franco – O atual prefeito, Deoclides Macedo, irá para a reeleição contra o dr. João e o ex-secretário e vereador Roberto Sardinha, este do grupo liderado por Josimar, o Fia.

Estreito – No município que faz fronteira com o Estado do Tocantins, estarão na disputa a médica Cristina Andrade, que tem como vice o ex-vice- prefeito de Imperatriz, Luis Carlos Noleto, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Zequinha Coelho, e a irmã do prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo, Verbena Macedo.

Lajeado – O atual prefeito Antonio Pereira irá concorrer contra Deusa, que tem o apoio do ex-prefeito Dete. E tem ainda o apoio do ex-vereador Raimundinho, que continua sendo uma forte liderança política no município.

UEMA INSTALA POLO NO MUNICÍPIO DE ARARÍ

A exemplo do que aconteceu em Porto Franco no mês passado, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) instalou mais um pólo de ensino superior que vai abrigar o Programa Darcy Ribeiro, dessa vez no município de Arari. A cerimônia contou com a presença do governador Jackson Lago, que juntamente com o reitor José Augusto Oliveira assinou o convênio de implantação do Programa.

Ao falar do convênio que dá início às atividades do Programa Darcy Ribeiro, o governador Jackson Lago ressaltou a consistência dessa proposta que cria condições seguras para os professores. “Esse é um projeto permanente. É uma beleza de projeto”, classificou o governador.

O reitor José Augusto Oliveira expressou bastante otimismo com a parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão e o município de Arari. Ele deixou claro que o Programa Darcy Ribeiro vai participar do processo de desenvolvimento do Maranhão, mediante a implantação de cursos de Licenciatura, priorizando a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, para atender às demandas dos sistemas de ensino do Estado.

Além disso, ele enfatizou o programa como um mecanismo importante na criação de meios que poderão integrar a política de graduação da Uema às políticas públicas e ao Plano de Desenvolvimento do Estado, formando professores em nível superior.

“Nós revimos o modelo de capacitação passado e agora estamos oferecendo uma proposta consistente de formação e capacitação continuada que atendam as reais necessidades do Estado”, disse Jackson Lago. O reitor da Uema, José Augusto Oliveira, endossou as palavras do governador, acrescentando que o programa vem para suprir as áreas que o Maranhão tem maior carência.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

UEMA REALIZA A PARTIR DE AMANHÃ SEMINÁRIOS SOBRE HIDRELÉTRICA DE ESTREITO

O Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi) estará realizando nos dias 3 e 4 de julho, o Seminário “Arqueologia de Contrato: resgate do patrimônio histórico e cultural na Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE)”.

O evento acontecerá no auditório do próprio Centro, terá como coordenador, o professor Luiz Maia da Silva e como organizadora, a professora Ana Cleia Silva Fontes. A conferência de abertura será proferida pelo professor mestre Marcos Aurélio Câmara Zimmermmann, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Núcleo de Trabalho em Arqueologia (Nuta), que falará sobre a “Pesquisa Arqueológica e Catalogação dos Artefatos Encontrados na Região Impactada”.

Segundo o diretor do Cesi, Expedito Barroso, durante os dois dias do seminário, serão debatidos os impactos no meio biótico da UHE, catalogação de artefatos encontrado na área alagada, cobertura midiática da UHE, Impactos sociais e antropológicos, entre outros, por especialistas da Uema, Ufma, Unitins, UERJ e Unicamp. Ele acrescentou ainda que o seminário é produto do Programa Pibex da Uema/Proexae, que das 50 bolsas criadas nessa primeira edição, 8 das quais, foram para o Cesi.

Como parceiros no seminário estão assegurados, a Fapema e a Unitins, através do Núcleo de Trabalho em Arqueologia (Nuta).

INDIOS GUAJAJARAS RECEBEM AMEAÇAS E SOFREM ATENTADOS EM GRAJAÚ.

Na madrugada de quinta-feira (26) para sexta-feira passada (27), dois indígenas do povo Guajajara – que vive próximo ao município de Arame, no Maranhão – tiveram suas casas baleadas. Os indígenas estavam no momento do atentado em Grajaú (A 600 km São Luís, no sudoeste do estado). Já são quatro os ataques a índios na região em pouco menos de dois meses.

Os disparos aconteceram entre as 23h30 e 0h30 e os autores deixaram bilhetes com ameaças na porta dos indígenas que diziam: “Instinto de sobrevivência todo mundo tem, mas só alguns têm coragem de matar. Chegou a hora dessa turma morrer”. Além da ameaça, os bilhetes continham uma lista com os nomes de seis outros indígenas guajajaras a serem executados.

Na mesma noite, horas antes dos disparos em Grajaú, por volta das 21h30, também foram disparados tiros na aldeia Angico Torto, na terra indígena Araribóia, município de Arame. Nesta ocasião também foi deixada uma cópia do bilhete, contendo as mesmas ameaças já mencionadas.

Os indígenas tentaram fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia de Grajaú, mas os policiais civis no estado estão em greve e se negaram a registrar a queixa.

Numa região que é palco de intensa atividade de madeireiros ilegais, há a suspeita de que um grupo de extermínio esteja agindo nas áreas indígenas guajajaras – principalmente em Grajaú e Arame.

Na noite de 5 de maio, dois homens encapuzados invadiram a aldeia Anajá, na terra indígena Araribóia, próxima ao município de Arame, e mataram uma menina Guajajara de 7 anos com um tiro na nuca quando ela assistia TV numa casa da aldeia, às margens da rodovia MA-006. Um menino índio de 12 anos, irmão da garota, também foi atingido na perna e sobreviveu. Os agressores fugiram.

Já no dia 23 de maio, um casal de indígenas guajajaras que caminhava em direção à aldeia Bacurizinho pela rodovia MA-006 – próximo ao povoado de São Raimundo – foi atingido a tiros por dois homens que passavam de moto pelo local. Itamar Carlos Guajajara, 35, foi atingido com um tiro nas costas, que perfurou seu pulmão, e Deolice Rodrigues Guajajara, 30, foi ferida na coxa direita.

Agentes da Polícia Federal (PF) se deslocaram a Grajaú para investigar os ataques, mas deixaram a região sem nenhum resultado conclusivo nas apurações. A entrada da PF na investigação dos ataques foi pedida pelo procurador da República no Maranhão, Alexandre Soares.

Não foi identificado nenhum motivo para as agressões. Após uma observação detalhada dos casos de violência, a equipe do Cimi na região identificou que todos possuem relação com a questão da terra e/ou com a exploração ilegal de madeira. As agressões têm ocorrido principalmente por motivos econômicos e não apenas por preconceito.