domingo, 30 de novembro de 2008

DEOCLIDES MACÊDO CONFIRMA CANDIDATURA À FAMEM E APRESENTA PROPOSTAS

Com 90,5 por cento dos votos válidos - o maior percentual do Estado -, o prefeito reeleito de Porto Franco, Deoclides Macedo (PDT), confirmou que é candidato a presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Segundo Deoclides, sua principal meta é fortalecer a atuação dos 217 municípios maranhenses. Ele é reconhecido pela administração exitosa em Porto Franco, município que governará por mais quatro anos com planos de melhorar, ainda mais, a qualidade de vida e gerar emprego, renda e desenvolvimento.

Deoclides tem uma rica biografia que o credencia à disputa pela Famem. Já foi prefeito de Porto Franco (93/96), quando presidiu a entidade por dois anos, deputado estadual (99/2002) e tornou-se aliado histórico do agora governador Jackson Lago ao aceitar ser candidato a vice-governador na chapa da Frente Trabalhista, em 2002.

Em 2003, foi secretário de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano de São Luís, na administração Tadeu Palácio, e, no ano seguinte, elegeu-se prefeito pela segunda vez. No ano passado, Deoclides recebeu o título de “Prefeito Empreendedor do Maranhão” pelo Sebrae.

Este ano, foi reeleito com votação recorde prefeito de Porto Franco. De 11.555 eleitores que compareceram para votar em Porto Franco, foram apurados 10.881 votos. Deoclides teve 9.938 votos, o correspondente a 90,5%, numa disputa em que existiam outros candidatos e nenhum teve a votação anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Um fato interessante e que comprova a legitimidade da reeleição de Deoclides é que os nove vereadores eleitos da Câmara Municipal foram exatamente os nove nomes mais votados no município, sem que nenhum ficasse de fora por conta da proporcionalidade. Foram quatro coligações na proporcional; duas alinhadas ao prefeito e duas pelas oposições.

Planos para a Famem - Deoclides Macedo disse que já comunicou ao governador a intenção de ser candidato a presidente da Famem. No início deste mês de novembro, participou também de reunião, na sede da entidade, com dez candidatos ao cargo, quando ficou acertado que voltarão a se encontrar em busca de uma candidatura de consenso.

O prefeito, que já foi presidente da Famem (1995/96), assegura que articula a montagem de uma chapa que represente todas as regiões maranhenses e os mais diversos segmentos partidários.

Deoclides vem apresentando várias propostas aos prefeitos. Uma delas é estruturar melhor a Famem para garantir uma sede própria. Outra idéia é buscar espaços também em órgãos como a Caixa Econômica Federal, que hoje cuida da liberação de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), algo como a “Sala dos Prefeitos”, onde os administradores poderão ter um lugar para otimizar o tempo e resolver os problemas que dizem respeito aos seus municípios.

Relação com poderes - O prefeito defende também um melhor acesso às bancadas federal e estadual maranhenses. “Na federal, por exemplo, queremos acompanhar de perto as propostas que tramitam no Congresso Nacional que dizem respeito à reforma tributária”, disse.

Além dessas propostas, Deoclides ressaltou que a Famem precisa estabelecer maior diálogo com o governo do Estado e outros poderes. Ele defendeu ainda maior transparência na devolução da parte do ICMS para os municípios.

Deoclides disse que uma das ações da atual gestão, que será mantida, é o Fundo Jurídico, que dá assistência a prefeitos e ex-prefeitos. Segundo ele, muitos deles quando saem do mandato enfrentam muitos problemas sem amparo jurídico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário